TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão a cerca do cotidiano escolar: Relacionando experiências educacionais inclusivas

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Norte Do Paraná

Ensino a distância- EAD

Disciplina: Educação e inclusão

Nome: Maria Géscica Cardoso

Data: 08/05/2014

sumário

INTRODUÇÃO  -------------------------------------------------------------------------------01

DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------------------------02

CONCLUSÃO ----------------------------------------------------------------------------------03

REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------04

Reflexão a cerca do cotidiano escolar:

Relacionando experiências educacionais inclusivas

INTRODUÇÃO:

Esse trabalho relata  a inclusão social como processo em andamento, onde é necessário  a formação de professores especializados, a participação efetiva dos governantes, professores, pais e alunos para a inovação e concretização de uma educação inclusiva para todos.

DESENVOLVIMENTO:

       Como nos ensina Montoan ( 2003), não se pode encaixar um projeto novo, como é o caso da educação inclusiva.”(...) Ainda rigora a idéia de escolas conservadoras e de qualidades são aquelas que enchem as cabeças dos alunos, com datas, fórmulas, conceitos fragmentados”(p.61/2).

        Pode-se entender que a escola inclusiva numa dinâmica promissora, busca a orientação curricular, propondo uma nova forma de abordar os conteúdos curriculares no cotidiano escolar. Os planejamentos podem acontecer por áreas, ciclos ou assuntos de interesses comuns. Desde que considerem os ritmos e estilos de aprendizagem de cada criança.

         Segundo a diretora da APAE de Araçuaí, Maria Eunice Ianure Jardim, é preciso dar  funcionabilidade  a vida das pessoas que tem algum tipo de deficiência através da utilização de recursos, equipamentos e materiais. Como exemplo: citou o talher, materiais escolares, adaptados, próteses e sistema de comunicação alternativa, dando autonomia e independência, dos alunos, ressaltou ainda as dificuldades encontradas de se trabalhar na rede municipal, falta  muito na área de estrutura física e corpo docente, e APAE nem sempre tem condições de atender as chamadas regionais.

         Falou também do acontecimento de inclusão, marcante para a região,que foi o Fórum de Tecnologia Assistiva  para os alunos especiais; Que foi um  grande avanço tendo a tecnologia como ferramental fundamental, para inclusão social de pessoas com deficiência.

        Que a intenção do trabalho foi dar a voz a pessoa com deficiência intelectual e suas experiências, inquietações,desejos e necessidades.

        Pode- se entender que a escola precisa acompanhar as mudanças do mundo moderno e se tornar realmente uma escola para todos. Resgatar o sentido de educação inclusiva como uma modabilidade de educação que possibilite o desenvolvimento de todos, respeitando suas limitações, são atitudes que deve assumir para se tornarem de fato inclusivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com