TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES QUE DESTACAM O FUTEBOL

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]

SANDRA REGINA BOAVENTURA FERREIRA (RA 1169655)

Educação Física Bacharelado

DESTAQUE DO FUTEBOL


Professor/Tutor a Distância: Vitor Silva Carvalho

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

PÓLO ARAÇATUBA
2015


 FATOTES QUE DESTACARAM O FUTEBOL.

Histórico: 

Desde os tempos da antiguidade, onde os povos eram “forçados” a prática de esporte para sua sobrevivência, como correr atrás da caça, já existia o descanso e laser. Com a evolução, surgiram diversos jogos com bola praticado por várias culturas antigas. Não era denominado futebol ainda, pois não existia a imposição de regras como nos dias atuais.

Segundo o livro “Bola no pé, escrito por Massarani, Luisa da Editora Cortez, Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora convivessem com muita violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que se organizavam formando duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido o uso de socos, rasteiras, pontapés e diversos golpes violentos. E há até relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida por consequência da permissão de  tais golpes. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time. Dianteiros, corredores, sacadores e guarda redes.”

 A prática com bola,  teve suas origens em diversos países, citando alguns, Egito, China, Japão, Grécia, Inglaterra, Europa e outros.

Após passar o dilúvio do racismo na seleção de jogadores, e deixar de ser praticado apenas pela população elitizada e diversos outros fatores, enfim o futebol foi concretizado, No Brasil se infiltrou pelas mãos de Charles Miller, em 1894 aproximadamente por falta de registros. 

Econômica:

 Nos dias atuais principalmente, falar de futebol envolve bilhões de telespectadores. É uma das modalidades esportiva que mais envolve lucros consideráveis para mídia, jogadores,  e demais envolvidos. A copa do mundo de futebol de 2014 realizado no Brasil, com sede principalmente na cidade do Rio de Janeiro, trouxe diversos benefícios como aumento no fluxo de turistas, setor hoteleiro, transporte, geração de empregos temporários, comunicação, comércio varejista dentre outros. Mas segundo Alexandrina Silva Pereira, Ana Karine da Silva Oliveira, Eva Carolina Carneiro, Felipe Rodrigues Maravalha, Paula Fernanda Amazonas Costa e Silvia Lopes, com texto escrito em: https://impactosdacopa2014.wordpress.com acesso 19/08/2014 às 16:51 “Não podemos nos esquecer que apesar dos aspectos positivos, a Copa também poderá deixar prejuízos futuros, como em relação aos estádios que poderão não ser utilizados no pós-evento e se tornarão “elefantes brancos”. Mas essa é uma questão que só poderá ser concluída a longo prazo”

Política:

No Brasil, o futebol tem recebido pelas autoridades públicas e política grande apoio. Tanto, que os governantes e assessores políticos, não mediram esforços e até mesmo almejaram sediar a copa do mundo realizada em 2014. O Brasil se prepara para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016, também no Rio de Janeiro. Esses eventos esportivos implicará uma mobilização de todo o governo federal, estadual e municipal, e também um investimento da iniciativa privada. Ainda existem no Brasil, políticos que tentam “escorar” e divulgar sua figura, e idéias usando o futebol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (817.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com