TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Físico

Monografias: Desenvolvimento Físico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 10

Desenvolvimento Físico

Puberdade o Fim da Infância

As mudanças biológicas da puberdade, que sinalizam o fim da infância, resultam em rápido crescimento em altura e peso, mudanças nas proporções e na forma do corpo e obtenção de maturidade sexual. Essas mudanças físicas radicais fazem parte de um longo e complexo processo de amadurecimento que se inicia mesmo antes do nascimento, e suas ramificações psicológicas continuam até a idade adulta.

Como a Puberdade se Inicia?

A puberdade começa com um rápido aumento na produção de hormônios sexuais. Primeiramente, em algum momento entre 5 e 9 anos , as suprarrenais passam a segregar maiores quantidades de andrógenos. Alguns anos depois nas moças, os ovários aumentam sua produção de estrogênio que estimula o crescimento dos genitais femininos e dos seios, e nos rapazes os testículos aumentam a produção de androgênios, principalmente testosterona, que estimula o crescimento dos genitais masculinos, da massa muscular e de pelos no corpo. Moças e rapazes possuem ambos os mesmos tipos de hormônios, mas as moças possuem níveis superiores de estrogênio, enquanto rapazes possuem níveis superiores de androgênios, nas moças, a testosterona influencia o crescimento do clitóris, bem como ossos e pelos púbicos e axilares.

Tempo, Sequência e Sinais de Maturação

Existe uma faixa de aproximadamente sete anos para o inicio da puberdade tanto em meninos como em meninas. O processo tipicamente leva cerca de quatro anos para ambos os sexos e começa cerca de dois ou três anos mais cedo nas meninas do que nos meninos.

As mudanças físicas tanto em meninos como em meninas durante a puberdade incluem surto de crescimento adolescente, o desenvolvimento de pelos pubianos, de voz mais grave e o desenvolvimento muscular. A maturação dos órgãos reprodutivos traz o inicio da menstruação nas meninas e a produção de esperma nos meninos.

O Surto de Crescimento Adolescente

O surto de crescimento adolescente é um rápido aumento de altura e peso, que nas meninas geralmente se inicia entre 9,5 e 14,5 anos, e nos meninos, entre 10,5 e 16 anos. O surto de crescimento normalmente dura cerca de dois anos; logo depois que ele termina, o jovem alcança a maturidade sexual. Tanto meninos como meninas praticamente atingem sua altura final aos 18 anos.

Caracteres Sexuais Primários e Secundários

Os caracteres sexuais primários são os órgãos necessários para a reprodução. Na fêmea, os órgãos sexuais são os ovários, as trompas, o útero e a vagina e, no macho, os testículos, o pênis, o escroto, as vesículas seminais e a próstata.

Os caracteres sexuais secundários são sinais fisiológicos de maturação sexual que não envolvem diretamente órgãos sexuais: por exemplo, os seios das mulheres e os ombros largos dos homens. Outros caracteres sexuais secundários são alterações na voz, e na textura da pele, desenvolvimento muscular e crescimento de pelos pubianos, faciais, axilares e corporais.

Sinais de Maturidade Sexual: Produção de Esperma e Menstruação

Nos homens, o principal sinal de maturidade sexual é a produção de esperma. Existem poucas pesquisas sobre o sentimento dos meninos em relação à primeira ejaculação (espermarca), a qual ocorre em médias aos 13 anos.

O principal sinal de maturidade sexual nas meninas é a menstruação, uma perda mensal de tecido do revestimento uterino. A primeira menstruação, também chamada de menarca, ocorre relativamente tarde na sequência do desenvolvimento feminino. A menarca costuma ocorrer cerca de dois anos depois que os seios começaram a se desenvolver e que o útero começou a crescer e pouco depois do surto de crescimento desacelerar-se.

Um misto de influências genéticas, físicas, emocionais e ambientais pode afetar o momento de ocorrência da menarca. Exercícios extenuantes, como esportes competitivos, podem retardá-la.

Efeitos Psicológicos de Maturação Precoce e Tardia

Os efeitos do amadurecimento precoce e tardio não são bem definidos e diferem em moças e rapazes.

Algumas pesquisas realizadas durante as últimas décadas constataram que os meninos que amadurecem mais cedo são mais equilibrados, tranquilos, afáveis, populares entre amigos e inclinados a liderança, além de menos impulsivos do que os que amadurecem tardiamente.

Diferentemente dos meninos, as meninas tendem a não gostar de amadurecer mais cedo; geralmente ficam mais felizes quando não amadurecem nem mais cedo e nem mais tarde do que suas amigas. As meninas com maturação precoce tendem a ser menos sociáveis, menos expressivas e menos equilibradas, mais introvertidas e tímidas e mais negativas em relação a menarca.

É difícil generalizar sobre os efeitos psicológicos do momento de ocorrência da puberdade, pois dependem muito de como o adolescente e as outras pessoas em seu mundo interpretam as mudanças que a acompanham.

Saúde Física e Mental

A maioria dos adolescentes possui baixas taxas de incapacitação e de doença crônica, e a saúde dos dentes melhorou em crianças e em adolescentes. Mesmo assim, cerca de um quinto dos jovens de 10 a 18 anos nos Estados Unidos têm pelo menos um problema de saúde física ou mental, e um percentual maior precisa de aconselhamento ou de outros serviços de saúde. Entre 3818 alunos que visitaram os departamentos escolares de saúde em três escolas de ensino médio de Denver durante o período de quatro anos, 29% tinham problemas emocionais. Outros motivos importantes para procurar assistência incluíam problemas respiratórios (11%), problemas de saúde reprodutiva (11%) e problemas de abuso de substâncias (8%).

Os problemas de saúde frequentemente têm origem no estilo de vida ou na pobreza. Em todas as etnias e classes sociais, muitos jovens adolescentes usam drogas, dirigem embriagados e tornam-se sexualmente ativos, e esses comportamentos aumentam ao longo da adolescência. Os adolescentes cujas famílias sofreram rompimentos por separação ou por morte dos pais têm maior probabilidade de iniciar essas atividades cedo e de pratica-las com mais frequência durante os anos seguintes. Meninos e meninas que entram na puberdade cedo ou cuja maturação cognitiva está atrasada são especialmente propensos a comportamentos de risco. O mesmo se aplica a jovens homossexuais e bissexuais de ambos os sexos.

Boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com