TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento resistido

Por:   •  18/9/2015  •  Monografia  •  4.204 Palavras (17 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 17

TREINAMENTO ONDULATORIO SEMANAL PARA DIMINUIR O PERCENTUAL DE GORDURA NO PÚBLICO FEMININO

Wagner Roberto Saes Junior

Orientadora: Dra. Maria Teresa Krahenbuhl Leitão

Resumo

Na atualidade, algumas mulheres estão buscando cada vez mais ter um “corpo perfeito” muitas vezes deixando de lado a qualidade de vida, sendo atraídas mais pelo desejo de ter um corpo com a musculatura em evidência devido à baixa quantidade de gordura corporal. O treinamento resistido visa aumentar a força física e tem grande influência na composição corporal de seus praticantes. A periodização ondulatória semanal facilita a aplicação em academias de musculação, porque ocorre uma mudança de intensidade a cada semana. O objetivo deste estudo foi verificar se a periodização ondulatória semanal é eficiente para diminuir o percentual de gordura corporal no público feminino. Seis mulheres que treinam regularmente na Academia Corpo & Vida Esportes com idades entre 22 e 43 anos participaram do estudo onde foi realizada a intervenção com a periodização ondulatória semanal com duração de nove semanas. Os resultados indicam que o percentual de gordura, embora não alterado em todas as participantes teve uma redução significativa na média de 2,2% na média entre as alunas. Conclui-se, portanto que esta periodização de treinamento ondulatória semanal pode promover reduções do percentual de gordura corporal no público, demonstrando ser uma periodização válida para aplicação em academias de musculação.

PALAVRAS-CHAVE: Composição Corporal; Treinamento Ondulatório Semanal; Treinamento Resistido.

INTRODUÇÃO

Atualmente algumas pessoas têm buscado diferentes métodos para emagrecer e são levadas pela idéia do culto ao corpo, devido à uma proposta de “venda de padrão ideal” de beleza, bem como a de um “corpo perfeito” ou “corpo sarado”.

Muitos homens priorizam o culto ao corpo, porém aparentemente algumas mulheres também estão de olho no tal “corpo perfeito” que revistas, internet e televisão enfatizam que é um corpo bonito e atraente, com pouca gordura e uma grande quantidade de músculos.

Sabe-se que para se ter uma boa qualidade de vida basta realizar 30 minutos diários de exercício físico. Mas o que a mídia impõe e a maioria das mulheres almeja está além destes 30 minutos diários, buscam um corpo perfeito repleto de músculos em maior evidência devido à baixa quantidade de gordura corporal.

Infelizmente, a correria diária faz com que o tempo gasto na frente dos computadores ou em outros tipos de atividades diárias fique relativamente maior do que o tempo disponível para a prática de exercício físico. Ou seja, as pessoas passam a maior parte do tempo trabalhando, pensando em lucros financeiros ao invés de cuidar da própria saúde.

Devido à falta de tempo, algumas mulheres têm adotado outros meios para se conquistar o corpo desejado, tais como: diversos tipos de dietas “milagrosas” que a mídia vende, ao invés de praticar musculação, gastando o tempo que sobra fora do trabalho, fazendo poucas caminhadas e andando em esteiras, muitas das vezes em jejum, ou até mesmo passando por métodos radicais como a lipoaspiração, abdominoplastia, entre outros. Mas para que se consiga emagrecer, sabemos que é preciso conciliar uma dieta balanceada prescrita por um nutricionista com a prática de exercício físico regularmente orientado por um profissional de Educação Física.

Fleck e Kraemer (1999 apud MATOS, 2004), afirmam que as mudanças na composição corporal ocorrem em programas de treinamento de força de curta duração (6 a 24 semanas) e com um treinamento bem elaborado por um profissional de Educação Física, a pessoa tende a aumentar o índice de massa corporal magra e consequentemente diminuir o percentual de gordura.

Existe um consenso com relação à prescrição de treinamento aeróbio regular para intensificar a perda de peso corporal, mas esse método não impede a perda de massa magra, o que é minimizado com a prescrição do treinamento resistido (FRANCISCHI, PEREIRA E LANCHA JUNIOR, 2001).

Com o método de treinamento resistido sem a prescrição do treinamento aeróbio, a pessoa terá tendência em aumentar a massa magra e por consequência se for um treinamento mais intenso acaba por diminuir o percentual de gordura, mantendo o mesmo peso na balança, porém com uma quantidade de massa magra maior que o peso de tecido adiposo.

O treinamento resistido, também conhecido como treinamento de força, de acordo com Souza Junior (2006 apud PRADA et al, 2009) é um método de treinamento que envolve a ação voluntária do músculo esquelético contra alguma forma externa de resistência, que pode ser provida pelo corpo, pesos livres ou aparelhos, sendo praticado com um menor volume e uma maior intensidade, em comparação com o treino aeróbio. A maior característica deste tipo de treinamento é ser composto por exercícios acíclicos, podendo variar, em média, de 30 segundos a 5 minutos o intervalo entre os exercícios e de 1 a 20 repetições por série de exercício.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de verificar como o processo de emagrecimento ocorre em nosso organismo e analisar os efeitos do treinamento resistido em mulheres entre 22 e 43 anos, se ele realmente é eficaz para a perda de peso e qual a contribuição de tal treinamento.

TREINAMENTO RESISTIDO

Esse tipo de treino visa aumentar a força física e a melhorara da capacidade funcional, traz inúmeros benefícios à saúde, tendo uma grande influência na composição corporal de seus praticantes.

Para Leighton (1987 apud MARCHETTI et al, 2010), treinamento resistido é o exercício em que o peso se dá em forma de barras, halteres e máquinas, utilizado para condicionamento e modificações de tamanho de vários segmentos do corpo.

Ao longo dos anos, os benefícios do treinamento de força em exercícios resistidos mostram novas perspectivas em relação à aptidão física e a qualidade de vida. Contudo, para que os benefícios do treinamento resistido sejam otimizados é preciso que a prescrição seja específica para as características do indivíduo, o que significa considerar fatores como idade, aptidão física, histórico de treinamento, tolerância psicológica e física. Para entendermos como funciona a aplicação do treinamento de força na composição corporal é preciso entender um conceito básico para este tipo de treinamento que é a força muscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (226.1 Kb)   docx (366.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com