TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÂO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E CRESCIMENTO FÍSICO DE ESCOLARES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA

Por:   •  6/5/2019  •  Artigo  •  3.064 Palavras (13 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO-SENSU)  -  FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E CRESCIMENTO FÍSICO DE ESCOLARES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUSTINA DE OLIVEIRA GONÇALVES, CIDADE DE OURINHOS, SÃO PAULO

MARCOS ANTONIO MIQUELINI GARCIA

JACAREZINHO – PR

2010

AVALIAÇÂO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E CRESCIMENTO FÍSICO DE ESCOLARES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JUSTINA DE OLIVEIRA GONÇALVES, CIDADE DE OURINHOS, SÃO PAULO

ASSESSMENT OF BODY COMPOSITION AND PHYSICAL GROWTH OF STATE SCHOOL SCHOOL TEACHER OF JUSTINA DE OLIVEIRA GONÇALVES, OURINHOS CITY, SAO PAULO

1GARCIA, M. A. M.  ; 2FERNANDES, J. A. A.

1Sec. Municipal de Esportes de Ourinhos – Sec. Estadual de Educação de São Paulo

²Centro de Ciências da Saúde - UENP

RESUMO

A obesidade é, atualmente, considerada um grave problema de saúde pública, pois é fator de aumento de risco de doenças relacionadas como diabetes, hipercolesterolemia, complicações cardiorrespiratórias dentre outras, devido à má qualidade de vida e/ou falta de atividade física. O objetivo deste estudo foi avaliar a composição corporal e o crescimento físico de escolares de 10 a 18 anos da E. E. Profª Justina de Oliveira Gonçalves, da cidade de Ourinhos, São Paulo, no ano letivo de 2010. A amostra foi composta de 411 escolares de ambos os sexos, sendo 203 do gênero feminino e 208 do gênero masculino. A mensuração da massa corporal e a estatura foram realizadas, utilizando o protocolo PROESP-BR (GAYA e SILVA, 2007). Os resultados do índice de Massa Corporal - IMC foram comparados sob os pontos de corte sugeridos pelo Centers for Disease Control and Prevention – CDC. Os resultados mostraram que 27,98% dos alunos avaliados estão classificados como baixo peso, sobrepeso ou obesidade, índices considerados altos e preocupantes em função dos potenciais riscos que representam à saúde. O estudo concluiu que a complementação de levantamentos de dados sobre os escolares devem ser parte integrante não só do programa curricular de Educação Física, mas sim de programas e campanhas para a prática de atividade física de forma regular e preventiva abrangendo não só os alunos, mas a comunidade na qual a escola está inserida, com orientações para atividades físicas regulares, melhora da alimentação e qualidade de vida desenvolvendo hábitos adequados.

       

Palavras-chave: Crescimento Físico. Composição Corporal. Escolares.

ABSTRACT

Obesity is currently considered a serious public health problem because it is a factor of increased risk of diseases such as diabetes, hypercholesterolemia, among other cardiorespiratory complications due to poor quality of life and / or lack of physical activity. The aim of this study was to evaluate body composition and physical growth of schoolchildren aged 10 to 18 E. E. Prof. Justina de Oliveira Gonçalves, the town of Ourinhos, São Paulo, in academic year 2010. The sample consisted of 411 students of both sexes were 203 females and 208 males. The measurement of body weight and height were performed using the protocol PROESP-BR (GAYA and Silva, 2007). The results of the Body Mass Index - BMI were compared under the cutoff points suggested by the Centers for Disease Control and Prevention - CDC. The results showed that 27.98% of the students assessed are classified as underweight, overweight or obese at alarming rates and are considered high due to the potential risks they pose to health. The study concluded that the completion of survey data on students should be an integral part not only of the physical education curriculum, but programs and campaigns for physical activity on a regular and preventive covering not only the students but the community in which the school is located, with guidelines for regular physical activity, improve nutrition and quality of life by developing appropriate habits.

 Keywords: Physical Growth. Body Composition. School.. 

INTRODUÇÃO

        A antropometria é um importante recurso para uma análise completa de um indivíduo, seja ele atleta ou não, pois oferece informações ligadas ao crescimento, desenvolvimento e envelhecimento.

        Através da avaliação da composição corporal pode-se, além de determinar os componentes do corpo humano de forma quantitativa, utilizar-se dos dados dessa análise para detectar o grau de desenvolvimento e crescimento de crianças e jovens, o status dos componentes corporais de adultos e idosos, bem como, prescrever exercícios.

        Tem crescido muito nos últimos anos a preocupação com a composição corporal dos adolescentes, um dos principais motivos está no sedentarismo por falta de atividades físicas devido as facilidades tecnológicas e pela má qualidade de vida. Fernandes Filho (2003) define antropometria como “a ciência que estuda e avalia o tamanho, o peso e as proporções do corpo humano, através de medidas de rápida e fácil realização, não necessitando equipamentos sofisticados e de alto custo financeiro”. Para Costa (1999), é através de medidas antropométricas que é possível fazer o acompanhamento de crescimento morfológico, bem como de alterações de medidas corporais decorrentes da prática ou falta de exercícios físicos e dietas. Este acompanhamento pode ser realizado simplesmente pela observação da alteração das medidas em valores absolutos ou através da utilização das mesmas em modelos matemáticos que têm a finalidade de estimar as quantidades dos diferentes componentes corporais: massa corporal, massa óssea, massa gorda, massa residual e do crescimento físico. A avaliação da composição corporal torna-se extremamente necessária, haja visto que para o desenvolvimento de uma avaliação mais criteriosa sobre os efeitos da atividade física no organismo humano existe a necessidade de fracionamento corporal em seus diferentes componentes. (GUEDES, 1989, apud GOMES & FILHO, 1995).

        De acordo com GUEDES & GUEDES (2003), tão importante quanto o excesso de peso corporal à custa de um maior acúmulo de gordura, é o seu “déficit”.  “A redução excessiva do peso corporal pode induzir o organismo a uma série de complicações, notadamente no que se refere á produção e á transformação de energia para a manutenção das condições vitais e para a realização das tarefas do cotidiano”.

        Da avaliação da composição corporal pode-se, além de determinar os componentes do corpo humano de forma quantitativa, utilizar os dados para detectar o grau de desenvolvimento e crescimento de crianças e jovens, bem como, prescrever exercícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (306.7 Kb)   docx (98.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com