TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA BÁSICA PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DEMAIS TRABALHOS DESENVOLVIDOS

Por:   •  23/9/2018  •  Resenha  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 16

REBECA MUNHOZ EDUARDO – 8022577

AGACHANDO CORRETAMENTE

Tutor: Prof. Evandro Marianetti Fioco

Claretiano - Centro Universitário

CAMPINAS

2017

Resumo

Com a disseminação dos meios de comunicação, surgiram vários youtubers, blogueiros e atletas que ensinam como executar exercícios, estes internautas sem noções de biomecânica geram “ondas” de pessoas que em algum momento da vida serão vítimas de lesões. Por este motivo este artigo visa, analisar cada movimento biomecanicamente correto, a fim de evitá-las. O método a ser utilizado será o de revisão bibliográfico sistematizada, utilizando artigos científicos do portal Scielo e Google acadêmico, revistas de periódicos de universidades e livros. Todos os exemplares serão de fontes confiáveis, em português e publicado após o ano 2000 até 2016 para que se obtenham informações atualizadas. Começo a revisão pelo ângulos de cada articulação (quadril, joelhos, tornozelos e pelve) com uma analise do movimento considerando-o exercício combinado de joelho e quadril, daremos continuação detalhando a postura, a posição dos pés e suas variáveis.Baseados nos seguimentos ósseos, nas articulações e na linha vetorial da barra, identificaram sistemas de alavancas utilizados no exercício, os quais se movimentam ao mesmo tempo sendo necessário que ocorra um perfeito sincronismo entre as amplitudes musculares e articulares para a máxima produção de força. Assim, o agachamento executado nestes padrões torna um dos exercícios mais completos de membros inferiores, demonstrando resultados eficazes e sendo utilizado com prevenção, tratamento, reabilitação e estética.

Palavras-chaves: Agachamento. Biomecânica. Execução.

INTRODUÇÃO

        A internet esta presente para facilitar a busca de informações, mas acaba por muitas vezes passando informações mentirosas ou incorretas, segundo o Silveira, 2014, cresce o número de praticantes de exercícios que treinam por conta própria, isto devido à facilidade de acesso a algumas informações sobre treinamento adquiridas pela própria internet, revistas, vídeos ou pela vivência nas academias; a  pratica de atividade física é importante para uma qualidade de vida, mas de forma errada, pode trazer riscos de lesões que podem ocorrer por gestos motores incorretos, posturas incorretas que colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação de cargas, podendo gerar lesões articulares e desvios posturais. 

        Analisaremos um dos mais polêmicos exercícios, o agachamento, onde 50% de todas as lesões de atletas, que realizam treinamento de força, são atribuídos a coluna lombar, podendo ser causados por exercícios de agachamento, levantamento terra e potência, quando realizados de maneira inadequada (MARCHETTI, 2013). Souza e Júnior (2010) afirmam que, o exercício de agachamento com barra foi citado como o causador de maior desconforto na região lombar. 

        Campos (2002) consideram o agachamento um exercício eficiente em desenvolver os músculos das coxas, mas o confirma também como um exercício associado a diversas lesões sendo a de coluna vertebral a principal, e reafirma dizendo que “na maioria das vezes são causadas por uma técnica de execução precária”, ou seja, sem seguir limiares fisiológico, biomecânicos e cinestológicos. Neste artigo explicaremos a forma biomecanicamente correta dividida em seis tópicos: 

  • Posicionamento dos pés,
  • Amplitude articular,
  •  Postura,
  • Vetores,
  •  Alavancas
  •  Contração

        Reiser (2014), relata em seus estudos que o conhecimento dos aspectos biomecânicos do agachamento como atividade muscular de membros inferiores, pode esclarecer na aplicação, pois é semelhante tanto no esporte como em diversas atividades cotidianas, podendo ser aplicado em diversas situações; em seus estudos de revisão bibliográfica sobre atividade muscular no agachamento em músculos de membros inferiores, são fundamentais para reabilitação de lesões e treinamento resistido com pesos.

DESENVOLVIMENTO

Posicionamento dos pés

        Segundo Delavier (2000), para alcançar a eficiência do exercício é necessário se atentar ao posicionamento dos pés, pois este trará uma variante que irá aumentar a solicitação do musculo em foco, podendo ser estes quadríceps, glúteos, posteriores ou conjunto de adutores, o autor exemplifica na seguinte imagem.

FIGURA 1- As três maneiras de posicionar seus pés para realizar o agachamento

[pic 1]

Fonte: Delavier, Frederic. Guia dos movimentos de musculação: abordagem anatômica 2º ed. Manole, 2000.

        Segundo Delavier (2000), os pés mais afastados com a ponta dos pés na mesma direção do joelho ambos voltados ao exterior solicitarão de forma mais intensa a posterior de coxa região glútea e conjunto de adutores, ou seja, a parte interior da coxa. No agachamento com os pés levemente afastados, como que case alinhado aos ombros, descendo a um ângulo de aproximadamente 90º (posição horizontal do fêmur) solicitaremos com maior intensidade a região do quadríceps e glúteos. E a imagem seguinte (Figura 1) deixa mais nítida a diferença nos posicionamentos dos pés. O autor faz a seguinte menção comparando o agachamento ao legg press:

Este movimento pode ser realizado por pessoas que sofrem com problemas lombares e que não pode executar o agachamento (Delavier 2000).

FIGURA 2 - Diferença nos posicionamentos dos pés.

[pic 2]

Fonte: Delavier, Frederic. Guia dos movimentos de musculação: abordagem anatômica 2º ed. Manole, 2000.

        Segundo Campos (2002), o agachamento com os pés aproximados, pode ser executado com maior facilidade na Hack (prensa inclinada) pois neste exercício o equilíbrio fica dificultado, onde desceremos cerca de 90 graus para obter maior ativação do quadríceps, além da ativação dos músculos vasto lateral e medial. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (562.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com