TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento Resistido na Preparação de Triatletas de Sprint: Impacto na Performance?

Por:   •  20/1/2019  •  Artigo  •  8.526 Palavras (35 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 35

Treinamento Resistido na Preparação de Triatletas de Sprint: Impacto na Performance?

Rodrigo Pereira da Silva

                                                          RESUMO

O objetivo do nosso trabalho foi o de investigar os efeitos do treinamento resistido na performance de triatletas de prova Sprint, Para isto foram realizadas pesquisas bibliográficas ATRAVÉS, DE base de dados nacionais e internacionais como Scielo e Pubmed nos idiomas português e inglês. Poucos são os estudos que RELACIONAM O reinamento resistido e desempenhos em provas sprint de triathlon. Os resultados desta pesquisa bibliográfica indicam uma POSSIVEL tendência á melhora no desempenho DE triatletas.

Palavras-chave: Treinamento Resistido, Triathlon, Performance, Sprint.

ABSTRACT

     The objective of our work was to investigate the effects of resistance training on the performance of Sprint Triathletes, seeking to explain their performance in the tests after performing the resistance training. For the elaboration of the same, a bibliographic research was carried out in the national and international databases, such as Scielo and Pubmed in Portuguese and English. There are few studies that talk about resistance training and performances in triathlon sprint events. The results of this literature search indicate a tendency to improve performance.

Key words: Resistance Training, Triathlon, Performance, Sprint.


  1. INTRODUÇÃO

O triathlon é uma modalidade esportiva que envolve as etapas de natação, ciclismo e corrida realizadas de forma consecutiva em um mesmo evento, o que exige a uma grande versatilidade dos atletas (PUGGINA et. al. 2016).

Embora muitos acreditem que o triathlon tenha nascido no Havaí, Scott Tinley, ex triatleta e bicampeão mundial de Ironman, afirma que em 1920 já havia um esporte equivalente ao triathlon na França, denominado de “Les trois sports” (Os três esportes). Contudo, eventos de multi esportes já ocorriam desde o século 19. Foi em 1920 que o jornal francês L´auto noticiou uma competição sem intervalos de 3 quilômetros de corrida, 12 quilômetros de ciclismo e a natação, que consistia em atravessar o canal de Marne. No entanto, essa e outras provas que aconteceram neste período ainda não eram denominadas de triathlon.

 O triathlon teve início nos Estados Unidos, por volta de 1974, num clube de atletismo, quando os atletas, ao entrarem de férias, tinham a tarefa de realizar exercícios de natação, ciclismo e corrida para descansarem das competições de atletismo. (CIPRIANI, SWARTZ E HODGSO1998).

        Rapidamente o esporte triathlon difundiu-se no cenário mundial, chegando ao Brasil no ano de 1981, sendo que sua primeira competição oficial ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro.

        Atualmente o triathlon obedece às regras da ITU[1] (International Triathlon Union), e no Brasil, da CBTri[2] (Confederação Brasileira de Triathlon). Em 2000 nas olimpíadas de Sidney tornou-se esporte olímpico na Austrália, e esta competição serviu como escopo para o crescimento deste esporte, possibilitando o crescimento no número de atletas até os dias atuais. Na estreia em jogos olímpicos a prova contou com as distancias de (1.500 metros para natação, 40 quilômetros para ciclismo e 10 quilômetros para corrida), sendo que essas distâncias foram concebidas no ano de 1982 com o objetivo de inserir o triathlon como esporte de demonstração nos Jogos de Los Angeles. Ainda segundo os mesmos autores, este esporte pode ser praticado em diferentes distâncias, no entanto, o Comitê Olímpico Internacional reconhece apenas a distância Standard. (PUGGINA et al., 2016)

Segundo Piva (2016) o triathlon pode ser realizado em diversas distâncias, sendo os mais frequentes citados conforme tabela abaixo:

TABELA 1: Distâncias das provas de Triathlon

                       Modalidades

                                                         Natação                   Ciclismo              Corrida

Provas

Short ou Sprint

750 m

20 km

5 km

Olímpica

1,5 km

40 km

10 km

Meio Ironman ou Ironman 70.3

1,9 km

90 km

21,1 km

                Ironman

     Ultraman

3,8 km

      10 Km

180 km

        421 Km

42,2 km

       84    km

Fonte: Piva (2016)

Bentley et. al. (2008) afirmam que a modalidade Sprint  pode ser percorrida de 40 à 45 minutos, e isto é possível pois é uma prova curta se comparada com as demais, ao passo que a Ironman tem um limite de 17 horas para sua finalização, tendo um tempo recorde de 7 horas e 35 minutos, tempo médio feito por atletas de elite. No entanto, existem diferentes fatores que contribuem para o desempenho dos atletas e, consequentemente para seus tempos de finalização da prova, tais como fatores fisiológicos, de competição ou treinamento. Bentley (2002) referem que diante das adversidades ambientais, o sucesso ou fracasso dependem das táticas e técnicas do atleta. Um exemplo disto é o que ocorre na natação no triathlon que é realizada em um lago ou mar, onde há a presença de complicações para o atleta, como ondas, flutuação e correntes de água, enquanto que as competições de natação são realizadas em piscina com condições melhores, sem a existência das complicações citadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.4 Kb)   pdf (317.3 Kb)   docx (246.4 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com