TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDOS EM LAZER E JOGOS

Centro Universitário Claretiano

Curso: Educação Física- Licenciatura

Nome da disciplina: Estudos em lazer e jogos

Nome professor (a):

CURITIBA

2013

Em primeiro lugar, acho que devemos fazer com que o aluno veja as diferenças entre jogos e brincadeiras da competição, algo muito comum em escolas, parques, e outros centros de lazer, é esse lado da competição, sou a favor da competição saudável, que consiste no jogo limpo e de equipe, onde todos ganham, acabando assim, deixa o individualismo de lado.

Uma forma é adaptar os jogos sempre para o lado coletivo, onde um precise do outro sempre, nos anos que estudei no ensino fundamental e médio, pouca coisa mudou, dependíamos muito dos professores, havia alguns que davam prioridade para apenas uma modalidade.

Os alunos veem as aulas de Educação Física, como uma aula para jogar bola, a parte teórica para eles não existe, nem mesmo debates e aulas por vídeos e palestras, interessam a eles.

As crianças de hoje parecem presas à tecnologia, onde foi parar o lazer ao ar livre, mesmo que fosse ao quintal de casa, o jogo de bola na rua, o pique esconde, entre outras tantas. Tudo bem esportes no vídeo game, por exemplo, principalmente pelo grande crescimento dos jogos de esporte, chamam muito atenção, antes as crianças queriam ser seus ídolos nas peladas de rua, hoje controlam “ele” por um controle! E isso reflete e muito na faixa etária deles.

Uma das soluções poderia começar em casa mesmo, os pais compram jogos eletrônicos, ao em vez de levar seu filho ou filha, para um parque andar de bicicleta, correr, nadar. Poucos alunos nas escolas conhecem a historia da Educação Física e sua evolução, nem mesmo o patamar que o Brasil atingiu nos últimos 15 anos.

Há poucos dias presenciei um treino de jovens para os jogos escolares, onde 7 dos 12 atletas/alunos, corriam mexendo no celular, onde será que estava a concentração deles? O histórico dos alunos que participaram de jogos anteriores é o seguinte: pouca concentração e muita descontração, ou seja, onde é para competir, brincam!

Uma maneira de aumentar o interesse dos alunos seria o da competição saudável, citado acima, não sabemos se esse modelo, com certa premiação aos alunos funcionaria, como por exemplo, uma olimpíada que durasse o ano todo, onde ao final da classe que somasse o maior numero de pontos venceria algo estudado pelas equipes pedagógicas de algumas escolas e colégios.

Através de uma pequena pesquisa que realizei, cheguei a determinada conclusão; antigamente, os alunos reclamavam das aulas exaustivas de ginástica e atletismo, hoje alunos reclamam de o professor demorar para fazer a chamada porque estão à espera de sair para “jogar bola”.

Presenciei a cerca de dois meses, a seguinte situação: uma aluna se recusou a participar de uma aula de fundamentos de handebol, o passe, condução e finalização, alegando que o professor não sabia, e que aquilo não servia para nada. Será que ela sabia jogar tanto assim? Descobrimos na aula seguinte, a resposta não precisamos comentar, na mesma turma havia uma garota, que já tinha jogado campeonatos da modalidade proposta, e mesmo assim, participou e mais, tirou duvidas, quanta diferença não é mesmo, ainda bem que temos uma minoria que se interessa nas aulas praticas e teóricas, vamos tentar fazer esse numero subir novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com