TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estabelecimento de Metas - Controle e Aprendizagem Motora

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

As metas são utilizadas como uma técnica eficaz para o aumento do desempenho ou produtividade.Uma meta, do ponto de vista psicológico, pode ser entendida como um compromisso com uma projeção de desempenho.

O estabelecimento de metas pode ser visto, então, como uma estratégia motivacional;que busca dirigir e manter a atenção do executante para um determinado objetivo a ser alcançado, e assim, melhorar seu desempenho.

Atualmente as metas são usadas não somente em esportes ( sendo eles coletivos ou individuais, de alto ou baixo rendimento ), mas também no meio empresarial e na vida pessoal.

Podemos não notar, mas vivemos com metas estabelecidas até dentro de casa, por mais simples que sejam. Uma tarefa a ser realizada em um determinado espaço de tempo já pode ser considerada uma meta, pois há um objetivo a se cumprir.

Os artigos a serem comparados a seguir, envolvem tanto o meio esportivo quanto o empresarial, e vamos notar que as metas possuem basicamente o mesmo efeito em ambas as partes.

Comparação

O artigo estudado nos mostra o estabelecimento de metas aplicado à aprendizagem do basquetebol com alunos de uma determinada escola. Através dele, foi possível entender que estabelecer metas é essencial para que se alcance um bom resultado na tarefa realizada.

Os demais artigos selecionados para comparação, nos proporcionam que o estabelecimento de metas pode ser trabalhado de várias maneiras.

Artigo primeiro:

• ESTABELECIMENTO DE METAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL

Este artigo trata do estabelecimento de metas aplicado como uma estratégia motivacional, voltado para o esporte.

Ele nos diz que: “Atualmente as estratégias motivacionais mais comuns são o reforço, o feedback e o estabelecimento de metas, este último apresenta-se como importante ferramenta de intervenção da psicologia do esporte para aumentar a motivação, persistência e desempenho (WEINBERG e GOULD, 2001).”

Nos explica que existem dois tipos de metas, que são as subjetivas (simplesmente declaram uma intenção) e as objetivas (além de declarar intenção, são mais sistemáticas, focam padrão específico em tempo determinado), vendo a diferença das mesmas, a mais indicada para se trabalahr no esporte é a meta objetiva.

A meta objetiva se subdivide em três partes: voltadas ao resultado, desempenho e realização. Estas três metas sempre devem ser trabalhadas em conjunto, pois uma completa a outra.

Defende-se neste artigo que o estabelecimento de metas é eficaz, porémdeve ser sempre estudado antes de aplica-lo, é preciso conhecer bem o grupo com o qual irá trabalhar, para se definir a melhor forma de aplicar às metas.

Artigo segundo:

• EFEITOS DO ESTABELECIMENTO DE METAS PARA AQUISIÇÃO DE UMA HABILIDADE MOTORA

O presente estudo investigou os efeitos do estabelecimento de metas de curto e de longo prazo na aprendizagem do arremesso de dardo de salão. Apesar de todos os grupos terem aprendido a tarefa, não houve diferença entre eles. Os responsáveis pela realização das pesquisa sugeriram uma realização de novos estudos sobre o tema.

O que deu um impulso inicial para a pesquisa ser realizada nesta área foi a proposição de Locke e Latham que diz o seguinte: “Locke e Latham (1985) sugeriram que resultados semelhantes poderiam ser observados no contexto da Educação Física e Esportes.’’

Foi notado que a forma da divisão para realização do estudo é bem similar com o artigo estudado por nós, que trabalhou o estabelecimento de metas na aprendizagem do arremesso do basquetebol.

Ambos foram dividos em 3 (três) equipes e utilizou-se da ferramenta de pré-teste e pós teste. Tem também como um dos critérios de avaliação a utilizaçãodo método de estabelecimento de metas de longo e curto prazo.

Estudando um pouco mais sobre o artigo, foi possível notar que a semelhança é muito grande, não só na forma de realização e divisão dos processos, mas também nos resultados.

Artigo terceiro:

• ESTABELECIMENTO DE METAS

Este artigo mostra o quanto é importante trabalhar com metas bem estabelecidas e a força que este estabelecimento de metas pode ter para conseguir resultados efetivos.

Nos mostram que muitas pessoas por não saberem onde querem chegar, sentem que não estão evoluindo. Como não sabem a direção a ser tomada, acabam desperdiçando esforços para todos os lados, não conseguindo priorizar as ações.

Nele fala de um estudo feito com atletas de salto com varas, mostrando a diferença de resultados de quando se tinha uma vara para definir uma altura e quando não tinha. Por não terem um objetivo claramente definido, quando não tinha a vara para definir uma altura, os atletas não obtiveram o mesmo resultado, foram mais inferiores.

Nele destaca que para ter uma meta realmente poderosa, é preciso de alguns ingredientes:

M: mensuráveis - se você não puder medir o resultado, como saberá se conseguiu ou não atingir seu alvo? “Ter o máximo de clientes possíveis” não é uma meta, afinal, quanto representa o máximo? Se você considerar isto como meta, qualquer valor que atingir vai achar que este é o máximo...

E: específica - mais uma vez, deixar o mais claro possível onde se quer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com