TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.581 Palavras (15 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 15

A  IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA[a] NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

ESAP

IGUATEMI – MS

2016

RESUMO

O presente trabalho abordou o tema educação Física Adaptada, através de bibliografia já existente, enfatizando o contexto histórico, como está inserida hoje na rede regular de ensino, buscando uma reflexão sobre a sua evolução no que diz respeito às necessidades específicas de estudantes com necessidades especiais, não só socialmente, mas praticando as atividades propostas e planejadas pelo professor, junto ao grupo classe, como parte importantíssima na inclusão na sociedade. A presença do estudante com necessidades especiais na escola regular pressupõe uma mudança radical no interior da mesma, seja nos procedimentos de ensino, na avaliação, no currículo, enfim, em todas as áreas do sistema escolar, considerando assim a escola inclusiva.[b][c][d][e]

Palavras-Chave: Escola, Necessidades especiais, Educação Física adaptada.

INTRODUÇÃO

[f]

        O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, os significados da inclusão de indivíduos com necessidades especiais nas aulas de educação Física no sistema regular de ensino. Pretende-se verificar como a educação física evoluiu e como foi inserida na rede regular de ensino através de bibliografia existente.

        Com base na problematização do objeto estudado e examinados os conteúdos teóricos, são apresentados e analisados sob a forma descritiva-interpretativa, na sua complexidade fundamentada pela reflexão resultante apresentada, como elemento dinamizador e articulador do discurso construído na temática.

        Utilizou-se a pesquisa de cunho bibliográfico a fim de possibilitar a composição de um diagnóstico dos referenciais bibliográficos estudados. Os dados e informações coletados no decorrer da pesquisa bibliográfica foram analisados na sua complexidade articulando-os com a temática do trabalho.

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA        

A inclusão social vem acontecendo e se efetivando em países desenvolvidos desde a década de 80 (Sassaki, 1997). No Brasil foi só a partir da Constituição Republicana de 1988 que cresceram os estudos sobre educação Inclusiva na área de Educação Física, e de forma mais sistemática após a Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN/ 96 (Aguiar, 2002).

        A Educação Inclusiva, segundo Mendes (1999) ainda hoje é um grande desafio para o país, e constata que,

[...] a inclusão total (se entendida como a inserção de todas as crianças e jovens, independentemente do tipo e grau de limitação, na classe regular, por tempo integral e sem qualquer outro tipo de apoio)é uma resposta muito simplista e equivocada a um tema demasiadamente complexo, e que, se caracteriza no momento por uma confiança excessiva na retórica e pela falta de evidências científicas. É muito mais uma questão de crença, ou religião do que de ciência (p.18)

        A inclusão como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo. É a modificação da sociedade como pré-requisito para que o indivíduo com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania. É um processo com transformações pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. (Sassaki, 1997).

        A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, ao reconhecer a Educação especial como modalidade de ensino que permeia todos os níveis escolares, deixa claro que não há, nos sistemas de ensino, tipos separados de educação. Sendo assim, a educação especial não é um subsistema e as unidades escolares devem ter um conjunto de recursos que devem ser organizados e disponibilizados a fim de que todos os estudantes possam desenvolver suas competências com respeito e dignidade, entre estes, os que necessitam de apoios diferenciados.

        Da observação natural e comprovado por estudos científicos, pode-se constatar que o movimento humano desempenha um papel fundamental no seu processo de desenvolvimento biológico e psicológico, evolucionário, social e cultural e cognitivo. Entretanto, o movimento assume matizes diferenciadas no desenvolvimento do ser humano ao longo do ciclo da vida, devido as suas diferentes características e consequentes necessidades. (Ferraz, 1996)

        Conforme Mantoan (1997), os desafios a serem enfrentados são inúmeros e toda e qualquer investida no sentido de ministrar um ensino especializado aos estudantes depende de se ultrapassarem as condições atuais de estruturação do ensino escolar para deficientes. A evolução das ideias e práticas relativas aos serviços para indivíduos com deficiência e, a inserção escolar, colocam inúmeras questões aos educadores especialistas.

        A Educação Física oferecida na escola regular, por muito tempo esteve associada ao esporte, especialmente àquele com bola e vinculada à competição. Este tipo de esporte tem suas vantagens, pois é, em sua maioria, coletivo, o que favorece a socialização das crianças e sua interação com o meio, contudo, estimula as desavenças relacionadas aos resultados obtidos. A Educação Física esperada e que se tem hoje é aquela que realiza atividades mais completas, planejadas, com objetivos claros, por meio de jogos de vários tipos e também de muita recreação, o que estimula nas crianças a sua relação com o colega, a cooperação com o outro e também o respeito ao próximo.

        Carvalho (1998, p.170) afirma que, o paradigma da escola inclusiva pressupõe, conceitualmente, uma educação apropriada e de qualidade dada conjuntamente para todos os estudantes – considerados dentro dos padrões da normalidade com os com necessidades educacionais especiais – nas classes de ensino comum, da escola regular, onde deve ser desenvolvido um trabalho pedagógico que sirva a todos os indivíduos, indiscriminadamente. Sendo assim, o ensino inclusivo é a prática da inclusão de todos, independente de seu talento, deficiência (sensorial, física ou cognitiva), origem sócio econômica, ética ou cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (161.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com