TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARTICIPAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: ENVOLVIMENTO NA PRATICA EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE PEÇANHA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ADELARDO DA CUNHA

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

PDDE

CLEIDMAR PEREIRA DA SILVA

PARTICIPAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: ENVOLVIMENTO NA PRATICA EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE PEÇANHA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ADELARDO DA CUNHA


PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

CLEIDMAR PEREIRA DA SILVA

PARTICIPAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR: ENVOLVIMENTO NA PRATICA EDUCATIVA NO MUNICÍPIO DE PEÇANHA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ADELARDO DA CUNHA

PEÇANHA, JUNHO DE 2019


RESUMO

O PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) tem como principal objetivo de prestar assistência financeira em caráter suplementar, às escolas públicas do ensino fundamental das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantida por entidades, sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. Esta assistência financeira visa a melhoria da infraestrutura, o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.

Palavras Chaves: PDDE, Educação, Escola, Dinheiro.


SUMARIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................1

DESENVOLVIMENTO...........................................................................2

OBJETIVOS..............................................................................................3

CONCLUSÃO..........................................................................................4


INTRODUÇÃO

O Trabalho de conclusão do curso Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola)  buscara refletir sobre a atual situação em que se encontra a gestão da escola Professor Adelardo da Cunha, no município de Peçanha em Minas Gerais. Este trabalho tem por finalidade criar meios para que a comunidade e os gestores escolares se comuniquem mais de forma a trazer mais melhorias para nossa escola, e consequentemente, que nossos discentes tenham melhores condições de acesso a novas tecnologias e melhores estruturas físicas na escola que servirão para incentivar alunos e docentes na busca de um aprendizado e ensino que sejam satisfatórios para todos.

Portanto, a implantação de uma gestão democrática na escola é muito relevante para o desenvolvimento do conhecimento dos educandos na sociedade atual, com foco no papel do gestor no sentido de proporcionar espaço para a participação de todos os setores da escola no âmbito das decisões no processo pedagógico e administrativo. É sabido que na maioria das vezes a verba recebida pela escola é administrada pela diretora, sem a contribuição da comunidade e sem a interferência dos docentes que atuam na referida instituição. Sendo assim, pais e alunos não são informados dos projetos estruturais da escola. E, a direção não presta conta da quantia que recebe do governo para a comunidade escolar, visto que, esta mesma comunidade não tem interesse em aparentemente de participar ativamente da administração da referida instituição de ensino. A gestão participativa onde o corpo docente e a comunidade externa devem contribuir com suas habilidades é um espaço de articulação e de convergência de múltiplas forças.  

O problema de pesquisa trata de enfocar a gestão escolar como ação conjunta e participativa de todos os setores da escola, objetivando a construção do conhecimento. Na atualidade muito se comenta a respeito da gestão escolar, visto que é através  dela que todos os segmentos da escola se convergem, ela tem a função de unir, direcionar e tornar coerente as ações da escola.  Sendo assim, os gestores escolares tem o desafio de democratizar os saberes e as praticas dentro da escola, procurando envolver todos os sujeitos a fim de que cada um assuma seu papel em prol de uma escola mais participativa, com sujeitos pensantes que busquem uma sociedade mais justa e comprometida com o bom andamento do aprendizado dos discentes.
                                                                                                                              Página 1

DESENVOLVIMENTO

O exercício de pensar a participação e gestão escolar remete os sujeitos da escola no seu envolvimento na pratica educativa que incluirá toda a escola. Sendo assim, a gestão escolar tem a função de integrar todos os setores da escola, incluindo a comunidade, os docentes, os alunos e os pais dos alunos, para que todos tenham voz para contribuir com suas sugestões, opiniões, criticas para a melhoria da instituição de ensino, no processo de ensinar e aprender.

De acordo com FREITAS, 2005, tratar de gestão escolar torna-se importante ter como principio a democratização promovendo a redistribuição e compartilhamento das responsabilidades que objetivam intensificar a legitimidade de todo o sistema escolar.

                                                         Segundo o principio da democratização, a gestão escolar promove, na comunidade escolar, a redistribuição e compartilhamento das responsabilidades que objetivam intensificar a legitimidade do sistema escolar, pelo cumprimento mais efetivo dos objetivos educacionais. [1]

A atuação democrática da educação escolar está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e á coordenação de atitudes que propõem a participação da comunidade na tomada de decisões como os planejamentos e elaborações de projetos pedagógicos, na escolha do uso dos recursos e prioridades de aquisição de bens para a escola, e na relação escola-família-criança. A família tem um importante papel na fiscalização dos recursos financeiros da escola, estes deveriam participar da vida econômica da escola, ajudando na decisão de onde e como inserir os recursos enviados pelo governo a instituição de ensino onde seu filho (a) estuda e passa a maior parte do seu tempo. Ainda é válido ressaltar que os próprios alunos também podem participar da vida ativa da escola, através de grêmios estudantis. Os professores também deveriam estar mais atentos com o que ocorre dentro da instituição de ensino onde trabalham, poderiam elaborar projetos que visem a melhoria física da escola e o aprendizado dos alunos.
                                                                                                                              Página 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com