TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.325 Palavras (22 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 22

Anhanguera de Bauru

Ano 2015

Aluno: Jerferson Benedito de Paula Rocha – RA: 6825473986

Paulo Roberto da Silva – RA: 7667719437

Faculdade Anhanguera de Bauru

Curso de Educação Física

Email:akmo17@hotmail.com

Prof.paulo68@gmail.com

Orientador: Marcelo Gouveia

Faculdade Anhanguera de Bauru

Curso de Educação Física

Email: marceloagouveia@hotmail.com

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Resumo.

O objetivo principal deste estudo foi mostrar como a Educação Física Adaptada pode contribuir para a inclusão escolar satisfatória de alunos com necessidades educacionais especiais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que poder ser definida como a análise de publicações diversas a respeito de um tema. Para a realização deste estudo foram levantados, analisados e selecionados materiais impressos como livros-textos, periódicos especializados na área e materiais de meio eletrônico. Concluiu-se que a Educação Física Adaptada tem muito a contribuir para a efetivação satisfatória da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais, principalmente porque lhe oferece condições de participação, interação e de ação em situações diversas. Além disso, contribui para elevar a autoestima deste aluno, tornando-o mais confiante em sua capacidade de aprendizagem de realizações, beneficiando sua socialização, entre outros benefícios.

Palavras-chave: Contribuição. Educação Física Adaptada. Inclusão Escolar. Necessidades Educacionais Especiais

abstract

The aim of this study was to show how the Adapted Physical Education can contribute to satisfactory school inclusion of students with special educational needs. The methodology was the literature that can be defined as the analysis of several publications on a theme. For this study were collected, analyzed and selected printed materials such as textbooks, professional journals in the field and electronic media materials. It was concluded that the Adapted Physical Education has a lot to contribute to the satisfactory conclusion of the inclusion of students with special educational needs, mainly because offers conditions of participation, interaction and action in various situations. It also helps to raise the self-esteem of this student, making him more confident in their achievements of learning ability, benefiting their socialization, among other benefits.

Keywords: Contribution. Adapted Physical Education. School Inclusion. Special Educational Needs.

Introdução

A inclusão escolar é uma realidade cada vez mais presente no contexto das instituições. É um processo de vai além de simplesmente garantir o acesso da criança com necessidades especiais, implicando em garantir também a convivência, interação, aprendizagem e o desenvolvimento pleno a este aluno.

Diante disso, surgiu o interesse em abordar o papel da Educação Física Adaptada nesse processo, buscando-se ainda refletir sobre a importância da formação permanente do professor, e qual devem ser sua postura diante do desafio da inclusão escolar.

O objetivo principal deste estudo foi mostrar como a Educação Física Adaptada pode contribuir para a inclusão escolar satisfatória de alunos com necessidades educacionais especiais.

Para uma melhor compreensão deste tema iniciou-se com uma breve abordagem da Educação Física e sua trajetória história; seguida da inclusão escolar e do conceito de necessidades educacionais especiais; o papel do professor de Educação Física no processo de inclusão escolar e por fim a Educação Física Adaptada evidenciando seus principais aspectos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Para fundamentar este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica em materiais impressos como livros-textos, periódicos especializados na área e materiais de meio eletrônico.

Silva e Menezes (2001, p. 37) afirmam que a pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura “resultará do processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitirá um mapeamento de quem já escreveu e o que já foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa”.

REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 Educação Física

O termo Educação Física refere-se não somente a este aspecto, mas a promoção do desenvolvimento pleno da pessoa integrando corpo, mente e espírito.

Para Betti e Zuliani (2002) enquanto componente curricular a Educação Física cumpre relevante papel de integrar o indivíduo na cultural corporal, permitindo-lhe usufruir de atividades físicas, esportivas e rítmicas e ainda participar de atividades lúdicas como o jogo, além de manifestações artísticas como a dança, que ajudam a melhorar sua qualidade de vida.

Piccolo (1993) considera que o principal compromisso da Educação Física é com a formação integral do indivíduo, criando através de suas propostas condições dele se tornar independente, participativo, com autonomia de pensamento e ação. Por isso a importância de sua presença como componente curricular e na educação de crianças e jovens.

Segundo De Marco (2004, p. 77) a Educação Física é um espaço educativo privilegiado para “promover as relações interpessoais, a autoestima e a autoconfiança valorizando-se aquilo que cada indivíduo é capaz de fazer em função de suas possibilidades e limitações pessoais”.

De acordo com Kunz (2003, p. 17) ainda que persista uma tendência tradicional na prática educativa de muitos professores de Educação Física, felizmente nos últimos tempos tem sido observado um movimento de renovação com o desenvolvimento de projetos que demonstram o comprometimento da Educação Física não somente com o desenvolvimento da aptidão física, mas também com o desenvolvimento pleno do aluno, dos diversos aspectos que ultrapassam o físico e motor, alcançando também o cognitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com