TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica Adaptada

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Física Adaptada

História da Deficiência ao longo do tempo:

∙ Deficiência Teológica: antiguidade até meados da Idade Media, na Europa. As civilizações desse período atribuíam a causa das deficiências aos “Deuses”(“mal” em pessoa), providencia divina.

∙ Idade Moderna – Pensamento Iluminista (Biologia, Física e Medicina), sec. XIX e XX.

∙ Juntamente com a concepção médica surgiu a Medicina Pedagógica. Baseada na capacidade dos indivíduos para interagir no ambiente escolar (trabalho de intervenção).

∙ Deficiência como um problema complexo (varias perspectivas).

∙ Reabilitar indivíduos portadores de deficiência (Gimenez, 2001; Schermill, 1988; Strauss, 1988)


ESTIGMA DA EXCEPCIONALIDADE OU DEFICIENCIA

Incluem-se pessoas com respostas ou Aparências diferentes das esperadas conforme normas abstratas que determinam a essência historia da espécie humana.

O TERMO “ DEFICIENTE PARA DIFERENTE”

Diversos termos ao longo da historia:
- preocupação o pedagógica

- terminologias levam ao significado de “ falta, deficiência, exclusão”.

Terminologia Atual:

Pessoas com Necessidades Especiais.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

∙ Programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades padrões motores fundamentais e habilidades de esportes.

∙ Programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos sejam eles, criança, idosos, ou que possuam alguma deficiência, seja ela: física, auditiva, visual, metal e outros.

∙ A Educação Física Adaptada é uma subdisciplina da Educação Física que permite uma participação segura, pessoal, satisfatória, suprindo as necessidades dos portadores de necessidades especiais.

∙ O Objetivo da Educação Física Adaptada é suprir em longo prazo as necessidades especiais, dando um novo rumo a suas vidas, adequando-as ao desenvolvimento do seu potencial, e melhorando assim a auto-realização de todos.

LEIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

∙ SEÇÃO 504 DO Reabilitation Act. (1973), e a Individuals with Disabilities Educations Act, originalmente assinada em 1975, IDEA.

∙ Principalmente finalidade IDEA: Garantir que todas as crianças portadoras de necessidades especiais tenham a sua disposição uma educação pública e gratuita que enfatize a Educação Especial e os serviços relacionados para suprir as suas necessidades especiais.

LDB –Leis de Diretrizes e Bases 9.394/96

∙ Promulgada por Darcy Ribeiro, diz: “Haverá serviços de apoio especializado, na escola regular.

∙ O Estado oferecerá educação especial para faixa dos 0 ao 6 anos;

∙ Quando não for possível a integração o nas classes comuns do ensino regular, o atendimento educacional, será em classes, escolas ou serviços especializados.

∙ OBSERVAÇÃO: Atendimento precário voltado a segregação.

LDB Leis de Diretrizes e Bases, Cap. III, Art. 208 da Constituição da República de 1985

“ O dever do Estado a educação será efetivada mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiências, preferencialmente na Rede Regular do Ensino.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA:

Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. O vocabulário é de origem latina, em que “DOLENTIA” significa “dor, padecimento”.

∙ Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um individuo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógeno (internos, do próprio organismo).

∙ Deficiência: é qualquer perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, decorrente de causas congênitas e/ ou adquiridas.

Em Inglês: DISABILITY

Em espanhol: discapacidad

∙ É um programa individualizado de aptidão física e motora, habilidades padrões motores fundamentais e habilidades de esportes.

Programa elaborado para suprir as necessidades especiais dos indivíduos sejam eles; criança, idosos, ou que possuam alguma deficiência seja ela física, auditiva, visual, mental e outros.

∙ Educação física adaptada é uma sub disciplina da educação física que permite uma participação segura, pessoal, satisfatória, suprindo as necessidades dos portadores de necessidades especiais.

∙ Objetivo da Educação Física Adaptada é suprir em longo prazo as necessidades especiais, dando um novo rumo a suas vida, adequando-as ao desenvolvimento do seu potencial, e melhorando assim a auto-realização de todos.

∙ Integração: processo que visa a inserção das pessoas portadoras de deficiência em todos os setores da sociedade (politico, econômico, social e cultural).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com