TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Física para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  1/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 2

1º portfólio

Educação Física para Grupos Especiais e Adaptada.

Questões

1) O tratamento destinado às pessoas com deficiência se modificam conforme as diferentes culturas, e se transformou de uma época para outra. Nas culturas antigas, como eram tratadas as pessoas com deficiência e quais fatores eram determinantes para estas questões?

Antigamente um deficiente já era banido, excluído, morto, por não fazer parte das pessoas que poderiam servir para trabalhos que demandavam estar 100% capaz, nem se cogitava a inclusão, a tentativa de adaptar esses deficientes para qualquer trabalho.

Outras culturas tratavam tal caso como punição ou mal demoníaco, mais ainda sim alguns os aceitavam como tolerância ou caridade pois acreditavam estar fazendo o que Deus queria e assim quitando os seus pecados.

Depois mais a frente tratados como um desafio de inclui-los em trabalhos que não exigissem muito da sua deficiência uma reabilitação, pois como soldados que eram considerados perfeitos às vezes voltavam da guerra com algumas dilacerações ou membro decepado, mais ainda existia neles conhecimento do campo de batalha e assim sendo útil para as próximas batalhas.

2) Em relação à Educação Física Adaptada, o que deve ser mantido para que ocorra a integridade das atividades e a maximização do potencial individual?

Para que possamos exercer o máximo do potencial individual temos que estar sempre a disposição para que não haja duvidas em seu treino ou tratamento e também deixar o individuo ter autonomia, buscar a sua alto-estima, assim, tendo disposição para se tratar ou melhorar o seu desempenho nas atividades que ele exerci.

3) Quando e como surgiram as primeiras instituições que acolhiam pessoas com deficiência no Brasil?

Surgiram durante o governo do Imperador D. Pedro II, e, em 1854, foi criado o Imperial Instituto dos Meninos Cegos (atualmente conhecido como Instituto Benjamin Constant) e, em 1957, o Imperial Instituto de Surdos Mudos (hoje Instituto Nacional de Educação para Surdos), ambos no Rio de Janeiro. Já as pessoas com deficiências intelectuais, até então confundidas com pessoas com distúrbios mentais, permaneciam internadas em sanatórios e hospitais psiquiátricos; apenas em 1945 foi fundada a Sociedade Pestalozzi do Brasil, e, em 1954, teve origem a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), voltada ao atendimento de pessoas com essas características.

4) Quais as diferenças entre Integração e Inclusão Social?

Na integração vemos que as pessoas tentam inserir esse individuo na sociedade mostrando a deficiência que ele tem e buscando um lugar para ele.

Já na inclusão observamos que a sociedade se modifica para que esse individuo se torne membro deles tratando como igual mesmo tendo alguma deficiência.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Munster, Mey de Abreu Van Educação física especial e adaptada / Mey de Abreu Van Munster – 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com