TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Ambiental Atividade 1.docx

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Curso de pós-graduação: MBA em Gestão Ambiental

Aluno: David Avelino da Fonseca         

RA: 611.105.963

Turma: 01°A                                         

Professor: ODAIR GOMES SALLES

Disciplina: Economia Ambiental

ATIVIDADE 1

Escreva no mínimo 10 linhas de sua autoria, suas considerações sobre se a economia ambiental traz benefícios? Quais? Dê exemplos reais.

Explique o que são externalidades? Dê exemplos.

A Economia Ambiental procura maneiras de minimizar os impactos causados pela produção e agregar valor ao produto, já que cada vez mais as pessoas tomam consciência que também tem a responsabilidade sobre o impacto que estão causando ao planeta com o consumo daquele determinado item, assim como a responsabilidade pelo descarte correto do que não for mais utilizar. Estimula o desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem suas próprias necessidades. Mostra o valor econômico que o meio ambiente pode oferecer e o prejuízo irrecuperável que pode haver caso seja destruído.

Como exemplo podemos citar:

O incentivo a construção de geradores “eólicos” de energia limpa em Fortaleza, CE, visando garantir a geração de energia elétrica sem agredir o meio ambiente, garantindo qualidade de vida para as gerações futuras e valorização para o negócio.

A reciclagem de embalagens ou produtos, embora ainda longe do ideal, as empresas que conseguiram implantar este sistema reduziram seus custos e níveis de poluição causados pela extração de matéria prima da natureza, aqui no Brasil podemos citar as empresas que fornecem as famosas “latinhas” de alumínio para serem utilizadas como embalagens, atualmente o Brasil recicla 89% do que produz desta embalagens, com certeza representa economia ambiental.

Externalidade

É a ação pela qual um produtor ou um consumidor influencia outros produtores ou consumidores, mas não sofre as consequências disso sobre o preço de mercado. Ocorrem quando o consumo ou a produção de um determinado bem afetam os consumidores ou produtores em outros mercados, e esses impactos não são considerados no preço de mercado do bem em questão. Podem ser positivas (benefícios externos) ou negativas (custos externos).

Exemplo:

A poluição atmosférica causada por uma usina produtora de produtos químicos pode afetar diretamente a produção de uma fábrica de vidros que se situa geograficamente próxima a anterior, representando uma externalidade negativa. Outro exemplo é a criação de abelhas próximas a uma plantação de laranjas. Neste caso, devido à proximidade, as abelhas precisam voar uma distância menor para obter alimentos, portanto, podem realizar um número maior de viagens e uma quantidade maior de mel. Esse número maior de viagens, também proporcionará um número maior de polinização e, portanto, uma maior produção de laranjas, representando uma externalidade positiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (283.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com