TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  26/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.357 Palavras (10 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA  

Projeto de ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciatura em Educação Fisica.

Professores: Fabio Tirapelle Carraro e Daniel Soares da Silva

PONTES E LACERDA

2018

RESUMO

        Este projeto aborda a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, e mostrara a importância do respeito a individualidade a limitações de cada individuo e como a socialização  e interação com os demais torna tudo mais agradável. O cotidiano habitual  das aulas de Educação Física não parece muito tranquilo quando o professor defrontar-se com deficiência, inclusive nas series iniciais, podemos citar o preconceito , porem há meios de se trabalhar construindo conceitos de cooperativismo, interação, socialização, solidarizarão que pode transformar a inclusão dos alunos com deficiência espontânea e satisfatória para todos, efetivando realmente a inclusão de alunos   com deficiência. Foram consultados livros, artigos científicos , revistas, textos de diversos autores. Conclui-se que o professor de educação física deve estar preparado e motivado para que possa incentivar a interação, integração, socialização, solidarizarão dos demais alunos com os alunos com deficiência e desenvolver conteúdos e atividades estimulantes e criativas, adaptando os diferentes níveis de aprendizagem e limitações de seus alunos.

Palavras-chaves: Educação Física. Inclusão. Educação Física Inclusiva. Deficiência Física.

        


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA        5

1.1 Tema        5

1.2 Problema        5

1.3 Objetivo        6

1.3.1 Objetivos gerais        6

1.3.2 Objetivos específicos        6

1.4 Justificativa        6

2 REVISÃO LITERARIA        8

3 METODOLOGIA        10

4 CONCLUSÃO        11

5 CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

        

Em 1994, foi assinada a Declaração de Salamanca, o marco da transição do modelo integrativo para o inclusivo (RODRIGUES, 2003; SASSAKI, 2005; SÁNCHEZ, 2005). Enquanto a integração consiste em aceitar a pessoa com deficiência na condição de que  ela tenha a capacidade de adequar-se aos procedimentos comuns no trabalho, na escola e na sociedade, a inclusão é a modificação da sociedade como um todo para receber a pessoa com deficiência, gerando seu desenvolvimento e garantindo a cidadania (SASSAKI;2005).

Segundo Leplane (2006), a tentativa de tornar a educação acessível a todos, entra em choque com a rigidez do sistema educacional, com a tendência à homogeneização e com a preocupação em atingir em alto desempenho.

A Escola Inclusiva passou a ser defendida com o intuito de oportunizar a educação de qualidade para alunos com  Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no rensino regular. Partindo desse principio, a escola deve atender às mais peculiares necessidades de cada aluno, tendo ele deficiência ou não. (SÁNCHES,2005)

        A educação física vem refletindo a temática da deficiência física , com o intuito de minimizar os problemas e assegurar a inclusão desse grupo minoritário.




  1. 1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA  
  1. 1.1 Tema

A sociedade evoluiu sobre os direitos humano fazendo com que novas possibilidades de ensino fossem repensadas, com a abordagem interacionista e a sócio interacionista, quais se destacam comum papel determinante da interação do sujeito com o mundo. A educação física apesar de existir estratégias encontra-se dificuldades para essa inclusão, já que essa não acontece de forma espontânea , pois o aluno com deficiência vem a escola com uma carga de preconceitos  equivocados de inutilidade social.

  1. 1.2 Problema

  A educação física vem refletindo sobre a temática da inclusão, sob intuito de amenizar e assegura a efetivação da temática à esse grupo minoritário. Podemos afirmar historicamente que os indivíduos com deficiências, eram excluídas com veemência da sociedade. A preconização do corpo maquina nos faz entender que quem não pode produzir é representado como inválidos sem utilidade , aplicada sem a menor distinção marginalizando-os.

 A releitura da deficiência através da lente da inclusão se faz urgente e  necessária, respalda Sassaki (1997) com sua afirmativa que a inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações pequenas e grandes, nos  ambientes físicos          e na mentalidade de todas as pessoas , como também do portador de deficiência física .

 Nesse sentido, a Educação Física escolar pode se construir como agente de inclusão adequando o ambiente as possibilidades do aluno com deficiência, valoriza, integra á realidade, atribuindo-lhe socialização, interação sócio afetiva autonomia, liberdade e autoconfiança.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, na década de 80, mais de 500 milhões de pessoas, ou 10% da população mundial total, tem algum tipo de deficiência. Na maioria dos países, pelo menos uma em cada 10 pessoas tem um impedimento físico, mental ou sensorial, e pelo menos 25% da população geral são adversamente atingidos pela presença das deficiências. Estes números mostram o enorme tamanho do problema e, enfatiza o impacto deste fenômeno sobre qualquer sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (195.2 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com