TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Mais comuns no envelhecimento

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB CAMPUS X

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

DISCIPLINA: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Atividade Física na 3ª Idade

DOCENTE: Rafaela

DISCENTE: Eliomar Gomes de Oliveira

Fichamento do capitulo 6

Doenças mais comuns no envelhecimento

As doenças não transmissíveis (DNTs), costuma atingir todos os indivíduos conforme vai envelhecendo, doenças como osteoporose, diabete, câncer, hipertensão, derrame, doenças cardiovasculares, artrite, depressão, diminuição da visão, entre outras, costuma ser as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade em todas as regiões do mundo.

Muitas dessas DNTs, se dar pela forma de como o indivíduo vive. Fatores como alimentação e estilo de vida, caracteriza a chegada na velhice.

Na medida que a expectativa de vida dos idosos vão aumentando, as doenças crônico-degenerativas vão aparecendo com mais frequência. Sendo assim, os serviços de saúde vem sendo utilizado por um maior período de tempo.

Nesse aspecto, observa-se que o processo de envelhecimento não deverá estar direcionado para uma visão curativa, mas sim preventiva, em que o conceito de saúde, conforme a Organização Mundial de Saúde, em 1947, não deve estar restrito à ausência de doença, mas sim a um estado positivo de completo bem-estar físico, psíquico e social.

As alterações funcionais próprias do envelhecimento, associadas à prevalência de doenças crônicas, podem tornar-se mais lentas ou mais rápidas, dependendo dos seguintes fatores: constituição genética, hábitos e estilos de vida, meio ambiente, contexto sócio-econômico-cultural, e, até mesmo, da sorte de nascer numa sociedade desenvolvida e uma família mais ou menos abastada (Paschoal, 1996). Essas alterações podem levar à deterioração da habilidade de manutenção da independência.

De qualquer maneira, a manutenção dessa mesma qualidade está intimamente vinculada à autonomia e independência, que são bons indicadores de saúde para a população idosa (Papaleo Netto e Ponte, 1996). De acordo com Paschoal (1996), a autonomia se refere à capacidade de decisão, de comando e de seguir as próprias regras; já a independência, a de realizar algo com seus próprios meios.

A manutenção da autonomia do idoso implica o seu nível de independência quanto ao aspecto financeiro, familiar e social, dentre outros, tendo como fator, considerando essencial para preserva-la, a maior ou menor independência física (Faria Junior et al., 1997).

As doenças que afetam o idoso são diversas e recebem diferentes classificações. A CID/10 tem 22 capítulos (categorias) com as suas subcategorias, e essas com as doenças e seus respectivos códigos.

1 – Doenças cardiovasculares

Estudo do SESC e da Fundação Perseu Abramo verificou que 43% dos idosos brasileiros tem hipertensão e 13% problemas cardíacos (Neri, 2007).

a- Doença aterosclerótica coronariana

Sinais e sintomas: angina, infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doença vascular periférica, cardiopatia isquêmica e morte súbita.

b- Hipertensão

Etiologia: pode ocorrer por vários fatores: hereditários, raciais (a pressão alta é mais comum em pessoas de raça negra), idade (pressão alta ocorre, na maioria dos casos, em pessoas acima de 35 anos), estresse, alimentação (excesso de sódio-sal), tabagismo, etilismo, obesidade, diabete, problemas econômicos e sedentarismo.

Sinais e sintomas: os sintomas mais comuns são: cefaleia occipital, tontura, sensação desagradável, escotomas cintilantes (manchas brilhantes que se movem dentro do campo visual), náuseas, diminuição da libido, cansaço em moderado e grande esforço físico, palpitações, angina peitoral, dispneia, sincope e parestesia.

As atividades físicas para cardiopatas e hipertensos, como já mencionado, devem ser aeróbias, moderada intensidade com 60 a 80% da FC máxima, de três a sete vezes por semana e com duração de 20 a 60 minutos.

2- Doenças Respiratórias

As doenças respiratórias, particularmente as pneumonias e gripes, são importante causa de internação e óbito entre os idosos.

Página 85 - 90

a – Asma

Podem existir asma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com