TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CURRICULAR DO ESTÁGIO III

Por:   •  24/10/2020  •  Artigo  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 8

        [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

LÉIA FERNANDA DA SILVA

 

RELATÓRIO CURRICULAR DO ESTÁGIO III

[pic 3]

Cruz Alta – RS

2020

LÉIA FERNANDA DA SILVA

RELATÓRIO CURRICULAR DO ESTÁGIO III

Relatório de Estágio Curricular Obrigatório III apresentado a UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, no requisito parcial para obtenção da média bimestral na disciplina de Estágio em Serviço Social III.

Orientadora Profª: Maria Valquíria D. Caprioli.

[pic 4]

Cruz Alta – RS

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS        10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho, tem como ojetivo relatar e identificar a prática e a atuação do profissional do Serviço Social no campo da política pública de Assistência aos moradores de rua, caracterizado e mantida por uma Lei específica de  nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009, que considera-se população em situação de rua: o grupo populacional heterogênio que possui ou contém a pobreza extrema; os vínculos famíliares interrompida ou fragiliizadas e a inexistencia de moradia convencional regular e, que utiliza os lougradores públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia permanente.

O atendimento a essa população, no Município se dará através  da Secretaria de Assistência Social (SAS); Casa de Passagem e, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Entidades essas, mantedoras dessa política assistecial, que devem desempenhar um servço que visa: auxiliar, orientar,e  encaminhar essas pessoas proporcionando as mesmas  garantia de seus direitos, buscando suprir suas necessidades imediatas tendo em mente a integralidade da ação de sua complexidade ética. A rede de atenção, orientada pelos princípios da universalidade;, da assecebilidade; do vínculo; da continuidade; do cuidado; da integralidade de atenção; da responsabilização; da humanização; da eqüidade e da participação social; buscando, sua reinserção na sociedade e, o resgate da dignidade do ser humano, oferecendo: promoção; proteção; tratamento e reabilitação; alimentação; condições de higiene; tratamento assistencial (documento e passagem); suprir suas necessidades básicas e, encaminhamento para tratamento de saúde psicológicas. Cabe, ressaltar a suma importância do profissional do Assistente Social na busca ativa dessas demandas, pois, é ele que vai realizar todas os encaminhamentos, relatórios, visita e resgate de vínculos.

2 DESENVOLVIMENTO

O Estágio Curricular, realizou-se na Casa de Passagem na cidade de Cruz Alta (RS), local que destina-se a abrigar pessoas em situação de  vulnerabilidade social temporariamente. A Casa de Passagem, foi inaugurada no  município e implantada sob o Decreto nº 497/15 de 11 e  novembro de 2015, pela Prefeitura  Municipal de Cru Alta, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), da Lei Municipal nº 2615/2015 de 20 de maio d e 2015. Constitui-se uma Unidade Pública de prestação de serviços e proteção social especial de alta complexibilidade, prevista na Politica Nacional de Assistencia Social (PNAS), que atende individuos adultos, familia e seus membros ameaçados  de privacidade e convivência familiar, em situação de rua, vulnerabiliddade ou exclusão social.  A sede da Casa de Passagem, esta localizada sito à rua: Padre Teodoro nº 202, Bairro de Fátima nesta cidade, cuja atuação se dará da seguinte forma, mediante os seguintes principios:

I – Defesa da dignidade e dos direitos fundamentais do cidadão;

II- Construção de possibiliidades de autonomia e indepedência individual e social;

III- Respeito a privacidade;

IV- Atuação em rêde; e

V- Visão multidisciplar da ações.

Os serviços da Casa de Passagem, é ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência com idade entre 18 a 59 anos, residentes no Municipio de Cruz Alta  e/ou oriundos de outros municípios. O período de estadia nas Casa de Passagem, será de três (3) pernoites, salvo casos específicos que serão avaliados exclusivamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Juntamente com o albergue (Casa de Passagem), a equipe de trabalho e assistência poderá contar com o apoio da equipe multidisciplinar do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que conta com psicologos em referências as situações para a atenção básica, Ministério Público (MP) realizando um trabalho conjunto. A equipe da Casa de Passagem,  é formada pelo: Assistente Social; Coordenador que gerência as ações; equipes de educadores sociais, higienizadoras, motorista, cozinheiro e guarda. Compete ao coordenador da Casa de Passagem: coordenar as ações da Casa de Passagem;autorizar o acesso ao registro confidencial do usuário e, dos orgãos internados quando requerido para fins de encaminhamento; coordenar reuniões programadas, planos de ação, planejamento diário e, cronograma de atividades; elaborar juntamente com a equipe técnica e de apoio, horários e escalas de serviços da Casa de Passagem; realizar articulações em parceira com a rêde de serviços do município; realizar reuniões semanais com a equipe afim de otimizar os serviços; cumprir e fazer cumprir as determinações do Regime Interno da Casa de Passagem, quando houver dúvidas na sistemática da Casa de Passagem; desenvolver semestralmente relatórios avaliativos referentes as atividades propostas na Casa de Passagem e, zelar pela integridade fisica e  moral do usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com