TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educação física para grupos especiais e adaptada

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  2.089 Visualizações

Página 1 de 3

                                 

                          Educação Física Bacharelado

PORTFÓLIO EDUCAÇÃO FÍSICA PARA GRUPOS ESPECIAIS E ADAPTADA

Centro Universitário Claretiano

Questões e respostas:

1) Em sua resposta deverá conter: a característica de cada tipo de atendimento (paradigma da integração e inclusão), isto é, você deverá descrever de que forma as pessoas com alguma deficiência ou desenvolvimento atípico eram ou são atendidas em cada um deles.

A integração visa integrar a pessoa com necessidades especiais, conforme o atendimento que lhe é ofertado. Neste modelo, é a pessoa quem se “molda” a atividade proposta. A mesma, tem o pressuposto de que o problema está na pessoa com deficiência, e que estas podem ser integradas, desde que suas características permitam. Ao invés de adaptar o serviço as necessidades do usuário, impõe-se um padrão voltado a igualdade de condições.

A inclusão consiste em buscar em parcerias, uma equiparação de oportunidades para todos. Sendo total e imparcial a inserção destas pessoas. Esta pessoa com deficiência para de carregar o “fardo” sozinha e passa a compartilhá-lo com os outros. Ela vê as diferenças entre todos, mas as aceita.

2) Após fazer a descrição de cada paradigma você deverá relatar um exemplo destes atendimentos nos dias atuais. Estes relatos podem abranger questões, sociais, recreacionais, esportivas, escolares, culturais e de saúde. Dê um exemplo especificando cada um deles, isto é, descrevendo como e de que forma eles aconteceram ou estão acontecendo.

Um exemplo de integração, uma criança especial para entrar em uma escola, primeiro ela é preparada em uma “classe especial”, para depois poder entrar em uma classe regular. Assim, a criança entra na escola, como se ela tivesse que se moldar aquela instituição e as necessidades e prioridades que a mesma impõe. Descartando as necessidades da criança que será usuária dos serviços que ela prestará. Agindo como se todos fossem “iguais”, moldando o sujeito para “normalizá-lo” e podendo o mesmo viver em sociedade.

A inclusão, como exemplo, pode-se citar uma academia adaptada. Nesta situação, a pessoa que será incluída neste espaço, será recepcionada por oportunidades de “viver suas necessidades”, sem ter que se adaptar as necessidades das pessoas que não possuem deficiência. Nesta academia adaptada, esta pessoa encontrará acessibilidade, aparelhos, condições. Não disfarçando as limitações, pois elas são reais, mas atentando os olhares das outras pessoas a elas, e até mesmo ensinando a conviver com elas.

3) Descreva as diferenças entre essas duas práticas sociais e, em sua opinião, qual delas

acontece nos dias atuais.

A integração, vê a pessoa portadora de necessidades especiais como um modelo de deficiência médico, onde o individuo é responsável por se moldar a sociedade. Nele o individuo se prepara para ser inserido em determinado contexto, tendendo a se modificar, ao ponto de se identificar com os demais cidadãos, para então poder viver em sociedade. A inclusão já envolve a sociedade na vida da pessoa portadora de necessidades, fazendo com que  a aceite e trabalhem juntas. Sendo indispensáveis para que a pessoa com necessidades especiais possa prontamente contrair condições de ingresso e acesso no cotidiano regular e na convivência na sociedade, com inserção legítima nos direitos humanos. Com a convivência na diversidade há a possibilidade de proporcionar a administração das diferenças no aprendizado das relações interpessoais, aspecto básico da democracia e da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com