TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da educação

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LEILANE DA MATA OLIVEIRA FREIRE – 1170920

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

ATIVIDADE UINIDADE 2 E3

Trabalho apresentado ao Centro Universitário      Claretiano para a disciplina Fundamentos da Educação, ministrado pela professora Maria Cecília de Oliveira Adão.

(TAGUATINGA-DF)
2015

[pic 2]

 

Texto

O declínio da era medieval acontece por volta do século 15. Seus fundamentos foram abalados pela intensa crise na igreja católica promovida por seus absurdos. Os conflitos políticos, econômicos e as guerras contribuíram para o desaparecimento desse período. Entretanto, com os conflitos, surgiu a necessidade de traçar novos horizontes, pensamentos, ideias e anseios para alcançar novos desafios. Com isso, surgiu a era moderna marcada pelo movimento renascentista, sendo resultado de uma revolução marcada em vários âmbitos, tais como: econômico, político, social, ideológico, geográfico e, para o objeto do estudo, principalmente, pedagógico. Dessa forma, a razão é levada mais em consideração do que a fé. A pedagogia surge com a missão de estruturar o homem como ser pensante, capaz de mudar e romper com os paradigmas, diferentemente da visão medieval que se tinha.

Com o advento da modernidade, a pedagogia se torna importante no ramo científico de estudo, assim sendo, ela adquire um lugar importante na formação do cidadão pertencente a um estado que visa um indivíduo formal e normativo. Dessa forma, duas de suas principais características é a de controle e a do valor social, pois, para que o estado cresça e progrida, é necessário que a pessoa receba educação. A partir dessa visão, a pedagogia altera os promotores da educação, a saber, a família e a escola. Outra mudança que contribuiu para uma nova vertente foi o modelo racional galileano, que alterou a visão estética renascentista para o modelo científico impulsionado pela ciência. Todavia, a modernidade também apresenta um modelo que vem do início do renascimento, voltado para a formação intelectual crítica, um ser pensante e singular, autor de sua própria história. A oposição é gerada pela finalidade que cada um assume, enquanto a pedagogia clássica almeja e trabalha para um sujeito consciente e comprometido com suas particularidades e pensamentos que, muitas vezes, tem opinião e vontades a pedagogia moderna voltada para o estado é o oposto, a pessoa faz parte de um projeto político de desenvolvimento educacional e do país, sendo que todos recebem a mesma instrução com um objetivo pacífico e organizacional. Os dois modelos se contrapõem e se completam, embora a busca seja pelo conhecimento e desenvolvimento educacional, a pedagogia na modernidade está em conflito permanente, pois, não se chega a um modelo ideal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999. DESCARTES, R. Discurso do Método. Tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores). GILES, T. R. História da educação. São Paulo: E.P.U., 1987. KANT, I. Sobre a pedagogia. Piracicaba: Unimep, 1996. HEGEL, G. W. F. A fenomenologia do espírito. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Os Pensadores). LAGARDE, A.; MICHARD, L. XVI siècle. Paris: Imprimerie Chaix, 1957. MONTAIGNE, M. Du pédantisme. In: ______. Essais. Paris: Societé Les Belles Lettres, 1946. cap. 25. ROUSSEAU, J-J. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004. ______. Do contrato social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens; Discurso sobre ciências. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os pensadores).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com