TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação física peteca

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DE TRÁS OS MONTES E ALTO DOURO

Ano Letivo 2013/2014

Licenciatura em Educação Física e Desporto Escolar

[pic 3]

Desporto Escolar II

Projeto: Inclusão da Peteca nas Escolas

Docente: Jorge Campaniço

Discentes:

Ângela Vieira
Fábio Mendes
Fernanda Azevedo
Luiz Fernando Vasconcelos
Willian Brandão

Vila Real 2014

Peteca

Introdução;

Não se sabe exatamente quando a peteca surgiu, mas sabe-se que desde antes do descobrimento do Brasil já era pratica pelos índios brasileiros; sendo inventada no Brasil. Naquela época era utilizado pelos índios como atividade esportiva para ganho de aquecimento corporal durante o inverno e também como um instrumento de recreação. Além do mais, permite que várias faixas etárias possam jogar, assim, sem restrições de tipos físicos para sua pratica. Contudo, a peteca permite uma interação com outra cultura, no caso a brasileira, e uma fácil interação social com os demais.

Finalidade

Acreditamos ser importante a introdução e o aprendizado de uma modalidade que não faz parte da realidade cultural de crianças e jovens portugueses. Além do desenvolvimento de uma nova modalidade, o enriquecimento em relação ao repertório motor que este desporto proporciona vem a engrandecer e a acrescentar positivamente no quesito físico e cognitivo dos alunos.

Contexto-público alvo:

Como alunos da Licenciatura de Educação Física e Desporto Escolar, no âmbito da Unidade Curricular de Desporto Escolar II do 3º ano 2º semestre, integrado no Departamento de ciências do desporto exercício e saúde, têm como objetivo promover o nosso projeto aos alunos do 7º ano de escolaridade da Escola secundária - 3 Camilo Castelo Branco em contato na primeira pessoa com a direção da instituição.

Objetivos

O grupo escolheu a modalidade desportiva da Peteca com o intuito de integração e formação no desenvolvimento dos alunos, entre outros objetivos:

  • Instruir os alunos da Escola 2°- 3° Camilo Castelo Branco de Vila Real na modalidade da Peteca nos seus fundamentos e conceitos;
  • Exercer atividades práticas com seus alunos da Peteca desenvolvendo seus movimentos técnico-tácticos;
  • Contextualizar sua base de regras ao modo do jogo;
  • Promover o gosto pela modalidade e geri-la numa oficina fazendo sua prática independente para cada aluno;
  • Promover a relação afetiva dos alunos e interpessoal para com o professor.

Plano de ação

A finalidade deste projeto é inserir a modalidade Peteca nas aulas de Educação Física escolar, mais especificamente alunos do 7º ano da escola escolhida, obedecendo as seguintes fases: Num primeiro momento, organizar uma oficina onde os alunos aprenderão a confeccionar as suas próprias petecas de uma maneira pedagógica e, também, de uma breve contextualização histórica da modalidade Peteca; Após esta primeira fase seguimos com a parte prática da Peteca, demonstrando e instruindo os alunos sobre os movimentos permitidos na partida bem como as regras de jogo da modalidade; Realizar um torneio simples enfatizando a competição em forma de convívio e cooperação, onde os alunos além de jogarem ainda participarão no processo de arbitragem do mesmo. A forma de pontuação e as regras do torneio foram adaptadas e podem ser conhecidas no (...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com