TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SAÚDE: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL BETÂNIA TOLENTINO SILVEIRA ATRAVÉS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  8/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

JUNIOR, Gileno Masile Vieira dos Santos. Educação Física Escolar e Saúde: Promoção da Saúde na Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira Através das Aulas de Educação Física. 2017. 13 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2017.

RESUMO

Os benefícios dos exercícios físicos para a saúde de crianças e adolescentes mostram que a contribuição de um estilo de vida ativo e saudável pode gerar impactos positivos a curto prazo, colaborando para que tal comportamento seja consolidado e mantido ao longo de toda vida. A Educação Física Escolar, por sua vez, aparece como espaço propício para ações de promoção de atividades físicas, contribuindo para o desenvolvimento de ações que objetivam a adoção e manutenção de estilos de vida saudáveis e ativos. Esse trabalho tem como tema a “Educação Física Escolar e Saúde”, abrangendo a “Promoção da Saúde na Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira Através das Aulas de Educação Física”. Está sendo comprovado através de pesquisas que morbidades associadas à inatividade física têm aumentado entre escolares, entre elas a obesidade, diabetes e hipertensão. Desse modo, intervenções em atividade física e saúde entre crianças e adolescentes devem ser vistas como prioridade. Este projeto tem como objetivo geral compreender a percepção de docentes de Educação Física da rede estadual de ensino da cidade de Espinosa acerca da importância do estabelecimento de relações entre os objetivos educacionais e a atividade física como meio de promoção da saúde. A metodologia utilizada está baseada na investigação quali-qualitativa, numa abordagem exploratória, utilizando como técnica da coleta de dados questionários e observação in loco. Para fundamentar esta pesquisa foi necessário o desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica na qual foram priorizados alguns autores, dentre eles: Guedes (1999), Gaya (2004), Nahas (2006), Alves (2007), entre outros.

Palavras-chave: Educação Física, Saúde, Ensino Médio.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        TEMA DO PROJETO        5

1.2        JUSTIFICATIVA        5

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        7

1.5        OBJETIVOS        7

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        11

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        12

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

6        REFERÊNCIAS        13


  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física é um dos Componentes Curriculares obrigatórios da Educação Básica e que, ao longo dos últimos 30 anos, tem sido discutida sua importância no currículo escolar, sua abrangência de conteúdos e metodologia de ensino. Segundo Gaya (2004), o início da década de 80 configurou-se enquanto um marco histórico para uma postura crítico-reflexiva acerca do papel da Educação Física no ambiente escolar.

Este trabalho surgiu do interesse de conhecer mais sobre as práticas esportivas segundo a ótica do aperfeiçoamento escolar e aptidão física, pautadas na promoção da saúde. A curiosidade em pesquisar o tema se deu durante o estágio curricular obrigatório realizado no decorrer do curso, onde pode-se observar a necessidade dos conteúdos da disciplina de extrapolar o ensino exclusivo das modalidades esportivas tradicionais. Seguindo esta linha de pensamento Nahas (2006) ressalta que:

A publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2000) nos remete ao compromisso da Educação Física escolar oportunizar ao aluno a apropriação da Cultura Corporal, exemplificada pelos conteúdos relacionados ao esporte, o jogo, a dança, as lutas e a ginástica. (NAHAS, 2006, p. 142)

Esta pesquisa busca explanar sobre a escola como espaço apropriado para o desenvolvimento de ações de promoção de atividade física e saúde de crianças e adolescentes, tendo como objetivo geral compreender a percepção de docentes de Educação Física da rede estadual de ensino da cidade de Espinosa acerca da importância do estabelecimento de relações entre os objetivos educacionais e a atividade física como meio de promoção da saúde; e como objetivos específicos identificar os conteúdos previstos no currículo básico de Educação Física oferecidos pela rede de Ensino Médio; registrar os projetos e atividades desenvolvidas pelo educador físico na escola pesquisada; e discutir o desenvolvimento de ações de promoção à atividade física e saúde nas escolas.

A relevância desta pesquisa se dá mediante a ampliação dos conhecimentos sobre o tema, tendo em vista que pode contribuir para o avanço da discussão de questões educacionais e da área da saúde, principalmente no que diz respeito aos aspectos didáticos da atividade físicas e vida ativa, compreendendo que a aptidão física relacionada à saúde representa um papel fundamental na promoção de uma vida longa e saudável, de um estilo de vida ativo, assim como para a prevenção de várias doenças crônico-degenerativas.

A pesquisa será desenvolvida nas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Betânia Tolentino Silveira, no município de Espinosa/MG entre os meses de setembro e dezembro de 2017. Para fundamentar esta pesquisa foi necessário um estudo baseado nos seguintes autores: Guedes (1999), Gaya (2004), Nahas (2006), Alves (2007), entre outros.

O presente trabalho engloba em seu referencial teórico as possibilidades educacionais da Educação Física que estão sendo oferecidas com relação à promoção de atividades físicas e saúde, bem como reflexões e críticas sobre o tema abordado. Tendo a seguir os direcionamentos e procedimentos da pesquisa de campo, sendo fundamenta no referencial teórico. Concluindo, serão expressas as considerações finais, sendo apresentados os pontos de maior relevância encontrados na pesquisa, bem como o problema e aos objetivos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (185.9 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com