TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aulas 1,2 E 3 De Escola Inclusiva

Casos: Aulas 1,2 E 3 De Escola Inclusiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  4.300 Visualizações

Página 1 de 7

AULA - 1

Completado em sexta, 20 março 2015, 16:10

Tempo empregado 18 minutos 30 segundos

Notas 6/6

Nota 1 de um máximo de 1(100%)

Question1

Notas: 1

(Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusão escolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva.

Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva.

e. Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com alguma necessidade educacional especial. É uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.

Resposta correta: Educação inclusiva significa proporcionar uma escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos, inclusive aqueles com alguma necessidade educacional especial. É uma proposta que deve garantir a presença e a participação dos alunos na escola, mas, sobretudo, garantir que os mesmos construam conhecimentos, aspecto importante para a vida do aluno em sociedade.

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a educação inclusiva está voltada para a educação de todos.

(Cesgranrio, 2009) Sobre os conceitos de educação inclusiva e integração, pode-se afirmar o que segue.

I. A integração pregava a preparação prévia dos alunos com necessidades educacionais especiais para que demonstrassem ter condições de acompanhar a turma no ensino regular, mediante apoio especializado paralelo. Tal proposta tinha como base o modelo médico de deficiência, que centrava o problema nos alunos e desresponsabilizava a escola, a qual caberia tão somente educar os alunos que tivessem condições de acompanhar as atividades regulares, concebidas sem qualquer preocupação com as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.

II. O conceito de educação inclusiva é abrangente, passível de inúmeras interpretações. No contexto educacional brasileiro, refere-se à escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais e, nesse caso, pode-se defini-lo como um processo amplo de mudança do sistema escolar para propiciar um ensino de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas singularidades. Isto é, a política de educação inclusiva prevê que a escola comum se adapte para receber os alunos com e sem necessidades educacionais especiais.

III. Integração e inclusão são sinônimos e se caracterizam pela matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais em classe comum do ensino regular, ignorando suas necessidades específicas e sem fornecer ao professor e à escola o suporte necessário à ação pedagógica.

Assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

b. Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

Resposta correta: Somente as afirmativas I e II são verdadeiras

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta! Você compreendeu os conceitos de integração e inclusão escolar.

Em relação à história da educação especial, classifique as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1. As classes especiais em escolas regulares surgiram no século XVI, quando médicos e pedagogos acreditaram na educação de pessoas com deficiência.

2. Até o século XVI acreditava-se que a institucionalização era a melhor alternativa para pessoas com deficiência.

3. A educação especial surgiu como um sistema paralelo ao sistema educacional geral.

4. Na integração escolar os alunos com deficiência teriam a oportunidade de aprender com alunos mais competentes.

5. Na década de 1950 surgiu a filosofia da normalização e integração.

Assinale a alternativa que expressa a sequência correta:

e. F – V – V – V – F

Resposta correta: F – V – V – V – F

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta e você compreendeu a origem da educação especial.

De acordo com Mantoan (2006), qual o desafio do ensino escolar brasileiro em relação à inclusão?

Escolher uma resposta.

a. A falta de profissionais qualificados para atuarem com alunos com necessidades educacionais especiais.

b. Encontrar solução para a questão do acesso e permanência de alunos nas instituições educacionais.

Resposta correta: Encontrar solução para a questão do acesso e permanência de alunos nas instituições educacionais.

Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta! Você identificou o desafio do ensino escolar brasileiro frente à inclusão.

Quais foram os marcos mundiais da educação inclusiva?

b. Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien e Declaração de Salamanca.

Resposta correta: Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien e Declaração de Salamanca.

Na figura há a representação de diferentes processos educacionais. Escolha a alternativa que apresenta o processo educativo não denominado na figura:

Escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com