TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse Infantil

Por:   •  16/8/2017  •  Resenha  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo sobre o artigo ESTRESSE INFANTIL: RELAÇÕES COM O CONTEXTO ESCOLAR, FAMILIAR E SÓCIO-CULTURAL
Heloisa Stoppa Menezes Robles, Mariana dos Santos Moretto

Nos dias atuais é comum ouvirmos a expressão “vivo estressado” para denominar situações rotineiras como o trabalho, o trânsito, as filas e a falta de tempo.
Fazendo uso palavra estresse  para referirem ao  estado emocional desencadeado por tal contexto.

Entretanto, o estresse, em seu quadro natural, consiste na reação de alerta do organismo para proteger-se em situações de perigo ou ao passarmos por uma fase de adaptação, sendo indispensável  à sobrevivência das pessoas.

O estresse infantil é próximo ao dos adultos, porém, contém características próprias quanto às situações desencadeadoras e os efeitos emocionais, físicos e comportamentais destes indivíduos. Ao diagnosticar um quadro de estresse infantil observa-se fatores como sócio-ambientais vividos pela criança.

A família é o primeiro ambiente socializador e exerce forte influência sobre seu estado emocional ,como convívio com pais estressados, situações  de separação ou brigas constantes dos pais, doenças, mortes e o nascimento de um irmão são aspectos que existem no ambiente familiar e podem ser estressantes para a criança. A localidade onde vive como o bairro ou a  vizinhança influenciam também em aspecto sócio- ambientais.

Após a família o ambiente escolar é um significativo meio de aumentar as relações sócias da criança É repleto de novas experiências, desafios e aprendizagens, portanto um lugar favorável à elevação do nível de estresse infantil.

O estresse pode ser dividido em quatro tipos principais: Frustração, Conflito, Mudança, e Pressão.

Frustração é uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja. A frustração ocorre quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos alcançar e o que realmente aconteceu.

No tipo de estresse desencadeado por um conflito, a situação caracteriza-se por “duas ou mais motivações ou impulsos comportamentais incompatíveis que competem por expressão”(WEITEN, 2002 p. 381).

Os conflitos podem ser classificados em três tipos: Aproximação-aproximação, esquiva-esquiva, aproximação-esquiva.

Quanto às mudanças, caracterizam-se por “qualquer tipo de alteração nas circunstâncias de vida, que exijam readaptação” (WEITEN, 2002 p. 382).

No último tipo de estresse, por pressão, a pessoa ou o meio criam “expectativas ou exigências para que a pessoa se comporte de determinada forma” (WEITEN, 2002 p. 383).

As reações provocadas pelo estresse  são complexas e multidimensionais, pois ao enfrentar situações estressantes, o indivíduo é afetado em vários níveis. Muitos pesquisadores afirmam que um indivíduo estressado apresenta alterações psicológicas físicas e comportamentais.

Anteriormente consideravam que o estresse era algo particular dos adultos, porém, nos últimos anos, estudos apontam que ocorre também na infância. As crianças, assim como os adultos, enfrentam ao longo de seu desenvolvimento situações de medo, insegurança, tensão entre outras que exigem adaptação física e psicológica.

A infância é um período primordial para o desenvolvimento do ser humano, repleto de aprendizagens  que ocorre com intensidade  e rapidez aspectos que não se comparam com nenhuma outra fase do ser humano.

Algumas sintomas do estresse infantil pode ocorrer  tanto físico quanto psicologicamente,  psicológicos :choro excessivo, raiva, agressão, desobediência, gagueira, dificuldades de relacionamento, dificuldades escolares, pesadelos, insônias, birras, depressão.

Físico: a asma, a bronquite, a hiperatividade motora, doenças dermatológicas, úlceras, obesidade, dores abdominais, diarréia e tiques nervosos.

Os fatores externos e internos  contribuem para o acontecimento do estresse infantil, estes fatores são: O excesso de atividades extracurriculares, atribuição de responsabilidades em excesso ou a total falta de responsabilidade, brigas e separação dos pais, morte de algum membro da família, disciplina confusa por parte dos pais.

“As fontes internas, referem-se à maneira como a criança lida e pensa com as situações diárias e à ideia que faz de si mesma.”

No contexto escolar o estresse infantil se destaca por a escola ser um ambiente onde a criança vai continuar seu processo de socialização, “mas de forma sistematizada, com mais regras e desafios”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com