TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho abordará sobre a importância da atividade física como elemento fundamental para a promoção de saúde. Todo individuo tem tarefas, deveres do dia a dia, funções a serem exercidas como trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, se relacionar com outras pessoas, descansar, tendo isso em vista o sujeito deve distribuir seu tempo em inúmeras “coisas” durante o dia.

Ao longo da história a atividade física sempre esteve presente na rotina da humanidade, a caça dos homens das cavernas para a sobrevivência, os Gregos e suas práticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou com objetivo militar como o exemplo na formação das legiões romanas, mas essa relação entre a atividade física e o homem em sua rotina diária infelizmente foi diminuindo gradativamente ao longo de nossa evolução.

Na medida em que a tecnologia foi se aperfeiçoando e facilitando nossos afazeres, tivemos uma enxurrada de progresso científico, trazendo situações que podem ser complicadas.

O lado bom foi a melhora na qualidade dos tratamentos médicos, onde obtivemos uma tremenda redução na mortalidade de pessoas com doenças infecto contagiosas, tudo isso advindo da descoberta de novos remédios e tratamentos mais eficazes, alem o aumento da longevidade da vida humana.

Olhando em direção aos pontos negativos da situação, podemos perceber o aumento das doenças crônico-degenerativas e a perda da qualidade de vida, partindo do pressuposto de que o fato de viver mais não indica viver melhor. É de fundamental importância destacar a necessidade de hábitos como o cuidado com a dieta, pratica de atividade física regular, evitar o uso de substâncias e atividades que possam acelerar a degradação do corpo humano, como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, de cigarro e outras substâncias.

O avanço da tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, mas junto aumentaram as doenças silenciosas formando uma epidemia que se estabelece sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vão gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, onde sua origem podem ser percebidas em uma série de fatores como a predisposição genética, influência do meio externo e hábitos de vida e nesse último o destaque ao grau de atividade física praticado, resultando talvez no sedentarismo.

Mas apesar da formula milagrosa que é a prática de atividade física estar presente em quase todos os meios de comunicação, cada vez mais a população apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios, criando pessoas sedentárias e com alto risco em adquirir doenças cardiovasculares, musculares e até mesmos psicológicas.

Uma das desculpas mais freqüentes é a falta de tempo ou falta de condições financeiras para a prática de exercícios físicos. Pode-se destacar também as comodidades de um controle remoto, de um telefone celular, elevadores e escadas rolantes sem falar nas horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador e infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade podem ter prevalência em quase todo planeta.

Presumindo o que pode ser considerado mais importante é que quanto mais movimento o sujeito realiza mais ele vai estar ajudando sua própria saúde e podendo evitar que doenças como colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes e várias outras doenças que muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com