TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA III - GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLAR

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  927 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        7

4        CONHECER A ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        9

5        PLANO DE AÇÃO        11

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

7     REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho será realizado após diversas leituras e com base em vídeos que relata sobre a gestão dentro da escola e ainda sobre a construção do Projeto político pedagógico em união com o regimento escola, pois os dois documentos dependem um do outro, ambos podem funcionar sozinhos, mas só a união dos dois promove a gestão democrática e o bom funcionamento da escola de maneira ampla. 

Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados obtidos durante a realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, estágio esse que faz parte da grade curricular ofertado pelo curso de Pedagogia da Faculdade UNOPAR, sendo requisito indispensável para a formação do acadêmico. 

O estágio supervisionado é de suma importância para o crescimento acadêmico do discente, pois é através deste que se unem a teoria e prática de maneira única na qual o aluno consegue determinar as suas diferenças e igualdades. Lembrando que devido à nova estruturação da sociedade que na atualidade encontra-se em isolamento devido a uma pandemia precisou se adequar a nova realidade e assim as faculdades também se ingressaram em uma nova forma de estagiar, apresentando vídeos e artigos sobre o assunto, também sendo possível a junção da teoria e da prática de maneira remota.

          O desenvolvimento de tal atividade se faz necessário para que o acadêmico possa usufruir da vivência escolar, e adquirir experiência de como ocorre o trabalho da equipe gestora no dia a dia.

 A formação continuada ganha força a partir do momento que aponta caminhos para um trabalho docente capaz de lidar com os desafios da educação atual - uma complexidade de interesses e necessidades, que exige formação permanente e reflexiva, tendo o pedagogo papel importante nesta construção coletiva, uma vez que é o mediador e articulador dos processos políticos-pedagógicos dentro da escola.

         


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Através da leitura do texto, pude perceber que 0 surgimento de práticas educativas foram sofrendo mudanças com o passar dos anos e se tornando a pedagogia que temos hoje. A nossa sociedade contemporânea, mais conhecida como a sociedade do conhecimento, passa por mudanças cada vez mais rápidas, graças às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’S), fazendo com que todos os profissionais tenham que se atualizar cada vez mais, ampliando seu campo de ação no tempo e no espaço.

 A profissão de pedagogo bem como da própria pedagogia vem assumindo um caráter multidimensional como campo de conhecimento, e por isso a extensão do seu alcance nas diversas esferas da prática social. Cada vez mais o trabalho do pedagogo é exigido para além do ambiente escolar. De acordo com a LDB, a finalidade da educação é desenvolver o educando, sendo assim pressupõe-se que a educação está inserida em todos os âmbitos sociais e é direito de todos para o exercício da cidadania, para a formação do indivíduo, construtor de conhecimentos. No decorrer de sua graduação, o profissional de pedagogia se capacita para intermediar ações educacionais, essas ações podem ser aplicadas no âmbito escolar (instituições de ensino públicas e privadas) e não escolar (empresas, hospitais, residências).

Os processos de ensino aprendizagem se dão em diferentes espaços nos quais a atuação do educador se faz indispensável. O fazer pedagógico no espaço não escolar está diretamente relacionado às atividades que envolvem trabalho em equipe, planejamento formação pessoal, orientação, coordenação sendo que o objeto principal desse fazer está direcionado as transformações dos sujeitos envolvidos nas práticas pedagógicas. 

De acordo com a LDB, a organização da escola concretiza-se pela gestão democrática, instituindo a participação de seus membros na tomada de decisões e realização das ações, que são sustentadas pelo projeto pedagógico construído pelo conjunto de profissionais, com a participação da comunidade escolar e local representadas através das instâncias colegiadas. A gestão democrática na escola se constitui em processo coletivo de decisões e ações, e consequentemente, possibilita recuperar o papel do diretor na liderança do processo educativo e não como peça exclusiva do mesmo.

         (Paro (2005), P. 73 e 74) Sobre o papel do diretor, ele afirma: Em termos práticos, as atividades de direção restringem-se ao diretor e aos assistentes de diretor, sem coadjuvante no comando da escola. No enfrentamento dos problemas do cotidiano escolar, o diretor, ou equipe diretiva, tem impasses que dificultam seu trabalho como gestor. E, no caso do diretor centralizador, o caso fica ainda mais grave, já que será o único a analisar, propor ações e implementar os encaminhamentos necessários ao enfrentamento dos problemas escolares. Porém, com a gestão democrática, parte-se do princípio que, primeiro, o diretor não estará sozinho nem para decidir nem para agir. A legitimidade da gestão democrática se dá nos processos de participação efetiva. Uma delas, e a principal é a eleição de diretores, que é um momento de tomada de decisão de toda a comunidade escolar. Após a escolha do mesmo, deve manter sempre os princípios democráticos, entendendo a escola como instituição de caráter pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (199.2 Kb)   docx (231.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com