TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Portfólio 1 – 6ª semana de estudos

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para  a disciplina: Disfunções orgânicas, atividade física e saúde, ministrado pelo professor mestre Aldo Coelho Silva.    

DENNIS ALCÂNTARA SILVA NEVES

8050929

POUSO ALEGRE - MG

2018

1-

  1. Qual o efeito da inatividade física na população  infantil,adulta e idosa?

R: O sedentarismo e a ausência de adaptações induzidas pelo exercício regular reduzem as reservas fisiológicas do corpo, o que acarreta vários riscos para a saúde e a capacidade física. O sedentarismo é um fator de risco importante por si só, mas exerce uma influência negativa direta sobre outros fatores de risco, obesidade, hipertensão, metabolismo e do colesterol.

  1. Qual o papel do Educador Físico na inserção da atividade física na promoção de saúde? Quais são os desafios?

         R: O profissional de Educação Física tem papel fundamental na promoção de saúde por ser  um especialista em atividades físicas em sua totalidade, afim de prestar serviços que oportunizem o desenvolvimento da educação e da saúde visando bem-estar, qualidade de vida, prevenção e compensação de distúrbios funcionais, contribuir para capacitação e/ou restabelecimento fisio-corporal dos indivíduos, visar bem estar e a qualidade de vida tanto em nível individual quanto coletivo.

                 Muitos são os desafios a serem enfrentados pelos profissionais de educação física, para viabilizar de maneira digna e formal a sua atuação destes na saúde pública. É totalmente necessária a criação de políticas públicas voltadas para a inserção destes profissionais nas Unidades de Atenção Básica de saúde. Além disso, é necessário que os próprios profissionais se especializem para que possam ter as competências necessárias para exercerem atividades de qualidade no atendimento à população.

                 Sobre tudo o profissional de educação física  deveria ter seu papel estratégico no atendimento à saúde, com emergente necessidade de atuação como parceiro de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, uma vez que sua atuação não deve ser vista como meramente assistencial, mas sim prioridade na promoção de saúde e qualidade de vida.

   

2 -  Após a leitura desse artigo e das Unidades 1 e 2 do CRC Disfunções orgânicas, atividade física e saúde,comente as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para reduzir o fator de risco do sedentarismo.

3-

  1. O que você entendeu por estudo transversal?

R: Estudo transversal

             Para a realização de um estudo transversal torna se necessário as seguintes etapas:

             1. definição de uma população de interesse;

             2. estudo da população por meio da realização de censo ou amostragem de parte dela; e

             3. determinação da presença ou ausência do desfecho e da exposição para cada um dos

                 indivíduos estudados.

                Sendo assim, o estudo transversal consistem em uma ferramenta de grande utilidade                 para a descrição de características da população, para a identificação de grupos de risco e para a ação e o planejamento em saúde. Quando utilizados de acordo com suas indicações, vantagens e limitações, podem oferecer valiosas informações para o avanço do conhecimento científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com