TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física

Por:   •  30/8/2017  •  Artigo  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]


 

[pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6]


Sumário[pic 7][pic 8]

Sumário        3

1        Introdução        4

1.1        Motivação        4

2        Texto        5

2.1        A Política do "Pão e do Circo" nos dias Atuais        5

Referências Bibliográficas        6


  1. Introdução

Neste texto serão introduzidos os assuntos abordados durante o estudo do conteúdo da matéria de Recreação e Lazer

  1. Motivação

A motivação deste documento foi a necessidade da elaboração do texto sobre uma questão de grande importância quanto nossa política.

A partir da leitura atenta da Unidade 2, sobre a trajetória do texto legal de nossas Constituições em torno da temática do lazer, bem como do processo histórico das políticas de lazer em nosso país, escreva uma pequena carta (de no mínimo uma lauda) a um amigo de outro

país interessado em conhecer algo dessa relação entre lazer e direito social no Brasil. Comente com ele aspectos relevantes observados durante essa trajetória histórica, até chegar aos dias atuais. Lembre-se: uma carta não é um texto acadêmico

O Lazer No Brasil

O lazer no Brasil, começou a ser entendido como lazer e não como fonte de ócio, após a Revolução Industrial, que foi quando pode se observar e diferenciar o tempo livre do tempo do não trabalho de forma mais precisa. E após a Segunda Guerra Mundial a luta pelo direito do lazer ficou muito mais clara. A busca por direitos sociais e melhorias se tornaram crescente. Neste inicio tivemos uma significativa criação legislativa como a criação do Instituto de Pensão e Aposentadoria,  a CLT que contribuiu com leis das quais, reduziram as cargas horárias de trabalho, a inclusão de repouso semanal remunerado, intervalo de repouso/refeição, férias remuneradas. Nesse momento histórico ainda tivemos a inclusão do lazer na Declaração dos Direitos Humanos, a partir deste momento.   Império Romano a população era distraída com atrações e migalhas de pão pelo Imperador, que realizava estes acontecimentos com medo de uma rebelião do povo, esta política utilizada em Roma ficou conhecida como "política do pão e do circo".

O lazer é um direito social assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos, é permitido o direito ao lazer, nesse caso não amparado somente pelo princípio da dignidade da pessoa humana, mas tendo como alicerces o valor social da ordem econômica amparada pela valorização do trabalho humano para propiciar ao trabalhador uma existência digna. O reconhecimento do direito social do lazer contribui para a expansão do ser humano na sua essencialidade, com a liberação para o convívio familiar, a confraternização com os amigos, a prática de atividades lúdica, esportivas, culturais, ao desfrute das artes, ao estudo, o que o condiciona a um crescimento pessoal, familiar e social.

Neste momento histórico houve o ganho da CLT com artigos que rediziam a carga horária de trabalho, intervalo de descanso/refeição, descanso semanal remunerado, férias. Foram criados o SESC e o SESI voltados para a prestação de serviços à educação, saúde, lazer e ações sociais para os trabalhadores do comercio e indústria.

Neste período foi criado a Campanha de Ruas de Recreio, e passou a ser o modelo de política publica no país, outro ganho foi à obrigatoriedade de Educação Física como pratica escolar e o principal difusor do lazer no Brasil, um marco desta época foi que o lazer era totalmente elitista e no caso da população mais pobre era assistencialista.

Nesta época mesmo o aumento das diferenças sociais o grande acontecimento foi a implementação do lazer como direito social na Constituição Federal, com isso o lazer para de ser um beneficio e se torna uma medida política da qual deve ser protegida pelos mesmos.

Neste período houve grandes evoluções dentro da política, como a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, a inclusão do lazer na Política Nacional para a Integração das Pessoas Portadoras de Deficiência, a inclusão de uma lei que coloca o lazer como obrigatório para o tratamento de portadores de transtornos mentais, a criação do Pronac e o PCNE que inclui a Educação Física como responsável pelo caráter lúdico do lazer. Porem tudo isso não é reivindicado pela população que acaba esquecendo que o lazer é um direito e que o mesmo deve ser cobrado, para se tornar acessível a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com