TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração do plano de ensino

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Elaboração do plano de ensino

Apresentação do tema

  • Justificativa

Que trabalho desenvolveremos? Por que?  Em que escola/instituição? Como é esta escola? Em que turma? Como é esta turma?

- Uma dica: É importante escrever tendo em mente que uma pessoa “estranha” - ou seja, que não tem a menor idéia do que vocês farão – lerá o planejamento e deverá conseguir entendê-lo com tranqüilidade.

Objetivo Geral  

(O quê?)

O que pretendemos construir ao longo da prática e qual é o objetivo geral que guiará todas as nossas ações?

Objetivos específicos 

Todos os objetivos que se enquadram no objetivo maior ou geral, mas que assumem um papel ou importância específica. Devem ser listados em forma de tópicos. Centrado no aluno e suas relações com o conteúdo, formação estabelecida para/na aprendizagem, objetivos do PPP e plano de ensino, concepção do professor, realidade social-política do educando. A formação da personalidade, do indivíduo, do ser crítico e político.

Conteúdo (Conhecimento que trata a pratica corporal : jogos, ginástica, lutas, esportes, danças entre outros)

        -aspectos sócio-culturais

        -aspectos históricos

  • aspectos técnicos

Caminhos metodológicos

 São os saberes da pratica pedagógica estabelecidos na relação professor aluno no ato crítico na aprendizagem. Manifestação da concepção, tendência e abordagem.Qual é a importância dos objetivos acima listados? Por que essas metas são importantes nesta escola, nesta turma, nesta faixa etária, enfim, neste contexto geral e/ou específico. Que autores fundamentam o que estamos afirmando que é importante?

De que maneira pretendemos trabalhar os conteúdos estabelecidos a fim de contemplar nossos objetivos? Que métodos utilizaremos, que estratégias de ensino?

Neste tópico deverá constar quais são os nossos ideais de educação, de homem, de criança, de aluno, de vida, de mundo, etc. Em que acreditamos? Em que concepção de Educação Física acreditamos? Por que? Em que autores e idéias nos fundamentamos para fazer estas afirmações e para construir nosso pensamento desta maneira?

 Avaliação (Efetivo instrumento de ajuda na/da aprendizagem dos alunos e não de punição).

Como faremos para avaliar o nosso trabalho e a sua recepção pelos alunos? Que estratégias de avaliação utilizaremos para verificar se os objetivos e metas estabelecidos foram alcançados? Fundamentados em que concepção e/ou autores?

Recursos matérias:

Referencias bibliográficas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com