TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educação Física Para Grupos Especiais e Adaptada

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.429 Visualizações

Página 1 de 4

Silvia Dorneles

Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA

GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

Tutor Alex Fabricio Borges

Centro Universitário Claretiano

PELOTAS

2017

1) quais a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

A exclusão de pessoas deficientes ainda é uma realidade para muitos sujeitos, mesmo que de forma mascarada. Contudo, no século XX despontaram paradigmas histórico-sociais de atendimento às pessoas com deficiência, dentre eles o paradigma da integração e o paradigma da inclusão, ambos com caráter de ‘inserção social’, porém, cada qual com posicionamentos teórico-metodológicos divergentes (Mantoan, 2003).

O movimento denominado de integração surge a partir da influencia de movimentos sociais que tensionaram as bases da educação especial institucionalizada, em defesa dos direitos de pessoas com deficiência na ocupação de diferentes setores sociais, como a saúde, a educação, o lazer e os esportes. O paradigma da integração é caracterizado por um modelo de atendimento o qual deposita no deficiente o compromisso de moldar-se aos ditames impostos pela sociedade quanto aos procedimentos tradicionais, contornando os obstáculos existentes no meio físico, as atitudes discriminatórias, preconceitos e estigmas. Tal modelo preconiza o ideário de uma suposta igualdade, homogeneizando os sujeitos.

As práticas sociais inclusivas, recentemente adotadas, baseiam-se em um modelo social da deficiência preconizando um mo¬vimento bilateral entre sociedade e pessoas deficientes, visan¬do à inclusão social. Este paradigma baseia-se em princípios como autonomia, independência e empowerment, enfatizando a equiparação de oportunidades.

A inclusão baseia-se em princípios como a acei¬tação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a con¬vivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem por meio da cooperação.

2) relate um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo.

A titulo de exemplo da prática de integração é possível discorrer sobre o caso de um deficiente visual o qual iniciou o processo de escolarização em uma escola especializada para o atendimento de pessoas cegas, em seguida este sujeito foi encaminhado para uma escola da rede regular de ensino a qual não havia recebido nenhuma criança nestas condições anteriormente. A criança não era considerada independente, pois necessitava de auxilio para a locomoção, no entanto os colegas perplexos quanto à condição da criança afastavam-se por receio talvez, a criança deficiente na sala de aula copiava o material com uma reglete e um punção e um soroban para as aulas de matemática, ferramentas que tornavam o processo lento e doloroso e não havia um monitor para auxiliar o processo. A escola não disponibilizava de impressora em braile ou computador com programas para deficientes visuais. As aulas de educação física eram espaços tradicionais sem nenhuma adaptação as condições da criança.

A prática da inclusão além de despertar o sentimento de pertencimento ao sujeito com deficiência potencializa suas habilidades através da cooperação, os espaços são adaptados de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com