TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Por:   •  10/4/2015  •  Artigo  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo explica como o indivíduo consegue construir o seu conhecimento durante todas as fases da vida, a partir do nascimento até seu grau mais completo de maturidade e estabilidade. Piaget acreditava no construtivismo onde o comportamento, a inteligência e o conhecimento é uma construção progressiva que acontece pela interação com o meio social e físico.

Palavras-chave: Teoria de Jean Piaget. Desenvolvimento cognitivo.


SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

1    INTRODUÇÃO          4

2    DESENVOLVIMENTO         5

2.1 SENSÓRIO-MOTOR (0-2 ANOS)         6

2.1.1 Fase Motora Reflexiva        6

2.1.2 Fase de Movimentos Rudimentares        6

2.2 PRÉ-OPERACIONAL (2-7 ANOS)         8

2.2.1 Fase de Movimentos Fundamentais        8

2.2.1.1 Estágio Inicial        9

2.2.1.2 Estágio Elementar        9

2.2.1.3 Estágio Maduro        9

2.3 OPERAÇÕES CONCRETAS (7-12 ANOS)         10

2.4 OPERAÇÕES FORMAIS (12 ANOS ACIMA)         11

2.4.1 Fase de Movimentos Especializados        11

2.4.1.1 Estágio de aplicação        12

2.4.1.2 Estágio de Utilização permanente        12

3   CONCLUSÃO         13

     REFERÊNCIAS         14

1 INTRODUÇÃO[pic 3]

O desenvolvimento cognitivo é um processo que envolve quatro estágios. Esse processo acontece diversas mudanças previsíveis e ordenadas, portanto, desde que o indivíduo tenha um desenvolvimento natural vai vivenciar todos os estágios na mesma ordem, com possíveis variações de início e fim de cada etapa dada pelas diferenças individuais que podem ser pela natureza biológica, o ambiente ao qual está inserido e a idade da pessoa.


2 DESENVOLVIMENTO

Jean Piaget era biólogo. Se dedicou ao estudo do desenvolvimento cognitivo no início de sua carreira profissional, convencido de que era possível aplicar os princípios biológicos básicos a esse processo.

Piaget enxergou a importância da maturação biológica em processo de pensamento. O pensamento e a capacidade de conhecer depende do grau de desenvolvimento. Deste seu ponto de vista, o ser humano é um todo integrado: envolve a atividade biológica e a psíquica e deve ter um denominador comum, um dos quais é a ideia de adaptação. O corpo humano se adapta ao ambiente por meio de mecanismos biológicos.

Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro grandes estágios, diferenciando por níveis de adaptação do indivíduo, são eles: Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional forma.


2.1 SENSÓRIO-MOTOR (0-2 ANOS)

Na fase sensório-motora é quando o bebê tem de 0 a 2 anos. Acontecem alguns movimentos reflexos básicos e a exploração do meio, a fim de assimilar melhor o seu espaço. No nascimento os bebês têm alguns comportamentos padrões, como por exemplo: sugar, agarrar.

O desenvolvimento do comportamento ocorre com a interação dele com o ambiente, movimentos involuntários são muito comuns e a noção de tempo é constituída pela ação do indivíduo. O conhecimento adquirido nessa fase é privado de suas experiências vividas até o momento não contendo ainda influência de outras pessoas.

No sensório-motor é possível definir a fase motora do indivíduo.

2.1.1 Fase Motora Reflexiva

São movimentos reflexos ou espontâneos que são da vida intrauterina até um ano, os reflexos são involuntários.

[pic 4][pic 5]

2.1.2 Fase de Movimentos Rudimentares 

São movimentos voluntários sem refino, movimentos para a sobrevivência. Essa fase vai do nascimento até os dois anos de idade e acontece a inibição de reflexos e a criança começa a ter controle sobre os movimentos. Exemplo: controle da cabeça, locomoção, engatinhar.

[pic 6][pic 7]


2.2 PRÉ-OPERACIONAL (2-7 ANOS)

O período pré-operatório é marcado pelo egocentrismo, a criança não consegue se colocar no lugar do outro indivíduo e leva a entender que todos compartilham do mesmo pensamento dela. Essa fase é importante na vida dos pais e da criança, pois elas muitas vezes não aceitam a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (Fase do por que).

A criança começa a descobrir e entender mais sobre tempo e o espaço. Diferentemente dos movimentos rudimentares aqui os movimentos têm um maior refino.

O pensamento é muito voltado para o seu próprio mundo, com isso, têm tendências de atribuir vida, desejo, intenção, vontade, consciência a seres inanimados e atribuir existência real a aquilo que não é concreto.

No pré-operatório é possível definir fase motora do indivíduo.

2.2.1 Fase de Movimentos Fundamentais (2-7 anos)

Esta fase apresenta que a criança ainda está explorando e aproveitando tudo o que seu corpo pode propiciar motoramente. É o momento onde é feita a descoberta de movimentos manipulativos, locomotores. Exemplo: saltar, arremessar, andar com firmeza e apoiar com um pé só.

Esses movimentos não são determinados apenas de acordo com a maturação da criança, mas também pelos estímulos que são dados, as tarefas proporcionadas a elas e também o meio que está inserido.

[pic 8][pic 9]

2.2.1.1 Estágio Inicial (2-3 anos)

O estágio inicial apresenta as primeiras tentativas da criança orientada para o objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental.

2.2.1.2 Estágio Elementar (4-5 anos)

Controla, dá ritmo e sincronização aos movimentos.

2.2.1.3 Estágio Maduro (6-7 anos): 

Os movimentos já são coordenados, automatizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (559.6 Kb)   docx (425.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com