TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes Radicais no Brasil

Por:   •  27/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Esportes radicais no Brasil

Introdução 

        A prática de esportes radicais no Brasil, conhecido também como esportes de aventura, teve maior crescimento a partir de 1980, o que é relativamente tarde, pois em outras partes do mundo são praticados desde meados do século XX. A ideia surgiu com uma busca natural do ser humano por conexão com seus instintos mais animais e um contato maior com a natureza. Que aconteceu não somente com a prática de esportes, mas em ramos econômicos como o Turismo, onde é cada vez maior o número de unidades hoteleiras e passeios turísticos com imersão ou contato com a natureza. Inicialmente, os esportes radicais no Brasil eram realizados por jovens entre 18 e 30 anos e serviram como o grito de liberdade de uma geração que buscava o ser livre. Mas atualmente é uma prática que independe da idade e muito mais pela identificação com a filosofia que envolve o esporte e pela busca de superações e novas sensações. O skate é o esporte de aventura com maior organização e competições hoje no Brasil e junto com o surfe movimentam mercados consumidores próprios, com artigos criados para as mais diversas necessidades, revistas e sites especializados e praticantes famosos e elevados a categoria de celebridades.

Principais esportes radicais praticado no Brasil

Skate

Surfe

Rafting

Rapel

Voo livre

Paraquedismo

Mountain Bike

Drift trike

Darei enfoque em três principais esportes

Drift trike

        Também chamado de trike drift, é um triciclo tendo a frente de uma bike e a parte de trás de um kart, também tendo varia derivações caseiras. Sua roda da frente é geralmente aro 20 de bicicleta, e as de trás de kart ou alguma outra com forma parecida, revestida de PVC, proporciona fazer drift nas descidas, as famosas “derrapadas”, podendo alcançar velocidades superiores a 85km/h na modalidade Downhill, e proporcionar manobras como 360, e outras na categoria drift.

        No brasil, é um esporte que vem criando fama a alguns anos já, tendo campeonatoe e varias equipes espalhadas pelo país, tendo como a maior equipe a Red Bull Trike Strike. É também praticado em nossa cidade, tendo alguns pilotos, vem ganhando espaço nas competições de carrinhos de rolimã.

MTB  - Downhill

        Da tradução literal (bicicleta de montanha – descer montanha), tem como objetivo chegar o quanto antes no fim da montanha, ou da pista. Tendo algumas rampas e obstáculos na pista como rock Garden, rampas, drops entre outros.

        No brasil existe a Confederação Brasileira de Downhill, responsável pelas principais, mais também tem as regionais, como a que vai acontecer agora dia 07/07/2019 em Gonçalves Junior. É um esporte muito praticado tendo vários pilotos na região.

Longboard

        Dividida em várias categorias, as principais delas é o Longboard Speed, o Downhill e o Dancing. Logo a baixo vou citar as diferenças e como é cada uma das acima citadas.

        Speed: é praticada a altas velocidades como o próprio nome cita, os shapes são mais próximos do chão, também chamados de rebaixados podem ter metade do truck acima do shape. Nessa modalidade pode-se passar dos 80km/h fácil, tendo como recorde mundial a incrível velocidade de 130km/h.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com