TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISFUNÇOES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Todos estudamos que nos nossos antepassados o homem para sobreviver ele tinha que usar sua força e aprender a caçar, pescar, nadar, correr para manter sua sobrevivência, mantendo um estilo de vida ativo. Porém este cenário ao longo dos anos foi se modificando até chegarmos neste mundo globalizado, onde novas tecnologias surgem e ficamos expostos várias horas na frente de computadores, smartphones, tablets, enfim vários eletrônicos. Por sua vez deixando de nos movimentar, exercitar da forma adequada, praticar algum esporte, ou mesma uma atividade que nos chamem a atenção, adotando um estilo de vida totalmente sedentário.

Para mudar este cenário a atividade física é uma grande aliada quando se trata na promoção de saúde, pois através dela podemos tornar pessoas menos suscetíveis às doenças, a mudança de comportamentos e hábitos, bem como ajuda na melhoria da qualidade de vida, ainda pode contribuir com o sistema público de saúde reduzindo custos e desafogando as unidades básicas de saúde.

Como aponta Oliveira (2016):

As diversas manifestações de atividade física podem ser utilizadas para prevenção, tratamento e promoção de saúde, contribuindo para a adoção de um estilo de vida saudável, tendo uma relação direta com a promoção de saúde. (Oliveira, 2016 p. 25).

Dessa forma percebe-se que a atividade física funciona como uma estratégia de promoção a saúde, a sua importância está relacionada a benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais resultantes de sua prática. A atividade física auxilia no controle da pressão arte¬rial, na diminuição de gordu¬ra e o aumento de massa magra e óssea, melhora da capacidade cardiorrespiratória e neurofuncional (força e flexibilidade), redução de medicamentos, redução do estresse e de problemas psicológicos (como ansiedade e depressão), melhora do sono, da alimentação, da autoestima/ vigor/ disposição.

Uns dos principais fatores para o surgimento de doenças é o estilo de vida sedentário como um agravo à saúde abordado anteriormente no início deste texto. A atividade física pode minimizar esse cenário uma vez que ajuda na promoção da saúde e previne doenças crônico-degenerativas não transmissíveis (DCNT) tais como: diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose e a osteoartrose, o acidente vascular cerebral, a obesidade, ansiedade, depressão, câncer de cólon, mama, próstata e pulmão, ateroma, dentre outras.

Contudo considero válido um estudo transversal onde se possa averiguar quais os benefícios que a prática da atividade física (sendo qualquer prática: natação, dança, lutas e outras) durante um ano pode contribuir em sujeitos obesos. Assim poderia observar se a mesma ajudou na mudança de comportamento e hábitos, se houve a melhora do sono, qual o tipo de atividade foi mais interessante e determinante para que continuasse em busca de uma qualidade de vida melhor, influência que a atividade física pode promover no controle do peso corporal e na saúde.

Enfim, para que possa contribuir com este estudo, sendo uma educadora física, uma das atividades em que eu poderia desenvolver trabalhando no serviço de saúde com a minha comunidade seria aulas de ginástica coletiva, onde poderia diversificar com danças, atividades rítmicas, jogos.

Este projeto aconteceria de segunda a sexta-feira,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com