TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA OS JOGOS PRÉ-DESPORTIVO NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FISICA

OS JOGOS PRÉ-DESPORTIVO NA PRÁTICA DE ESPORTES COLETIVOS

Junior Schio1

Leonardo Fiori

Marisa Corrêa

Daniela Onisko2

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a importância dos jogos e brincadeiras na escola para alunos do ensino fundamental, vamos nos aprofundar no tema sobre o futebol que é responsável por desenvolver e estimular várias funções de desenvolvimento psicomotor da criança.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os jogos pré-desportivos na prática de esportes coletivos trazem inúmeros benefícios quando se trabalhados com o público alvo de crianças, sendo pautado que a ludicidade principalmente na infância cria um espaço confortável onde as crianças podem elencar significado, descontração e criar momentos únicos, pois tudo acaba acontecendo de forma leve e saudável, Barbosa, Bublitz, Gomes (2015 apud Kishimoto 2002, p. 150) nos diz que:

Crianças que brincam aprendem a decodificar o pensamento dos parceiros por meio da metacognição, o processo de substituição de significados, típico de processos simbólicos. É essa perspectiva que permite o desenvolvimento cognitivo. Uma educação que expõe o pré-escolar aos contos e brincadeiras carregadas de imagens sociais e culturais contribui para o desenvolvimento de representações de natureza icônica, necessárias ao aparecimento do simbolismo. Possibilitar que o ser humano desenvolva-se pelo movimento (enativo), pelo grafismo e imagens mentais (icônico) e atinja o lógico-cientifico (simbólico) significa respeitar suas formas de representação do mundo.

O brincar vai muito além do imaginário, trabalha âmbitos que apontados por diversos estudos nos trazem a pura consciência que vai muito além só de promover a criança um ato de descontração. O cognitivo é explorado, socialização entre um grupo e inserção em uma sociedade composta por diversas culturas além de o simbólico estar presente, respeitando assim a bagagem de cada indivíduo que é inserido e provocado para aquela ação.

Melo (2011 apud Almeida, 2000, p. 52) afirma que “[...] as brincadeiras, a prática esportiva, os jogos – sejam construtivos, descobertas, agrupamentos, comunicativos, musicais – bem como os brinquedos, aparecem sempre sob a forma de interação social, munidos de regras”.

Além de promover socialização, enaltecimento e impulso para outras conquistas os jogos compostos com regras podem gerar a descobertas de competências e talentos nas crianças que podem fazer toda diferença para o longo de sua vida gerando resultados até a vida adulta. Vale ressaltar que se os profissionais que atuam com aulas de jogos esportivos precisam ter a competência necessária para saber que o desenvolvimento infantil é mais eficaz se pautado na ludicidade.

Para Voser, Giusti (2015 apud Oliveira, 1998, p. 40), quando nascemos, parte de nosso cérebro ainda está em desenvolvimento, e ao passar do tempo terá seu aprimoramento. Toda etapa tem sua relevância, assim como o desenvolvimento infantil pode determinar como o movimento será realizado.

Quando falamos sobre desenvolvimento humano, principalmente o infantil podemos abrir um leque de possibilidades para exercer os fundamentos da educação física. Cada parte com sua importância, sendo o desenvolvimento infantil uma parte imprescindível, pois é o início de tudo que traz benefícios (se bem forte), para o restante da trajetória.

FIGURA 1 – FOTO DE JOGO PRÉ-DESPORTIVO “BOBINHO”

                                    [pic 1]

Fonte: Pesquisa de campo realizada em Escolinha de Futsal Mundi, localizada no Ginásio da escola EBM Diogo Alves Da Silva – Bairro Efapi – Chapecó – SC

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (255.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com