TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiências educacionais inclusivas

Por:   •  5/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Experiências educacionais inclusivas no município de Passos/MG

Aconteceu no ano de 1991, que uma recém-formada professora, foi designada a assumir uma sala de aula com turmas multisseriadas em uma zona rural. Lá foi procurada por um pai de uma criança portadora de deficiência visual, a Pollyane. O pai relatou que a filha, mesmo com sua deficiência visual, havia frequentado, sem progressos, dois anos uma escola para deficientes mentais.

A professora conseguiu incluir Pollyane na escola, onde se surpreendeu com a inteligência da mesma. Mesmo com muitas dificuldades para chegar até a escola, caminhando doze quilômetros por dia, em sala de aula a menina recompensava todo o esforço, se destacando com enorme vontade de aprender, como se quisesse provar o seu valor.

Vendo todo aquele esforço e dedicação, a professora não pôde ficar sem fazer nada. Então ela levava os cadernos da moça pra casa e transcrevia, com letras bem grandes, todas as atividades que seriam dadas no dia seguinte, garantindo que pollyane acompanhasse os demais colegas de classe. Como Pollyane não enxergava quase nada, sua mãe costumava ler os livros didáticos e de literatura para ela, além de ajuda-la com as tarefas feitas em casa.

Pollyane seguiu firme no seu propósito e desencadeou uma nova visão de educação que proporcionou vários outras inclusões de outras crianças e jovens deficientes nas escolas de ensino regular de seu município.

Nota-se que o papel desempenhado pela professora foi muito além da sala de aula. Atuando como acompanhante (guia) e ainda adaptando materiais didáticos quando transcrevia as atividades em sua casa. Mas de nada valeria o esforço se sua aluna não demonstrasse grande interesse. Como uma das protagonistas, a professora logo começou a influenciar quem estava por perto, inclusive à mãe da aluna que logo deixou de ser apenas uma figurante.

Por mais brilhante que tenha sido o papel de todos esses, nenhum deles pode tirar o mérito da estudante que soube fazer valer a cada um deles. Portanto o mérito foi de todos.

Com base na educação básica entendemos que uma experiência exitosa ocorre quando o professor atinge ou ultrapassa as suas expectativas diante das limitações dos seus alunos, obtendo resultados positivos. Como na história da aluna Pollyane que por sua vez, conseguiu atingir seus ideais, adquirindo conhecimentos e com um bom resultado diante dos alunos que "não" possuíam necessidades especiais. Desse modo, analisando o desenvolvimento da professora, vemos que, com determinação e conhecimento, é sim possível obter resultados semelhantes em nosso país.

Diante esses métodos, a professora obteve bons resultados e sua atuação foi exitosa, garantindo o aprendizado não só da aluna portadora de necessidades especiais, mas sim de toda a turma sem prejuízos.

Se uma professora inexperiente de uma zona rural de difícil acesso pode ajudar a construir uma história como essa, porque não na nossa cidade local?

Temos transporte, temos uma quantidade muito superior de escolas e professores, temos mais atenção do governo, etc. O fato de termos todos esses recursos à disposição não garante sucesso algum. O que determinou o sucesso na experiência relatada foi o completo comprometimento da professora, aluna e família.

Por se tratar de uma aluna apenas com baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com