TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e métodos da Ginástica

Por:   •  14/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Curso de Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Fundamentos e métodos da Ginástica

Profª.:  Maria Francisca Bordalo

Aluno (a): Valdeci Augusto Costa Vilhena

Turma: B

Tema: Histórico da Ginástica

Belém/PA

fevereiro/2015

Valdeci Augusto Costa Vilhena

Histórico da Ginástica Moderna

Trabalho de pesquisa, solicitado na disciplina de fund. e métodos da Ginástica, como forma de aprendizagem, sob orientação da profª Maria Francisca Bordalo.

Belém/PA

                                          fevereiro/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................

COMEÇO DA GINÁSTICA MODERNA.....

RETORNODOS JOGOS OLIMPICOS.......

PARTICIPÁÇÃO DAS MULHERES...........

O CONTEUDO DA GINÁSTICA.................

OS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA GINÁSTICA

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................

REFERENCIAS...........................................

INTRODUÇÃO

Com o passar de décadas, a educação física foi evoluindo, e assim como ela, o ser humano busca sempre seu melhor desempenho, evoluindo juntamente, entretanto nem sempre foi assim, com o passar dos anos, viu-se transformações que levaram a esse desenvolvimento do ser humano, em alguns casos influenciados pela busca do corpo perfeito, isso para obter maior êxito em confrontos com outros povos, como na Grécia antiga, com isso surgiu a ginástica, atividades que eram realizadas normalmente, entretanto, com maior uso de força e velocidade, para transformar os homens em guerreiros.

O texto a seguir irá relata um pouco o histórico da ginástica moderna e os benefícios da mesma para seus adeptos, desde o surgimento, e alguns dos principais praticantes que a fizerem se tornar um esporte olímpico, e como ficou tão conhecida no mundo, através de seus movimentos, sendo usada em disputas de força, velocidade, equilibrio desenvoltura, beleza e ritmo entre os países do planeta.

COMEÇO DA GINÁSTICA MODERNA

 Em 1.811, um maestro de escola de Berlim, Ludwing Jahn (1.778 - 1.852), fundou uma escola de ginástica ao ar livre, criando aparelhos para usar na escola. Grande parte do atual equipamento competitivo evoluiu a partir de seus desenhos. Devido a sua imensa contribuição ao desporto, Jahn é lembrado como Turnvater Jahn, “Pai da Ginástica”. Na mesma época, na Suíça, Pehr Henrik Ling (1.776 - 1.838) introduziu um tipo diferente de ginástica. Seu sistema, baseado no exercício coletivo, aspirava a desenvolver um ritmo perfeito do movimento. Os métodos de Ling foram adotados também para o treinamento militar. Os dois estilos , desenvolvimento muscular com o uso de aparelhos e movimento rítmico, competiram em popularidade. Nasceram Clubes de Ginástica Internacionais. Gradualmente estes clubes estabeleceram associações nacionais para controlar os treinamentos e as competições. Mais tarde, 1m 1.881, um Belga, Nicolas Cuperus, fundou a Federação Internacional de Ginástica (F.I.G.) que unia as diversas associações nacionais

RETORNO DOS JOGOS OLIMPICOS

Durante quase um século a F.I.G. vinha controlando a ginástica internacional. Na década de 1.921-30, a Federação uniu os sistemas de Jahn e de Ling, combinando assim a precisão do método alemão com a fluidez do estilo sueco. Na atualidade a F.I.G. com sede principal na Suíça, agrupa setenta e quatro organizações nacionais. Em 1.878, pouco antes da fundação da F.I.G., uns arqueólogos alemães escavaram os lugares onde se tinham celebrado os antigos Jogos Olímpicos, em Olímpia, Grécia. Este feito interessou a muitos pessoas e em 1.894, um humanista e pedagogo francês, o Barão Pierre de Coubertin, convocou representantes de 12 países para celebrar uma conferencia em Paris sobre o desporto amador. Esta reunião teve como conseqüência o ressurgimento dos Jogos após um lapso de 1.500 anos. Os primeiros Jogos Olímpicos Modernos foram celebrados em1.896, em Atenas, tiveram lugar num estádio de pistas de mármore, construído para a ocasião, ante uma multidão de 50.000 pessoas, os 311 competidores de um total de treze países era unicamente homens. Na competição de Ginástica, a equipe alemão ganhou quase todos os troféus.

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES

 Durante muitos anos, a idéia de que as mulheres podiam competir na Ginástica Olímpica resultou completamente inadmissível, inclusive era tabu que uma mulher exibisse algo que não fosse os braços. Porém finalmente, após uma longa espera, às ginastas foram autorizadas a participar nos Jogos. Sua primeira aparição foi em 1.928, nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, no qual a equipe Holandesa ganhou a medalha de ouro. Gradualmente, as equipes femininas foram participando de forma habitual nas competições ginasticas. A URSS participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1.952, em Helsink. Sua participação causou enorme impacto no mundo do desporte, especialmente na ginástica. Em particular, a atuação das ginastas soviéticas notável e marcou um ponto crucial na história da ginástica feminina. Durante quase uma década, a ginasta russa Larissa Latynina dominou os principais acontecimentos da especialidade. Ganhou mais medalhas que qualquer outra ginasta e obteve infinidade de títulos europeus, mundiais e olímpicos.

Antes de 1.972, a Ginástica era um desporto pouco “televisivo”, era considerado como algo próprio de minorias. Nos Jogos Olímpicos de 1.972, em Munique, se produziu uma explosão de interesse pela ginástica, graças a uma ginasta soviética OLGA KORBUT e a um diretor de televisão alemão. Este diretor, a quem haviam encarregado de gerar imagens a 25 países, tinha meia hora se cobrir e a utilizou dirigindo suas câmaras para a atuação das ginastas, naquele preciso momento, Olga fazia sua apresentação, assim de forma complemente inesperada, milhões de pessoas puderam ver de perto sua etérea figura. Enquanto transcorriam os minutos, foram testemunha de seu vibrante carisma e mais tarde, depois num dramático erro nas barras assimétricas, de seu emotivo desalento. O publico se encantou com aquela menina russa e da noite para o dia o nome Olga korbut foi familiar em todos os lugares. Ao final dos Jogos, se tinha escrito sobre Olga muito mais palavras que sobre a maioria dos atletas ao longo de toda sua vida. Um sem fim de jovens queriam ser como ela. Havia chegado a hora da Ginástica Feminina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (258.5 Kb)   docx (250.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com