TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

Ginástica

      Podemos tirar alguns conceitos do que é ginástica, no Aurélio da língua portuguesa a palavra vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar lhe agilidade”, para a encyclopedia Britannica, a ginástica é definida como um sistema de exercícios físicos praticados, quer promovem o desenvolvimento físico ou um esporte. Esses conceitos entre outros limitam a visão da ginástica, pois restringem a compreensão do imenso universo que a caracteriza, há uma grande abrangência na ginástica o que torna impossível estabelecer um conceito único para ela, pois é uma modalidade direcionada para diversos objetivos.  Existem cinco campos de atuação da ginástica, ginástica de condicionamento físico aquela que tem como objetivo ajudar na condição física do indivíduo normal ou atleta, a ginástica de competição que reúne modalidades competitivas, a ginástica de fisioterapia que previne e trata doenças, a ginástica de conscientização corporal também conhecida por técnicas alternativas ajudam na busca da solução de problemas físicos e posturais, e a ginástica de demonstração sua maior característica é a não-competividade sendo usada para a interação social dos participantes.

      Os movimentos ginásticos assim como o dos esportes evoluíram dos movimentos e habilidades naturais do ser humano, segundo Pérez Gallardo (1993:130), “são aquelas que se caracterizam por estar presentes em todos os seres humanos, independentes de seu lugar geográfico e nível sócio-cultural e que servem de base para aquisição de habilidades culturalmente determinadas...”  Esses movimentos sendo aprimorados em níveis de economia de energia, melhoria de resultados, prevenções a lesões, beleza do movimento entre outros são considerados exercícios.

      Os exercícios podem ser classificados conforme os elementos que os constituem, os elementos corporais são aqueles praticados com passos, corridas, saltos, giros e também trabalham equilíbrio entre outros; exercícios de condicionamento físico são utilizados para desenvolver força, resistência, flexibilidade, etc. tanto com aparelhos ou sem aparelhos e exercícios acrobáticos como rotação no solo ou em aparelhos, reversões no solo ou em aparelhos e suspensões em aparelhos pré-acrobáticos.  Os aparelhos podem ser tradicionais como bola, arco, fita, bastão etc. e podem ser adaptados como panos, pneus, caixas, etc. Uma das principais características da ginástica é a variedade de aparelhos que podem ser usados para sua pratica.

      A história da ginástica se confunde com a do homem, teve origem na pré-história, se afirmou na antiguidade estacionou da idade média se fundamentou na idade moderna e se sistematizou nos primórdios da idade contemporânea.

      Na época do homem pré histórico sua vida dependia muito da atividade física, pois precisava atacar e se defender para sua sobrevivência, o exercício físico então tinha um caráter utilitário e assim foi transmitido por gerações fazendo parte também de jogos, rituais religiosos e festividades.

      Os exercícios físicos na antiguidade principalmente no Oriente surgiram em formas de lutas, natação, remo, hipismo, na arte de atirar com arco, nas preparações para as guerras e como exercícios utilitários também.  Como podemos observar em vários museus em todo o mundo na Grécia nasceu um ideal de beleza e por isso a atividade física foi altamente valorizada como educação corporal em Atenas, e em Esparta muito utilizada como preparação para guerras.  A Grécia foi o berço dos jogos olímpicos o que demonstra a importância da atividade física desde essa época.  Na Roma e na idade média o principal objetivo era a preparação militar dos soldados.

      Segundo Langlade e Langlade (1970), até 1800 essas eram as formas comuns de exercício físico, a origem da atual ginástica data do início do século XIX, quando surgiram quatro grandes escolas, a escola inglesa, a escola alemã, a escola sueca e a escola francesa, a primeira mais relacionada a jogos e as demais pela ginastica, foram elas as responsáveis pelos principais métodos e dos três grandes movimentos ginásticos na Europa que são o movimento do oeste na França, o movimento do centro na Alemanha, Áustria e Suíça, e o movimento do norte englobando os países da Escandinávia. Este período foi até 1939, após foi realizado a primeira Lingiada em Estocolmo e até hoje denominado como Influências recíprocas e universalização dos conceitos ginásticos, segundo Langlade e Langlade (1970).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com