TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFUSÕES ORGÂNICAS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 6

DIFUNSOES ORGANICAS ATIVIDADE FISICA E SAUDE

  1. O estudo do artigo Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas de Gualano e Tilucci (2009) objetivou levar, principalmente profissionais da Educação Física, a reflexão, tomando como ponto de partida o papel da inatividade física sobre a etiologia das doenças crônicas e revelar o imenso potencial do exercício físico como agente terapêutico. Após leitura do artigo e da Unidade 1, responda: a)Qual o efeito da inatividade física na população infantil, adulta e idosa? b) Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

  1. Já, o artigo A política Nacional de promoção da saúde e a agenda da atividade física no contexto do SUS “aborda a institucionalização da promoção da saúde com a aprovação da Política Nacional de Promoção da Saúde e a escolha da temática da atividade física-práticas corporais como uma de suas prioridades. São apresentadas as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde na indução e sustentabilidade de estratégias de redução do fator de risco do sedentarismo no contexto do Sistema Único de Saúde” (MALTA et al, 2009.) Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física

e saúde, comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo

  1. . 3) Em um estudo de delineamento transversal realizado por SIQUEIRA et al (2009), no artigo Aconselhamento para a prática de atividade física como estratégia de educação à saúde, revelou que as prevalências de aconselhamento à prática de atividade física nas unidades básicas de saúde mostraram-se baixas, tanto para o grupo de adultos quanto para o de idosos, independente da região ou do modelo de assistência, especialmente se considerarmos que as unidades básicas de saúde devem ser porta de entrada do sistema de saúde e, portanto, nestes locais deveria existir uma ação integrada entre as diversas áreas de conhecimento da saúde, no sentido de beneficiar a população e promover mudanças significativas em direção a um estilo de vida saudável. Diante de tais informações, responda: a) O que você entendeu por estudo transversal? b) Qual o papel do Educador Físico para atuar em uma Unidade Básica de Saúde relacionado ao aconselhamento à Pratica de atividade Física?

  1.  4) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estratégia de prevenção ou terapêutica, comente a sua ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.

  1.  5) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de Exercícios Físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Além disso, esses programas podem ser adaptados de acordo com as condições ou necessidades específicas do indivíduo. A partir desta premissa, exemplifique um programa de exercícios físicos para uma população com obesidade leve em uma Unidade Básica de Saúde com cada capacidade física a ser trabalhada e o objetivo de cada uma delas.

a) Qua l o e fe ito da  ina t ividade  fís ica  na pop ulação  infa nt il, ad ulta e  ido sa?  

 

Respos ta :  e st udo  ve m de mo ns tra ndo o  sede nta r is mo e a a usê nc ia de adap tações

ind uzidas pe los e xe rc íc ios re gu lar  red uze m A A res er vas  fis io ló gicas do co rpo,o q ua l

acarre ta  vár ios r iscos pa ra a sa úde e a  capac idad e  fís ica.O  sede ntar is mo é  um  fa tor

de r isco. impor ta nt e por s i só, ma s e xerce  uma  influe nc ia  ne ga t iva d ire ta sobre o utros

fa tore s de r isco.  

 

Exe mp lo : obe s idade,  hiper te nção,  me tabo lis mo do co le stero l e nt re o ut ros.  

As co nseq uê nc ias de sta s it uaç ão são e vid e ntes pa ra  me lhora r ao Ma ximo as  s uas

propr iedade s  mor fo ló gicas,  fis io ló gicas, b ioq uímicas e  metabó lic as. O s or ga nis mos  

huma no  necess ita de  uma de ter minada a t ividade  mo tora ao  lo ngo da s ua  vida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com