TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos pedagógicos da educação

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Fundamentos da Educação

Tarefa: 4ª semana

Nome: Cristian Carmona Vasconcelos

RA: 1171997

Turma:

Parecer do Tutor:

Maria Cecília de Oliveira Adao

          A partir da Modernidade, a pedagogia ganha status de objeto de saber científico. A educação moderna ocupa cada vez mais o papel de primeira importância na sociedade, que é, por assim dizer, a formação do cidadão.

          Foucault sublinha, uma das características da visão moderna de educação é a do controle. Ela visa a formação de um indivíduo formal e normativo. Obviamente, tal educação é fortemente marcada pelo aspecto social, em detrimento do aspecto individual e subjetivo.

         Umas das mudanças que ocorreu na época foi à introdução do modelo racional galileano que substituiu a visão estética que predominava na época pela visão cientifica por causa do grande avanço das ciências na época.

        A igreja católica se revoltou com a divisão do mundo cristão operado por Lutero com sua proposta protestante, e por isso a igreja católica travou uma luta desesperada contra o estado moderno, contra a reforma e contra as instituições novas e essa reação ficou conhecida como movimento contra reforma.       

       O principal objetivo da escola na modernidade era a formação de um bom cidadão hábito para trabalhar e também a emancipação do sujeito pra que se torne ativo e critico a pedagogia moderna tenta formar cidadãos compatíveis com o projeto político do Estado; portanto, trata-se de uma educação conformista e padronizada em prol de uma convivência pacífica.  

               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (303.3 Kb)   docx (255.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com