TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

Por:   •  19/3/2019  •  Resenha  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

VANESSA MONIQUELLI GOMES

R.A.: 8059567

SANTA CRUZ DO SUL/RS – 2018

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

 PORTFÓLIO SOBRE

DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

                                                 Atividade sobre:  Disfunções Orgânicas,   .

Atividade Física e Saúdedo Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de

                                            Disfunções Orgânicas, Atividade Física

                                                               e Saúde

Aluno (a): VANESSA MONIQUELLI GOMES

R.A.: 8059567

Professor (a) /Tutor (a) a Distância: Elizabete Dias Flauzino

SANTA CRUZ DO SUL/RS – 2018

1-a) Em crianças a inatividade física é considerado o principal fator responsável pelo aumento pandêmico na incidência de obesidade juvenil. Além disso, recentes achados sugerem que a inatividade física é um componente agravante do estado geral de saúde em crianças e adolescentes acometidos por várias doenças, incluindo as cardiovasculares, renais, endocrinológicas, neuromusculares e osteoarticulares.

A inatividade física aumenta substancialmente a incidência câncer de cólon, câncer de mama, diabetes do tipo II e osteoporose. A inatividade física é independentemente associada à mortalidade, obesidade, maior incidência de queda e debilidade física em idosos, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade e alterações do humor.

Ela é um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade moderna, sobretudo quando considerado que cerca de 70% da população adulta não atinge os níveis mínimos recomendados de atividade física

b) O profissional de Educação Física é fundamental no processo de promoção a saúde, pois possibilitam uma educação motivando as pessoas a praticarem atividades físicas regularmente, harmonizando corpo e mente, atuando diretamente na prevenção e no combate a diversas patologias. Os profissionais e pesquisadores da área de Educação Física devem alavancar sua promoção, seja na condução de estudos clínicos e mecanísticos de qualidade, seja na prescrição de exercícios efetiva e segura a uma população. O profissional de Educação Física é responsável pelo tratamento secundário e terciáriode doenças crônicas deve também se aprofundar em conceitos de fisiopatologia, sintomas e quadro clínico de determinada doença, assim como nos benefícios e riscos inerentes à prática de atividade física para tal condição específica. Tais medidas tornam-se essenciais àquele profissional de Educação Física que visa compor com competência uma equipe transdisciplinar de saúde, dada a heterogeneidade das doenças tratáveis pelo exercício, o estudante de Educação Física não pode esperar que todas as suas necessidades profissionais sejam sanadas no curso de graduação, a atualização continuada, útil em todas as áreas do saber, torna-se ainda mais vital àqueles que optarem por esse emergente e promissor campo de atuação.

2- O Sistema Único de Saúde tem  programas e projetos voltados para a promoção da saúde, abrindo assim um campo para atuação do profissional de Educação Física nos serviços de saúde pública.O trabalho do educador físico é caracterizado por ações compartilhadas, visando uma intervenção interdisciplinar, ampliando e fortalecendo as intervenções das equipes de saúde.O Programa Saúde da Família foi uma estratégia criada pelo Governo Federal em 1994, para implementar a atenção básica e contribuir para a qualidade de vida da população, considerando que a atenção primária é fundamental para que os cuidados em saúde alcancem grande parte da população.A inserção do Profissional de Educação Física no NASF é de fundamental importância pelos aspectos físicos, cognitivos e sociais desenvolvidos por ele, promovendo melhora da qualidade de vida da população. A Educação Física, vem se afirmando como atividade imprescindível à promoção da saúde e prevenção de doenças.

3-a) O estudo transversal é definido como um tipo de pesquisa observacional que analisa dados ​​coletados ao longo de um período de tempo em uma população amostral ou em um subconjunto predefinido. Os dados coletados em um estudo transversal são de pessoas que são semelhantes em todas as variáveis, exceto na variável que está sendo estudada. Essa variável é a que permanece constante durante todo o estudo transversal.

b) No que diz respeito ao tratamento de doenças, o professor de educação física irá avaliar quais são as limitações físicas e que adaptações devem ser desenvolvidas para garantir uma prática segura, sustentada e capaz de ser realizada, seja ela ao ar livre, na academia de ginástica ou dentro de casa. O papel dele não se resume somente a prescrição dos exercícios, ele também irá trabalhar com a quebra de paradigmas a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar dentro destes e de outros aspectos aumentar a adesão ao exercício, fator de suma importância para podermos impactar a saúde da população de forma positiva e crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com