TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – 130 horas

Por:   •  15/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  6.692 Palavras (27 Páginas)  •  1.117 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – 130 horas

Cruzeiro do Sul - Ac

2016

ANDRESSA DE ALMEIDA COSTA

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em EDUCAÇÃO FÍSICA - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório II.

Professores: Prof. Dndo Anisio Calciolari Jr; Prof.ª Ms.ª Suhellen Lee; Prof.Dr. Raymundo Pires; Prof.ª Ms.ª Patrícia Proscencio; Prof.ª Ms.ª Eloise W. Almeida; Prof.ª Ms.ª Silvia Paulino Ribeiro Albanese; Prof. Ms. Alexandre Schubert Caldeira.

Cruzeiro do Sul - Ac

2016


                                                   SUMÁRIO

1 RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO .........................................................01

2 ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO SEMESTRAL DE UMA DAS SÉRIES DO ENSINIO MÉDIO. .................02

3 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ..................................03

4.2 DIARIOS DE OBSERVAÇÃO...............................................................04

4.2  DIARIOS DE COPARTICIPAÇÃO ......................................................04

4.2  DIARIOS DE INTERVENÇÃO.............................................................04

5.0  CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................06

 6.0 ANEXOS  .............................................................................................07


ATIVIDADE 1 - RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO

                    Diante do estudo do artigo “Educação física no ensino médio: reflexões e ações”, da autora CHICATI, Karen Cristina. Publicado na revista da educação física/UEM- Maringá, V.11, n.1, p.97-105, 2000.

                     A autora analisou alguns aspectos concernentes ao ensino da Educação Física no ensino médio assim como as dificuldades encontradas pelos professores e os pedidos de dispensas realizadas por alunos.

                     Segundo o autor Darido et al (1999) temos dois motivos que marcam a participação e a implementação da de uma proposta de para a Educação Física no ensino médio, a primeira que 70% estudam no  período noturno e o segundo vem da LDB anterior a 1971, onde os alunos do período noturno, a Educação Física passa ser facultativo, sendo esta porcentagem excluídos do processo, eles reforçam que as possibilidades do ensino médio é fornecer oportunidades para capacitar, e ajudar a compreender o trabalho como categoria social e histórica.

                     Para os autores existem diversos estudo interessantes para uma Educação Física de qualidade, eles citam os estudos como de Daólio (1986), onde o autor propõe para o aluno/trabalhador ofereça uma oportunidade para uma atividade pessoal, em contra partida ao trabalho, algo que permita ao adolescente um relaxamento, com a intensão de fazê-lo perceber seu corpo e capacitá-lo a controlar, permitindo assim uma pratica de atividade prazerosa em oposição à rigidez, já o estudo de Daólio e Medina (1993), trazem uma proposta através da coordenadoria de normas pedagógicas, onde neste documento levanta as características do desenvolvimento dos adolescentes sob o enfoque cultural, cognitivo, afetivo e físico, sendo que a educação física valorize a contextualização histórica dos esportes em nível teórico e a aprendizagem para além do esporte.

                 Para Correia (1993), propõe que o ensino médio deve e pode partir da idéia de um planejamento participativo, considerando assim uma principal vantagem que seria os níveis de participação e motivação dos alunos nas atividades propostas, a valorização da disciplina pelos alunos, assim temos o outro lado as desvantagens onde há um desgaste maior do professor no sentido de providenciar recursos materiais, teóricos, frente à necessidade de planejar diferentes programações em diferentes turmas, assim como a própria limitação de formação dos professores.

                      Os autores apontam que para Darido (1999) parece haver certo consenso entre os pesquisadores da área de Educação Física no ensino médio onde deveria privilegiar o conhecimento teórico, no sentido de fornecer elementos para garantir a autonomia e reflexão do aluno quanto a cultura corporal de movimento, embora na pratica isto não ocorra com freqüência. Sendo então que a Educação Física do ensino médio deve proporcionar ao aluno conhecimento sobre a cultura corporal de movimento, onde implicam diretamente na compreensão, reflexão e análise crítica.

                       O resultado da pesquisa apontou que a Educação Física no mesmo período das demais disciplinas tem um papel importante na questão da democratização do acesso dos alunos as aulas, diminuindo assim o número de alunos faltosos e dispensados, já nas dificuldades enfrentadas pelos professores surgiu à falta de interesse dos alunos aliada à falta de habilidade, a falta de disciplina, as roupas impróprias para a prática das aulas além da vergonha de se exporem, e a rejeição a novidade parece que essa realidade demonstra à restrita vivencia motora ligada às experiências negativa anteriores na pratica da cultura corporal de movimentos destes alunos, no apontamento das dispensas das aulas de Educação Física.

                    Os resultados mostram que a maioria dos alunos que não participam da aula por motivo de trabalho, pela falta de material e também pelo desinteresse dos professores, ficando a minoria justificado por problemas de saúde, ao final do artigo os autores não finalizam com uma colusão e sim com perguntas e sugestões que nos façam pensar sobre o caminho que está tomando a educação.

ATIVIDADE 2 – ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO SEMESTRAL DE UMA DAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO.

[pic 4]

[pic 5]

PLANO DE TRABALHO DOCENTE – ANO 2016

Ano Letivo:

(X) Ensino Médio  

Professor (a): Brenda Larissa de Lima Melo.

Turma: 2 o ANO

Período: (X) Matutino     (     ) Vespertino

Objetivo Geral da Disciplina: Compreender o jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre; Compreender a importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE

OBJETIVOS

CONTEÚDOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS

METODOLOGIA/RECURSOS

AVALIAÇÃO

Compreender a historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas, suas origens e evoluções;

Ampliar o conhecimento técnico-tático dos esportes através de recursos áudios-visuais;

Refletir sobre a importância da interação e da vivência entre os gêneros masculinos e femininos na prática das aulas de Educação Física;

Vivenciar o Voleibol em diferentes espaços, compreendendo suas regularidades, aprofundando sentido e significado de suas regras a partir da realidade daqueles que praticam.

Compreensão do jogo esportivo enquanto conhecimento da Cultura Corporal, historicamente acumulado, evidenciando as regularidades subjacentes à prática e ao bom usufruto do tempo livre; Compreensão da importância dos jogos populares, de salão e esportivo, na contribuição para a qualidade da saúde, do lazer e do trabalho.

Aulas expositivas e explicativas sobre a origem e a prática dos jogos esportivos;

Discussões de conceitos relacionados;

Trabalhos escritos; Pesquisas individuais;

Desenvolver atividades recreativas para estimular a autonomia, a cooperação e a participação.

Participação positiva nas atividades recreativas, dentro do contexto escolar;

Envolvimento nas atividades individuais e em grupo;

Seminários;

Oficinas;

Jogos Esportivos;

Avaliação individual escrita;

Avaliação das atividades práticas.

___________________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (363.5 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com