TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação inclusiva

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe-se a analisar os desafios de uma educação especial dentro da atual política de educação inclusiva do Governo. Então apresenta um breve histórico a respeito das diretrizes educacionais baseadas na separação de alunos, que sustentam a educação especial no Brasil desde sua implantação até adoção de uma política de matrículas em massa de crianças com ou sem deficiências nas escolas públicas. Discutem as condições de implantação da proposta do Governo Federal de um sistema educacional inclusivo, q eu conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar a educação escolar.

.

2 DESENVOLVIMENTO - PRINCIPAIS IDEIAS

A educação de alunos com necessidades educativas especiais era de meio isolado dos demais, pois se achava os mesmos precisavam de uma maneira de ensino segregado; No início nos anos 80 no nosso País veio a Educação inclusiva, para a que as crianças e jovens com necessidades educativas especiais, tenham acesso a escola regular.

Este procedimento já com algumas dificuldades, mostrou melhorias às pessoas portadoras de deficiências com expectativa de vida melhor e progressão de ensino.

É preciso suporte e preparo para os que ensinam exercerem devidamente esse trabalho, cada rede responsabilizada tem uma necessidade diferente e isso dificulta ainda mais colocar tudo em prática, porém a rede de educação tem insistido e procurado soluções para tais problemas.

Essa atitude mostra o quanto é importante a inclusão, não só falando de pessoas com algum tipo de deficiência, mas sim de forma geral, somos todos iguais; Entretanto ainda há preconceitos que devem ser derrubados rapidamente, a inclusão já é um ensino de que é normal ser diferente aos demais que veem com preconceito.

3 COMPREENSÃO DO TEXTO

Desde no início da década de 80, vem se tentando implantar da melhor maneira possível de inclusão no meio social vivido a todos às pessoas com algum tipo de deficiência, mas não só incluir e sim dar capacitação aos mesmos pra isso.

Então especialistas tem estudado uma forma de cada dia melhorar a maneira de inclusão dessas pessoas com deficiência e principalmente dar capacitação de ensino das redes responsabilizadas.

Há dificuldades de se concretizar o que se tornou LEI, pois tem que haver adaptação de cada região dando capacitação para os educadores e também recursos para isso.

4 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

Não devemos considerar a escola como uma máquina, pois seríamos como engrenagens que poderiam ser substituídas se houvesse defeito, isso seria falta de humanidade, temos que considerar a escola como um ser vivo, procurando dar capacitação para melhoras sempre.

A escola deve estimular a intuição e a criatividade, bem com uso da tecnologia, a direção da escola é responsável pela inclusão de todos e isso passa por uma escola agradável para todos.

O gestor deve manter um clima de liberdade de expressão, onde a diversidade de ideias possa fazer surgir soluções para os problemas da escola. Sempre existirão problemas então um bom sistema de comunicação é muito importante para a solução dos mesmos. A organização que permitam professores, pais e alunos ter acesso a informação clara e objetiva é a solução de conflitos onde há alguns que destorcem informações e outros que só tumultuam.

A função da escola na questão da inclusão é de implantar a diversidade e a representatividade nas minorias nas diferentes atividades profissionais, tanto na organização pública ou privada, acabando com o preconceito ainda existente por muitos, preparar essas pessoas para "o mundo", dando a elas o conhecimento necessário e mais além.

Onde todos os alunos possam ter acesso à escola, sendo oferecidas a eles, alternativas que explorem suas potencialidades, por ter como característica principal ser uma escola inclusiva deve atender a todos os alunos, independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras, sem preconceitos e em igualdade de condições.

5 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Na idade média o modelo de segregação se deu pelo pressuposto da religião, para o homem medieval o conhecimento é iluminação. Nesta época as pessoas eram vistas como possuidora de alguma força do bem ou do mal. Já nos dias de hoje a ciência revolucionou garantindo o homem o domínio sobre a natureza e a perspectiva de entender esse novo padrão de racionalidade aos âmbitos físico, social, político e moral, a educação inclusiva as primeiras Instituições de educação especial segregacionistas surgem durante o século XIX por iniciativa governo do império como: O Imperial Instituto Cegos em 1854 ( hoje Instituto Benjamin Constant ) IBC (Instituto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com