TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  5.820 Visualizações

Página 1 de 6


1) Descreva a posição anatômica e qual é a sua importância para sua atuação profissional, em sua área.

A posição anatômica do corpo humano é descrita em um indivíduo adulto em posição ortostática (ereta), com os membros superiores pendendo naturalmente de cada lado, encostados ao tronco, os olhos fixos olhando para o horizonte, com a face, as palmas das mãos e a pontas dos dedos do pé dirigidos para a frente. Sua importância é manter a forma padrão e geral de analise do corpo humano pois está postura é utilizada como referência mesmo que o individuo esteja em qualquer outra posição.  

2) Citar as regiões que formam o corpo humano.

Segundo a anatomia regional ou topográfica, o corpo humano é formado por cabeça, pescoço e tronco (subdividido em tórax, abdome, dorso e pelve/períneo), um par de membros superiores e um par de membros inferiores.

3) Explique os planos de secção mediano ou sagital, frontal ou coronal e transversal. Quais são os termos de relação de cada um destes planos de secção? Qual é a importância destes ternos de relação para sua atuação profissional?

Plano mediano: divide um corpo em duas metades iguais (direita e esquerda). Plano coronal, ou frontal: divide o corpo nas partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). Plano transversal, ou horizontal: divide o corpo nas partes superior (cranial) e inferior (caudal).

Cada plano possui um eixo para realizar o movimento, no plano mediano é o eixo laterolateral ou transversal e os principais movimentos de articulações é a flexão e extensão. No plano coronal ou frontal possui o eixo anteroposterior ou sagital e o movimento é abdução e adução e no plano transversal o eixo longitudinal com o padrão de movimento sendo rotações laterais e mediais, pronação e supinação. Os termos citados acima nos trazem o conhecimento de movimentação das articulações ligado aos planos e eixos podendo facilitar na construção ou orientação de algum exercício na nossa área de trabalho.  

4) Quais são os ossos do membro superior e inferior e a sua classificação, quanto ao seu tipo?

Membros Superior – Escápula (plano), Clavícula(longos), Rádio(longos), Ulna(longos), Úmero(longos), Carpos(curto), Metacarpos(apendicular) e Falanges (longos).

Membros Inferiores – Ilíaco ou Osso do quadril (irregular), Fêmur(longos), Patela (sesamoides), Tíbia(longos), Fíbula(longos), Tarso(curto), Metatarso(apendicular) e Falanges(longos).

5) Descreva o que é uma juntura sinovial. Citar os elementos seus básicos.

São articulações do tipo mais comum, apresentam cavidades e o elemento que se interpõem entre os ossos, é o liquido sinovial. Os ossos desta juntura são unidos por uma cápsula articular. Apresentam grande mobilidade e são bastante complexas. As características comuns dessa juntura são cápsula articular, cavidade articular, líquido sinovial e membrana sinovial. A Cápsula articular representa o meio de união, lembrando um manguito de tecido conjuntivo que envolve a articulação prendendo nos ossos que se articulam. A cavidade articular é um espaço virtual contendo uma pequena quantidade de liquido sinovial. O Líquido sinovial lubrifica a articulação e é secretado pela membrana sinovial, a membrana sinovial reveste a cavidade articular.

6) Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, cotovelo e punho. Qual é sua importância para sua atuação profissional.

Articulação Sinovial gínglimo – Cotovelo

Articulação Sinovial condilar – Punho

Articulação Esferoide – Ombro

Importante para notarmos a execução do movimento que tal articulação é capaz de fazer e inserirmos exercícios corretos para tais articulações.

7) Quais são os eixos anatômicos e quais movimentos ocorre em cada um destes eixos? Estes eixos estão perpendiculares a qual plano de secção?

Eixo laterolateral ou transversal, movimento de flexão e extensão, plano sagital

Eixo anteroposterior ou sagital, movimento de adução e abdução, plano coronal ou frontal

Eixo longitudinal ou carniocaudal, movimento de rotação lateral e medial, supinação e pronação, plano transversal ou horizontal.

8) Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos?

Tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. Sua principal função é a realização de movimentos do corpo, entre outras também existe a sustentabilidade, produção de calor.

9) O que é um músculo agonista, antagonista, postural e sinergista (classificação funcional dos músculos esqueléticos)?

Os músculos nunca trabalham sozinhos, em determinados movimentos existe o primário e o secundário. O músculo primário é denominado de músculo agonista. Aqueles que se contraem para estabilizar as partes que se movimentam, impedindo os movimentos indesejáveis, são os músculos sinergistas. Os que se contraem para manter a postura são denominados de músculos posturais, como os ligados à coluna vertebral. Se um músculo se contrai e outro se opõe ao seu trabalho para regular a rapidez ou a potência da sua contração, este último é considerado um músculo antagonista.

10) Citar os músculos que atuam no ombro durante os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial e lateral.

músculo peitoral maior, músculo deltoide (fibras anteriores, médias e posteriores),músculo latíssimo do dorso, ou grande dorsal, músculo supraespinal, músculo infraespinal, músculo subescapular, músculo redondo maior, músculo redondo menor e músculo coracobraquial

 11) Citar os músculos que atuam no cotovelo durante a flexão e a extensão.

Músculo bíceps braquial, Músculo Braquial, Músculo Braquioradial, Músculo Ancôneo (flexão)

Músculo Tríceps Braquial (extensão)  

12) Citar os músculos que atuam no punho durante: flexão, extensão, desvio radial (abdução) e desvio ulnar (adução).

Músculo flexor radial do carpo, Músculo flexor ulnar do carpo e Músculo palmar longo. (Flexão)

Músculo extensor radial longodo carpo, Músculo extensor radial curto do carpo e o Músculo extensor ulnar do carpo. (Extensão)

Músculo flexor radial do carpo, Músculo abdutor longo do polegar  e o Músculo extensor longo polegar, Músculo extensor radial longo do carpo, Músculo extensor radial curto do carpo e o Músculo extensor curto do polegar.(Abdução)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com