TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM MOTORA

Por:   •  13/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

DE GOVERNADOR VALADARES

CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

INICIAÇÃO DESPORTIVA UNIVERSAL

IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM MOTORA

ANDRÉ LUÍS ALVES VARGAS

MATTEUS ALVES VIEIRA

PIENKOVSKI DOLGA BRAGA JÚNIOR

VIVIANE NUNES

GOV.VALADERES

SETEMBRO 2015

INTRODUÇÃO

Através desse trabalho, queremos mostrar todo o aspecto que envolve as diferenças entre capacidade motora e habilidade motora. Sabemos que muito são as dúvidas em relação ao mesmo, por isso nosso objetivo e esclarecer todos os apectos que envolvam tanto a capacidade motora quanto a habilidade motora.

1 IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM MOTORA

2 O QUE SÃO CAPACIDADES FÍSICAS

2.1 VELOCIDADE

2.2 FORÇA

2.3 RESISTÊNCIA

2.4 FLEXIBILIDADE

3 HABILIDADES MOTORAS

3.1 HABILIDADES LOCOMOTIVAS

3.2 HABILIDADES MANIPULATIVAS

3.3 HABILIDADES ESTABILIZADORAS

4 HABILIDADES ESPECÍFICAS

4.1 VOLEIBOL

4.2 HANDEBOL

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

1 IMPORTANCIA DA APRENDIZAGEM MOTORA

A fase fundamental envolve a criança que se encontra no período entre 4 a 7 anos de idade, onde é desenvolvida a coordenação motora, o controle motor e habilidades de cada fase da criança. Tendo assim uma base para seu desenvolvimento nas outras fases durante os processos de ensino e aprendizagem.

Nessa fase, é importante a exploração de habilidades da criança para que no futuro nao seja detectada algum tipo de deficiência ou ate o mesmo o abandono de alguma atividade futura. É importante em todas as faixas etárias da criança um acompanhamento.

Essa fase é marcada por movimentos básicos que são classificados em três categorias: Estabilizadores, Locomotores e Manipulativos. Essa categorias pertencem às experiências motoras e devem estar presentes no dia-a-dia das crianças. Tais categorias são representadas por todas e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras.

Vale ressaltar que crianças não estão preparadas para serem cobradas, por isso a aprendizagem motora nessa fase é muito importante para garantir um futuro com saúde e até mesmo podemos formar atletas de alto rendimento se a criança estiver bem acompanhada de um profissional de Educação Física.

2 O que sao capacidades físicas

As capacidades físicas são pressupostos pelos movimentos que permitem as qualidades inatas a uma pessoa, como um talento, um potencial se possam evidenciar. Exemplo dessas capacidades são a velocidade, força, resistência e flexibilidade.

2.1 Velocidade; é a capacidade de execução de um movimento ou cobertura de uma distancia no menor tempo possível.

Podemos observar a velocidade em muitas atividades esportivas, recreaticas assim como no nosso cotidiano. Nas atividades esportivas a velocidade aparece no futebol, atletismo, volei, natação. Nas atividades recreativas está em jogos como pega pega, pique bandeira. Em nosso cotidiano, aparece como ‘’atravessar a rua correndo ‘’, correr porque vai pegar a chuva.

2.2 Força; É a capacidade física que permite a um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar, elevar, apertar, abaixar, segurar, etc.

A força não aparece sob uma forma pura, mas constantemente como uma combinação, ou mais ou menos como uma mistura de fatores físicos de condicionamento da ‘’performance’’. Pode ser dividida em em 3 partes.

 Força dinâmica (isotônica) – é o tipo de força que envolve as forças do músculos nos membros em movimentos repetidos durante um período de tempo.

 Força de explosão (potência) – é a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar reseistências com a maior velocidade de contração possível.                                    

               Força estática (isométrica) – é o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor, e não havendo produção de trabalho em forma de movimentos.

2.3 Resistencia; É a capacidade de realizar trabalho muscular com uma dada intensidade e durante um determinado período de tempo. Podemos dividir em duas partes.

 Aeróbica – esse tipo de resistência permite manter o esforço de intensidade moderada durante longo tempo, com equilíbrio enre o que se capta de oxigênio e o que se consome, tais exemplos podemos ver em maratonas, marcha atlética, triatlo, natação de longa distância.

Anaeróbica – é a capacidade de execução de determinada atividade com alta intensidade em um curto espaço de tempo, durante um período inferior a três minutos, podemos ver nos 100 metros do atletismo, 50 metros da natação entre outros.

2.4 Flexibilidade; É a capacidade que o indivíduo tem para executar ao longo de toda a amplitude ao articular movimentos de grande amplitude por si mesmp ou por influência auxiliar das forças externas.

 Geral – consiste na amplitude moral de oscilações de articulações especialmente nas princicipais articulações, como por exemplo nos ombros, nas ancas e na coluna vertebral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com