TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  29/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL – FADIRE

THIAGO FELIPE DE LIMA

EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE

ACOPIARA

2014

SUMÁRIO

  1. JUSTIFICATIVA...................................................................................................4
  2. OBJETIVOS.......................................................................................................5
  1. objetivo geral.....................................................................................................5
  2. objetivo específico..............................................................................................5
  1. METODOLOGIA................................................................................................5
  2. REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................5
  1. a população idosa no Brasil.....................................................................................5
  2. a  importância do exercício físico na terceira idade...............................................6
  3. a  importância do educador físico nos exercícios da terceira idade..........................6
  1. REFERÊNCIAS.......................................................................................................8

APRESENTAÇÃO

Os exercícios físicos são grandes aliados para se ter uma melhor saúde, seja na criança, no adolescente, no adulto e nos idosos. A cada dia as pessoas estão se conscientizando que é indispensável as referidas práticas, para se ter uma melhor qualidade de vida. Embora se divulguem os benefícios para todas pessoas de todas as idades, em especial aos idosos, eles representam a parcela da população mais sedentária. Este trabalho tem a missão de mostrar os benefícios das práticas de exercícios físicos na terceira idade, explica também que não somente realizar o exercício de qualquer forma, mas salienta o acompanhamento de profissionais da educação física, de nutricionistas e de fisioterapeutas, para obter objetivos reais na vida de cada um. A pesquisa quer mostrar que pode-se fazer mais pelo idoso para transformar a terceira idade em uma experiência gratificante, para mostrar que esta não seja apenas um período de inatividade e exclusão social e sim uma nova e bem sucedida etapa da vida.


1.JUSTIFICATIVA

        O presente trabalho aborda sobre a importância do exercício físico na Terceira Idade, para o envelhecimento saudável, a longevidade e uma qualidade de vida ao envelhecer. Essa pesquisa, quer enfatizar sobre a forma correta de promover programas de exercícios para a população idosa, busca também mostrar aos municípios e estados o que precisa melhorar e o que deve mudar, para que ofereça aos idosos serviços de qualidade e que não prejudique a saúde e sim promover a melhoria na vida..

Segundo PEREIRA (2003) é importante que o idoso experimente a existência de suas articulações, o limite de sua força, o prazer de transformar o seu corpo num instrumento para extravasar suas emoções, seus sentimentos.

2.OBJETIVOS

2.1.objetivo geral

        Incentivar ainda mais a população idosa a se exercitar, a buscar meios que melhorem sua qualidade de vida em todos os sentidos.  Buscar ainda alcançar os idosos sedentários, os que mesmo aposentados trabalham e não realizam exercícios físicos. Mostrar aos municípios a importância de um profissional de Educação Física, para acompanhar os idosos nos exercícios.

2.2.objetivo específico

        - Descrever a população idosa no Brasil

        - Mostrar a importância do exercício físico na terceira idade

        - Explicar a importância do educador físico na terceira idade

3.METODOLOGIA

O tipo de pesquisa utilizado foi do tipo descritiva, com análise de documentos, onde foi usado como fonte de pesquisa artigos de internet, monografias, livros e portais de notícias.

4.REFERENCIAL TEÓRICO

4.1.a população idosa no Brasil

A população brasileira está com aproximadamente 201,5 milhões de pessoas e a cada ano que passa está vendo diminuir o numero de crianças e aumentar o de idosos.

Segundo o recente estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita no ano de 2013 contabilizou 26,1 milhões de idosos no país. No ano de 2011, a mesma pesquisa registrou 23,5 milhões de idosos, um crescimento de aproximadamente 11%, em relação ao ano de 2013.

Um dos fatores para tal crescimento na população idosa, é a diminuição das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida. Desde o ano de 1970 que a taxa de natalidade vem decrescendo, em decorrência do ingresso de mulheres no mundo profissional e por altos custos gerados para a educação dos filhos. Outro fator para o envelhecimento é a expectativa de vida que hoje, segundo o IBGE está em 74,9 anos.

Com o crescimento acelerado da população idosa no país, esperamos que o governo crie políticas públicas e as que já existem sejam ampliadas ainda mais, para dar  uma qualidade de vida melhor para quem já fez tanto por essa nação.

4.2.a  importância do exercício físico na terceira idade

        Exercício físico é qualquer atividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objetivo de alcançar a saúde e também a recreação.

        Estudo realizado pelo  Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), realizado com  dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) indica que idosos praticantes de exercícios físicos regularmente procuram menos atendimento médico do que os sedentários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com