TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física 2 Semestre 2015

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Dos vários fenômenos da vida o ritmo é um dos mais interessantes, tudo funciona através dele. As estações do ano, as batidas do coração, as fases da lua, entre tantas outras. Deste modo, ele está existente em todas as ações por nós realizadas, inclusive na Educação Física.

O ritmo e a dança são complementares, a dança só ocorre quando o corpo realiza movimentos a partir de um determinado ritmo. A dança no contexto escolar é um referencial para as questões que permeiam a educação atual, das possibilidades de inspiração, expressão, socialização, cooperação e aprendizagem pela dança. Essa inserção, como componente curricular nas aulas de Educação Física, é um desafio e deve ser assumido pelos educadores, ligando as experiências discentes e os saberes trabalhados pela escola.

.

2 DESENVOLVIMENTO

A palavra ritmo, deriva do grego rythmós, significa movimento, aquilo que flui, que se move. As atividades rítmicas e a dança fazem parte da cultura corporal, que devem ser desenvolvidas nas aulas de Educação Física. Associar conceitos de ritmo e movimento com os conceitos de Educação Fisica.. BUENO descreve ritmo como:

Essência da poesia em que se agrupam os valores de tempo combinados por meio de acentos; volta periódica de tempos fortes e fracos, num verso ou numa frase musical; movimento com sucessão regular de elementos fortes e fracos; harmoniosa correlação das partes; cadência. (BUENO, 1996, p. 579).

Ritmo é a variação de repetições periódicas, uma mudança entre a tensão e o repouso. É importante salientar que cada pessoa possui uma característica de ritmo e um estilo próprio de manifestá-lo.

Ele se faz presente na natureza, na vida humana, animal e vegetal, nas funções orgânicas do homem, em suas manifestações corporais, na expressão interior exteriorizada pelo gesto, no movimento, qualquer que seja ele. Possibilita combinações infinitas, possui diferentes durações e ou combinações variadas em diferentes formas de movimento, alternando-se com inúmeras formas de repouso (VERDERI,1998, p.53)

2.1 CLASSIFICAÇÃO DOS RÍTMOS

Quanto a sua classificação, o ritmo pode ser:

- Natural – é aquele que é próprio aos seres humanos e essenciais para sua sobrevivência. São ritmos automáticos próprios de cada espécie, que podem ser internos ou externos ao corpo humano.

-Construído – é aquele que é elaborado pelo homem, que estão em sintonia com o ritmo natural.

De acordo com Marcelo Osiro, 2010, o ritmo também pode ser classificado em relação ao tempo e em relação ao meio, portanto:

Classificação em relação ao tempo:

- Ritmos Circadianos (Alteram durante o dia e a noite) Ex.: respiração, circulação, digestão, secreções endócrinos, as oscilações na temperatura corporal, etc.

- Ritmos Infradianos (maior que um dia) Ex.: ciclo do crescimento de um indivíduo, ciclo menstrual da mulher, o desenvolvimento de força muscular durante um período de tempo.

- Ritmo Ultradiano (menor que um dia) Ex. sucção de um bebê ao mamar, uma corrida de 30 minutos.ras. uma sin

Classificação em relação ao meio::

- Ritmo Biológico ou Biorrítimo: Variações fisiológicas que ocorrem as 24 h. Sincronização dos estímulos internos do corpo, que variam de acordo com a hora do dia ou da noite, e o tipo de atividade.

- Ritmo Integrado ao Ambiente: Estão intimamente ligados as atividades diárias e, consequentemente, as capacidades físicas necessárias para se manter uma boa qualidade de vida.(OSIRO,2010)

2.2 O RITMO E SUAS POSSIBILIDADES

As aulas com atividades rítmicas e dança, devem ser desenvolvidas nas aulas de educação física com coerência e dinâmica, pois são nessas aulas é que se trabalha diretamente com o movimento humano.

A capacidade da expressão corporal desenvolve-se num continuum de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para a interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte da comunicação. A escola também pode oferecer outras formas de prática da expressão corporal, paralelamente à dança, como, por exemplo, a mímica ou pantomima, contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa nos alunos. (SOARES et al., 1992, p. 83)

Espera-se, por conseqüência, é que o conhecimento das atividades que envolvem o ritmo como conteúdo da Educação Física forme elos com outros conteúdos teóricos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com