TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eixo temático: Meio ambiente, atividade física e natureza

Por:   •  8/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula

Escola: IFRO - Campus Colorado do Oeste

Disciplina: Educação Física

Professor: Maycon Martins

Turma: 1º ano, ensino médio

Materiais: Recursos audiovisuais (projetor e notebook)

Duração da aula: 40 min aprox.

Eixo temático: Meio ambiente, atividade física e natureza.

Conteúdo: Esportes de aventura/natureza

  • Objetivo geral

Compreender a organização dos Esportes de Aventura, não Formais e Atividades Físicas na Natureza, buscando através da interação com o meio o desenvolvimento de uma consciência ecológica e do respeito ao meio ambiente.

  • Objetivo especifico

Desenvolver a percepção de novas possibilidades esportivas; Possibilitar o reconhecimento da importância da relação do homem com o meio ambiente através dos esportes de aventura; Possibilitar o conhecimento das modalidades dos esportes de natureza; Relacionar a interdisciplinaridade do tema.

Metodologia

 Como procedimento conceitual no primeiro momento será feito uma apresentação com o material didático, por meio de slides. O material deve constar alguns conceitos sobre o tema, abordando desde a relação do homem com a natureza, até as modalidades das práticas esportivas. Em seguida será apresentado um vídeo, o qual consta cenas reais de alguns esportes de aventura, o mesmo deve oportunizar um contato mais significativo e ampliar o conhecimento sobre as práticas.

Avaliação

Após a apresentação será realizando o procedimento atitudinal com um debate a partir de algumas perguntas pré-selecionadas, com o intuito de incentivar a fala e interação dos alunos.

  • Qual a importância do esporte de aventura para a sociedade atual?
  • Qual a relação do esporte de aventura e a preservação do meio ambiente?
  • Quais modalidades de esporte de aventura podem ser praticados no IFRO- Campus Colorado?

Referências

CARVALHO, I. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Brasília: IPÊ -Instituto de Pesquisas Ecológicas, 1998.

MARINHO, Alcyane. atividades na natureza, lazer e educação ambiental: refletindo sobre algumas possibilidades. revista motrivivência. 1999.

BETRÁN, J. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: BRUHNS, H. T.; MARINHO, A. (Org.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003. p. 157-202.

CANTORINI, José; OLIVEIRA JR, Constantino. As atividades físicas de aventura na natureza: Um Estudo na Perspectiva do Processo Civilizador e da Tecnologia como Fator de Afastamento e Aproximação da Natureza. Ponta Grossa, PR, Brasil. 24 a 26 de Nov. 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com