TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Educações: Aprender com o índio

Por:   •  12/12/2016  •  Resenha  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 9

Educação Educações: Aprender com o índio

Na fala dos índios eles inibem a expressão com tom de ingenuidade e independência, pois não aderiam à forma padrão de educação que está sendo imposta pelos brancos, toda a nação tem sua crença e ensinamentos, assim os povos aprendem conforme seus costumes.

Mesmo em um país que é dado a educação, cada lugar tem seus costumes e ensinamentos diferente e fogem do que é ‘’certo’’ para a sociedade. Pois cada um tem o seu saber de acordo com local e vivencia.

As escolas seguem um padrão de ensino exigido e cada lugar tem que complementar seus ensinamentos de acordo com a experiência e vivências anteriores e é direito de cada cidadão ter acesso a mesma, a escola é um lugar que há um contato com aprendizado, além do que se aprende em casa e no decorrer da vida.

O professor tem o papel fundamental na educação de cada individuo, pois além de ensiná-los de acordo com o que o sistema determina, muitos vão além, transmitindo a realidade do mundo, formando pessoas criticas que lutam pelo seu objetivo.

Fax de Nirso

O Nirso era um excelente vendedor, que pela escrita e fala não teve um estudo, e se teve não estudou o suficiente, a forma em que ele fala é a mesma que é escrita. O gerente então ficou preocupado já que Nirso não tinha estudo adequado para exercer aquele cargo, pois ele estava visando à imagem da empresa, e mesmo para um bom desempenho é preciso visar os detalhes e seus funcionários, ainda mais que o nirso era um bom vendedor e representava suas lojas e filiais. O gerente então levou o caso adiante e apresentou-se para o presidente da firma.

O presidente vendo as contabilidades do vendedor, não focara na imagem da empresa e sim nos lucros que estava tendo, percebeu-se então que o vendedor era bom de papo e prestativo vendia muito por onde passava. Resolveu-se então adotar a tática de Nirso como forma de agradecê-lo resolveu agir da mesma maneira. O gerente não entendeu a posição do presidente e ficou preocupado em preservar a empresa, onde aos seus olhos essa atitude do Nirso e presidente iriam trazer prejuízo, porém o presidente esta feliz.

Não vejo errada a atitude do presidente, pois hoje o falar e se expressar e ter uma boa escrita são característica para um bom currículo, sem falar que é muito importante para empresa. Por outro lado achei a atitude do presidente egoísta e interesseiro ele não estava preocupado com a situação em que Nirso se encontrava ele estava preocupado com a contabilidade e começou agir da mesma forma.

Hoje a educação segue um método padrão não há mais ensino como antigamente e também não se aprende como antes, o professor hoje não tem a liberdade de ensino, onde ele consiga se expressar e nem colocando em pratica aquilo que é de suma importância. Já o aluno não se dedica querem tudo de mão ‘’beijada’’ como então preparar para o mercado de trabalho se eles não se preocupam em ser alguém futuramente.

História para chapeuzinho vermelho (versão lobo)

O lobo colocou que em nenhum momento foi ouvido ele não teve a oportunidade de falar e foi julgado pela aparência. Tanto a chapeuzinho vermelho e a vovozinha achava que ele iria fazer algum mal e foi isso que aconteceu. O lobo foi praticamente obrigado a comer as duas, pois ambas não deram nem a chance do lobo se explicar, assim como ele foi morto sem ao menos se defender, seu único jeito era defender seu território

Devemos dar à oportunidade de falar, porque nem sempre o que achamos é verdade e a verdade vista pelas pessoas é através da expressão, como dito o lobo não teve a oportunidade de se impor.

Não acho justo privar a pessoa de se expressar todos nós temos o direito de falar não importa se é minoria ou maioria.

Em base o que é passado e aprendido a única verdade é que sem estudos e sem conhecimentos não se dar para ir muito longe, pois o conteúdo é a chave de se ter um conhecimento.

Uma pescaria inesquecível

 O pai sabia que não tinha ninguém por perto e poderia levar o peixe para casa, fazendo então a vontade do filho, porém ele percebeu que essa atitude pudesse prejudicar e não seria correto, uma vez que estava proibindo a pesca. Ele mostrou para seu filho que para agir da maneira correta não precisava de ninguém olhando, o filho então ficou aborrecido com o pai já que ele não tinha entendimento. Com o passar dos anos pude perceber o quanto foi importante a forma de agir que o pai tomou diante daquela situação é a mesma que ele passou para os filhos. Pois a boa educação te acompanha de geração a geração.

O certo e errado é algo que vem de berço, é em uma casa que se aprende o certo e errado, onde é vivenciada uma situação, a escola é um complemento. Imagine um professor ensinando bom comportamento a um aluno, sendo que em casa ele não teve esses ensinamentos.

Folha amassada

Nossas atitudes nós trazem marcas que não podem ser retiradas, até mesmo com palavras amorosas devemos ter controle de nós mesmos, antes de qualquer ação, devemos analisar se futuramente terá prejuízo em relação aos nossos atos, pequena palavra agride mais que se fosse levar tapa, e um pequeno gesto valem mais que mil palavras.

Fazemos coisas sem pensar que nos arrepende ainda mais se foi falado algo ou feito algo é impossível reverter à situação. Hoje me policio minhas atitudes e é muito difícil me aborrecer ou aborrecer alguém, sou tranqüila e observadora.

Há muitos alunos que são explosivos devemos agir igual o professor do texto, ele mostrou uma conseqüência de um ato que poderia ser controlada e evitada e mostrou que nem tudo pode ser reversível. Se não for trabalhado em cima daquele aluno ele poderá se tornar um problema afetando os outros colegas.

A lição dos gansos

O companheirismo entre eles é coisa de outro mundo, nunca pude imaginar que uma imagem tão linda tivesse um significado tão bonito é um exemplo que um homem pode seguir. Ate na hora da queda eles são fiéis não abandonam seu companheiro, e isso mostra que a união entre os dois é linda, não existe competição de quem ta a frente.

Acho que todos nós deveríamos aprender a lição dos gansos, eles têm o mesmo objetivo e é assim que deve ser a comunidade, se todos agissem assim os objetivos seriam alcançados. Cada dia que passa me preparo psicologicamente para esse papel, pois é de responsabilidade comandar uma equipe onde você é o líder, e o crescimento, amadurecimento e formação depende de você.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com