TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realizar uma Integração entre um Ambiente não Escolar (parque) e uma Escola com Disciplinas transversais

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.297 Palavras (10 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 10

Realizar uma integração entre um ambiente não escolar (parque) e uma escola com disciplinas transversais

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

1.1 TEMA............................................................................................................4

1.2 IMPORTÂNCIA.............................................................................................4

1.3 PROBLEMA...................................................................................................4

1.4 OBJETIVO.....................................................................................................5

1.4.1 Objetivo Geral e Objetivos Específicos......................................................5

1.4.2 JUSTIFICATIVA.........................................................................................6

2 O PARQUE E A ESCOLA EM QUESTÃO.......................................................7

2.1 A Contribuição do Parque para uma aprendizagem significativa dos Alunos.................................................................................................................7

2.1.1 A Contribuição do Parque para a Preservação do Patrimônio.................7

2.1.2 A Contribuição do Parque para a Preservação do Meio Ambiente...........8

2.2 A Contribuição do Parque para o Ensino da Disciplina da Literatura...........9

2.2.1 A Contribuição do Parque para o Ensino da Disciplina de História...........9

2.2.2 A Contribuição do Parque para o Ensino da Disciplina Biologia..............10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................11

4 REFERÊNCIAS..............................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende realizar uma integração entre um ambiente não escolar e uma escola abordando aspectos desse ambiente que poderiam contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de uma determinada escola local e ainda como este ambiente educativo poderia ser aproveitado para promover a aprendizagem dos alunos nas diversas disciplinas.

Após observar os ambientes educativos formais e não formais foi possível relatar a realidade e convivência em cada um deles, constituídos por uma gama de fatores sociais que permitem guiar o ensino de múltiplas disciplinas nas escolas.

A pluralidade cultural presente em cada um dos ambientes observados é uma fonte importante para elaboração de novos métodos, que valorizem ações voluntárias e que sejam capazes de prender a atenção dos alunos, enquanto seres multiplicadores de conhecimento e conscientes de seu real papel na sociedade em que vivem.

1.1 TEMA

. Realizar uma integração entre um ambiente não escolar (parque) e uma escola com disciplinas transversais

1.2 IMPORTÂNCIA

O presente estudo tem a intenção de mostrar como é possível a integração entre ambientes escolares e não escolares a fim de permitir um melhor aproveitamento por parte do aluno. Em um mundo de constantes mudanças, nosso país tem de enfrentar um grande desafio. O professor/educador tem um papel fundamental neste processo, já que será a mola propulsora deste acesso à cultura e à educação, valorizando a cultura regional e contribuindo para que ao mesmo tempo possa introduzir no ambiente educativo, práticas interdisciplinares e voluntárias que somem resultados no processo de aprendizagem.

1.3 PROBLEMA

Os espaços educativos de ambientes não escolares no Brasil começaram a aumentar nas décadas de 80 e 90 após o fim do regime militar. Analisamos no entanto que, de certa forma recente, o tema aqui tratado. Além disso, as inúmeras mudanças que acontecem todos os dias faz-nos repensar sobre o papel do professor/educador em nossa atual sociedade.

É indiscutível a importância da sala de aula no que se refere à integração dos alunos com o professor, a troca de experiências, a multidisciplinaridade existente, etc. No entanto, ambientes não escolares podem contribuir sobremaneira para o desenvolvimento dos alunos, criando neles a vontade de aprender sempre mais e tornando os diversos assuntos tratados mais interessantes. Sendo assim, propõe-se o seguinte problema?

De que maneira um parque (ambiente não escolar) poderia contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos de uma determinada escola e como o parque poderia ser aproveitada para a promoção da aprendizagem dos alunos nas diversas disciplinas?

1.4 OBJETIVO

Este trabalho tem o objetivo de empregar um parque (ambiente não escolar) em diversas situações que permitam a integração com um ambiente escolar. Busca encontrar formas de ensinar disciplinas regulares, mas também outras que incentivem um relacionamento melhor com o patrimônio público e privado, com o meio ambiente e com o próximo, a fim de fortalecer e melhorar a sociedade, uma vez que as crianças e os jovens são o futuro de qualquer nação.

1.4.1 Objetivo Geral e Objetivos Específicos

Integrar ações e métodos de ensino-aprendizagem entre o parque, quadras esportivas, igrejas, creches, escola, com isto estabelecer uma conexão permanente entre estes ambientes. Tornar a escola mais participativa nas ações voluntárias realizadas na comunidade e abrir espaço para a aquisição do conhecimento, descobrindo lideranças até então desconhecidas pelos educadores. Valorizar a cultura regional e contribuir para que sua chama não se apague, e ao mesmo tempo introduzir no ambiente educativo, práticas interdisciplinares e voluntárias que somem resultados no processo de aprendizagem. Concretizando a realização do objetivo geral de estudo, foram formulados objetivos específicos, de forma a unir logicamente o raciocínio descritivo apresentado neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com