TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptação Inclusiva Em sala de aula

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES

O conceito da Escola Inclusiva (MEC/SEEP,1998),implica em uma nova postura da escola comum, onde favoreçam a integração social por práticas heterogêneas que variam de várias necessidades educacionais, por exemplo, crianças que vivem nas ruas, nômades, dificiencias auditiva, física, mental, multiplas, e mais alguns tipos, sendo que, são diferentes tipos entres os comuns, e portanto, não somente cabe ao professor se capacitar, neste contexto, está todo o pessoal da escola e mais  a escola em sí a ser adaptada para dar suporte aos novos integrantes. E diante desta necessidade foi pensada num curriculo para para a Escola Inclusiva que foi oficializada com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no qual se referem as instalações com melhorias e acessos, capacitação do professor, transição de texto em Braille, recursos pedagógicos, etc., com isso do papel para se tornal real a escola para todos.

A Escola para todos, dependendo de cada necessidade do aluno terá de dinamizar, de forma que permita ajustar o curriculo pedagógico, tendo que ser mais do que mestre e sair das práticas tradicionais para que a inclusão não perca conteúdo, terá de flexibilizar bem a organização do curriculo, levando em conta o cotidiano escolar, medidas preventivas não só as que já estamos acostumados e equipamentos, rampas, computadores, etc.  Também temos de pensar no espaço fisico, se está muito calor ou frio, se chove. Não é, de verdade uma tarefa fácil, mas tudo precisa de adaptação e prática para conseguirmos chegar num objetivo.

A avaliação do aluno é o quanto ele consegue avançar, dependendo de suas habilidades e dificuldades, qual o seu conhecimento adquirido e suas competências, também de seus desafios em casa com seus pais, sendo assim da para avaliar em todas as areas. Com relação a capacitação dos professores, ele tem que estar aberto e disposto a estar se reciclando, precisav estar decobrindo novas areas, ou até implementando o seu curso como artes  se é professor de matemática, ou música, pois assim abrindo novos campos a forma de ensinar pode se tornar mais envolvente e mais significativa, trazendo muito mais benefícios para o aluno inclusivo.

Trabalho realizado pelas alunas: SimoneS.C.Silvestre, Larissa Stati, Rafaela,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com